13 de fev. de 2014

Racismo contra Tinga, do Cruzeiro, faz presidente Dilma criar campanha no Twitter

Tinga foi alvo de racismo em jogo do Cruzeiro na Libertadores
Tinga foi alvo de racismo em jogo do Cruzeiro na Libertadores Foto: Denilton Dias / VipComm
Extra
Tamanho do texto A A A
O episódio de racismo sofrido pelo volante Tinga, do Cruzeiro, na partida contra o Real Garcilaso-PER pela Copa Libertadores, indignou atletas e até a presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Na manhã desta quinta-feira, ela usou o Twitter para lamentar o episódio e criar uma campanha de apoio total ao jogador: "FechadoComOTinga".
O fato lamentável aconteceu na noite de quinta-feira, em Huancayo, no Peru. A presidente aproveitou para comentar que já conversou com a Fifa e a ONU para a Copa do Mundo de 2014 ser o Mundial contra o racismo.
“Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem, no Peru. Ao sair do jogo, Tinga disse q trocaria seus títulos por um mundo c/ igualdade entre as raças. Por isso, hoje o Brasil inteiro está #FechadoComOTinga. Acertei com a ONU e a FIFA, que a nossa #CopaDasCopas também será a #CopaContraORacismo. Porque o esporte não deve ser jamais palco para o preconceito”, escreveu na rede social.
Presidente Dilma criticou racismo contra Tinga pelo Twitter
Presidente Dilma criticou racismo contra Tinga pelo Twitter Foto: Reprodução / Twitter
Toda vez que o jogador gaúcho tocava na bola, durante a partida desta quinta, era hostilizado pela torcida adversária. Ao final da partida, o jogador não escondeu a insatisfação e disse que trocaria todos os seus títulos para não ter preconceito.
– No começo achava que era uma simples vaia, até por a gente ser um pouco conhecido aqui e ter jogado algumas Libertadores. Depois que eu vi que era um insulto racista, fiquei um pouco chateado, mas eu permaneci focado na partida, queria ganhar. Confesso que fiquei surpreso, já é minha oitava Libertadores, nunca tinha acontecido isso. Fico bem chateado – disse o jogador, que pediu o fim do preconceito. – Eu trocaria todos os meu títulos pelo fim do preconceito. Trocaria por um mundo com igualdade entre todas as raças e classes.
Alex publicou uma foto de Tinga e pediu que a Conmebol tome medidas após racismo
Alex publicou uma foto de Tinga e pediu que a Conmebol tome medidas após racismo Foto: Reprodução / Instagram
Tinga recebeu apoio de muitos ex-companheiros e até jogadores com quem não atuou, mas que prestaram suas solidariedades. O meia Alex, do Coritiba, um dos líderes do "Bom Senso FC" deixou uma mensagem ao volante.
"Estou nessa com vc Tinga!! O que eu vi hoje foi um dos maiores absurdos que já vi em um campo de futebol. As pessoas responsáveis pela Conmebol devem tomar uma atitude o mais rápido possível", disse no Instagram.
Marquinhos e Tinga
Marquinhos e Tinga Foto: Reprodução / Instagram
"Você não precisa trocar seus Títulos pela igualdade racial #Papai simplesmente somos Maiores que isso...somos e seremos tanto na #Cor como na #Atitude de cultivar as nossas #Raízes... Não trocaria nada pela minha #Cor nem mesmo pelo meu carácter muito menos pelo fato de abrir os olhos e ver que sou um Negro e ter orgulho disso !!! #Raçanegra #Pelenegra #Culturanegra #Raizésnegras #BlackBoys #SomosGrandes", escreveu Marquinhos, do Internacional


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/taca-libertadores/racismo-contra-tinga-do-cruzeiro-faz-presidente-dilma-criar-campanha-no-twitter-11590418.html#ixzz2tGdY4N00

Nenhum comentário: