4 de fev. de 2014

Santa Fé vence o Morelia em casa e garante vaga no grupo do Galo: 1 a 0

Semifinalista da última Taça Libertadores, o Santa Fé, da Colômbia, estará em mais uma edição do torneio. Com uma vitória por 1 a 0 sobre o Monarcas Morelia, do México, na madrugada desta quarta-feira, em Bogotá, os colombianos garantiram vaga no grupo 4, que conta com o atual campeão Atlético-MG, Nacional-PAR e Zamora-VEN. De la Cuesta fez o gol decisivo para o Santa Fé, que havia perdido o primeiro jogo por 2 a 1.
A estreia do Santa Fé na fase de grupos ocorre no dia 11 de fevereiro, em Bogotá, contra o Nacional. O primeiro duelo contra o Atlético-MG será realizado na segunda rodada, duas semanas depois.
José Julián de la Cuesta gol Santa Fé Libertadores (Foto: EFE)De la Cuesta vibra com gol decisivo (Foto: EFE)

O jogo:
Ciente da necessidade da vitória, a torcida do Santa Fé tentou impulsionar o time, que buscou retribuir em campo, embora tivesse dificuldade por conta da afobação em alguns momentos. Um exemplo foi a primeira chance do jogo, aos 10, quando Medina recebeu bom passe de Pérez na área, mas se enrolou no domínio e teve chute travado pelo goleiro Rodríguez.
O Morelia não se encolheu, apesar da vantagem do empate, e fez com que o jogo ficasse equilibrado e até mesmo pegado no meio de campo, com algumas faltas em sequência. Em contrapartida, Rodríguez levou o cartão amarelo por retardar o reinício de jogo em cobrança de tiro de meta. 
E a postura dos mexicanos se tornou mais ofensiva na reta final do primeiro tempo, quando tiveram boas chances em sequência, parando em boas defesa de Vargas. A resposta colombiana veio depois, quando Copete perdeu a melhor chance do primeiro tempo ao cabecear para fora após cobrança de falta de Pérez.
Santa Fé x Morelia pela Libertadores (Foto: AFP)Equilíbrio no primeiro tempo do duelo em Bogotá (Foto: AFP)

A etapa final começou ainda mais movimentada, com uma chance de gol perdida pelo Santa Fé ainda aos três minutos. Pouco depois, Ramírez foi expulso por tentar atingir Pérez e deu maior ânimo aos colombianos, que não demoraram a abrir o placar. Aos 12, Pérez cobrou escanteio pela esquerda, e De la Cuesta chegou para cabecear firme: 1 a 0.
Pouco depois, o árbitro Raúl Orosco tratou de equilibrar as coisas para o Morelia mostrando o cartão vermelho para Seijas depois de uma tentativa errada de desarme em Riascos. Com 10 homens para cada lado, os mexicanos foram para cima e deram espaço para ótimas chances do Santa Fé, que quase marcou aos 27, em chute de Medina salvo por Rodríguez, e aos 29, em finalização de Pérez que atingiu a trave.
Nos minutos finais, o Morelia foi para o desespero e teve suas chances de marcar com Morales. Na primeira, aos 40, cobrou falta para ótima defesa de Vargas. Três minutos depois, recebeu na área sozinho, mas errou o domínio, perdendo a oportunidade de empatar o jogo e garantir que os mexicanos avançassem à fase de grupos

Nenhum comentário: