6 de fev. de 2014

Sem Laprovittola, Flamengo bate Liga Sorocabana com show de Marcelinho

A Liga Sorocabana bem que tentou repetir o fato de vencer um candidato ao título, como já havia feito diante do Limeira na rodada anterior, mas a melhor técnica do Flamengo, mesmo sem seu armador principal, Nicolás Laprovittola, com um incômodo no tornozelo, e a grande atuação de Marcelinho, com 29 pontos, foram preponderantes para que os cariocas saíssem com mais uma vitória no NBB, desta vez pelo placar de 98 a 79 (48 a 39). Com uma começo ruim, o time do técnico José Neto viu o adversário abrir 19 a 9, mas, aos poucos, foi tirando a desvantagem, mostrando o porquê é o líder da competição, com apenas quatro derrotas e 23 partidas, e a segunda melhor campanha fora de seus domínios, agora, com nove resultados positivos contra dois negativos.
Assim como em outros duelos, Marcelinho foi o cestinha com seus 29 pontos, jogando por quase 35 minutos. Só no segundo quarto, quando o Flamengo virou o placar, o ala marcou 11. Marquinhos e Olivinha, com 18 pontos cada, também tiveram papel fundamental. A pontuação do ala foi a sua melhor desde a recuperação do edema ósseo na tíbia. Pelo lado da Liga Sorocabana, Thiaguinho, com 16 pontos foi o jogador mais eficiente.
Já neste sábado, pela 24ª rodada, as equipes voltam à quadra. A Liga Sorocabana recebe o outro carioca, Macaé, às 19h30m, no mesmo ginásio Gualberto Moreira. O Flamengo permanece no estado de São Paulo, mas viaja até a capital, onde vai encarar o Paulistano, às 18h, no ginásio Antonio Prado Jr. Esta será a última partida da maratona rubro-negra antes da estreia na Liga das Américas.
Basquete NBB - Liga Sorocabana x Flamengo - Marcelinho (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)Gegê e Marcelinho brigam pela bola com o americano Cox. O camisa 4 anotou 29 pontos na vitória do Flamengo por 98 a 79 sobre a Liga Sorocabana (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)

01
O JOGO
Sem Nico Laprovittola no quinteto titular e com Marquinhos em seu lugar, o Flamengo começou perdido e viu a Liga Sorocabana abrir 9 a 0 e depois 19 a 9. Aos poucos, os cariocas foram entrando no jogo, principalmente por causa das bolas de três de Marcelinho e Olivinha, cada um com duas. Dos 20 pontos do time no primeiro quarto, dezoito saíram das mãos da dupla. Meyinsse, em uma cravada, completou o marcador. Pelo lado sorocabano, Luiz Felipe e Guilherme caprichavam nos tiros de quadra, acertando todos os seis pontos tentados por cada. No fim, vantagem paulista por uma bola (22 a 20).
Mais atento, o Flamengo voltou aproveitando os minutos inicias do segundo período para fazer uma corrida de 10 a 0. O empate veio logo no primeiro arremesso pelas mãos de Tony Washam, e a virada pelas de Marcelinho, após assistência de Olivinha. O americano e o camisa 4 da Gávea foram os destaques da parcial, especialmente o ala que anotou 11 pontos. A vantagem dos visitantes só não foi maior porque Thiaguinho acertou os seus três tiros de dois pontos, deixando a diferença no intervalo em nove pontos (48 a 39).
A conversa no vestiário parece não ter feito bem a nenhum dos times, que ficaram sem converter qualquer bola no primeiro minuto. Thiaguinho, de três, abriu os trabalhos e colocou os paulistas seis pontos atrás. Em seguida, Gegê fez dois para o Flamengo, e Marquinhos mais quatro pontos seguidos, elevando a vantagem (58 a 45). O apagão do começo do quarto voltou, e os times ficaram mais dois minutos sem pontuar. Quando voltaram à normalidade, coube ao experiente camisa 11 rubro-negro mostrar que está totalmente recuperado ao anotar outros sete pontos, o que ajudou o Rubro-Negro a abrir 11 pontos de frente (69 a 58).
Sem se entregar, a Liga Sorocabana retornou para os últimos dez minutos disposta a diminuir o prejuízo. Porém, o experiente time rubro-negro soube controlar o marcador e jamais deixou a diferença ser inferior a nove pontos. Passada a metade do quarto, o nervosismo bateu sobre os mandantes que começaram a errar muitos ataques e a fazer faltas. O bom aproveitamento nos lances livres de Marquinhos e Tony Washam fez a diferença subir para 16 pontos e a esperança sorocabana ruir. O destaque da partida, Marcelinho, ainda teve tempo para assinalar mais dez, chegando aos 29 pontos, e garantindo a décima nona vitória dos cariocas no NBB.

Nenhum comentário: