6 de fev. de 2014

Petkovic completa um mês no Atlético-PR: ‘Estrutura é bem melhor do que a do Flamengo’

Petkovic não fala sobre o amigo Adriano, que, treinando no time principal do Furacão, já voltou a aprontar
Petkovic não fala sobre o amigo Adriano, que, treinando no time principal do Furacão, já voltou a aprontar Foto: Bruno Baggio / Divulgação
Marluci Martins
Tamanho do texto A A A
Esse ano tem tudo para não ser igual àquele que passou. Entre a escrivaninha e o gramado, o sérvio Dejan Petkovic cravou no currículo as duas opções. Tornou-se, no fim de dezembro, manager da base do Atlético-PR, acumulando também a função de técnico do time sub-23, que disputa o Estadual do Paraná à sombra da equipe principal, com as baterias voltadas para a Pré-Libertadores. Enquanto os titulares estreiam na competição na quarta-feira, contra o Sporting Cristal, em Lima, o ex-jogador, ídolo do Flamengo, mira o sucesso. Dois anos e meio após ter pendurado as chuteiras, o sérvio parece ter, enfim, se encontrado. Ainda que a falta de tempo coloque em risco o quarto desfile de sua vida na amada Portela, Pet está feliz. Foi o que garantiu, por telefone, na entrevista interrompida por uma razão tão plausível quando urgente: uma reunião de trabalho.
- Estão me chamando - encerrou o ex-jogador, que completa um mês no Atlético-PR, nesta segunda-feira.
Está feliz com esse novo desafio na carreira?
Está tudo ótimo. Estou muito empolgado. O Atlético-PR é um clube muito bom para se trabalhar. Acho que a estrutura é a melhor do Brasil. O centro de treinamento é muito grande, o gramado é limpo, tudo funciona muito bem... Parece um hospital.
Acredita que a Arena da Baixada ficará pronta para a Copa do Mundo?
Não estive lá recentemente. Não posso falar sobre esse assunto.
Está se sentindo mais à vontade em qual das duas funções que vem desempenhando: como dirigente ou treinador?
Essa concepção (de acumular as funções) é inglesa. Gosto das duas. Meu trabalho é preparar a garotada para o profissional, fazer a transição.
A nova geração do Atlético-PR é boa?
É, mas preciso dar experiência a eles. Dos 30 jogadores que temos, 90% não disputaram nem dez jogos em 2013. Uns três ou quatro já jogaram uns 20 jogos. Mas tem jogador que não jogou nenhum.
Apesar de o foco do clube ser a Libertadores, o Atlético tem esperança de ser campeão paranaense com um elenco que não é o principal?
É lógico que não é uma obrigação. Tivemos apenas três semanas de trabalho para uma competição de apenas três meses de duração. Mas o Atlético sempre almeja esse título, independentemente de disputar a competição com garotos ou profissionais. Não há como eu negar isso.
Com um empate e uma derrota nas duas primeiras rodadas, o time não teve um bom início no Campeonato Paranaense, assim como o Coritiba, seu maior rival...
Os primeiros jogos são críticos. Depois, vamos melhorar.
Você fez sucesso no Vitória, no Flamengo e, agora, está no Atlético-PR...
É o meu terceiro rubro-negro (risos).
É uma coincidência boa?
Espero que sim (risos). Espero que seja uma coincidência que me traga a sorte que os outros dois clubes rubro-negros me deram.
Você foi sondado pelo Flamengo?
Fui sondado, mas isso não deu em nada.
A ideia era levá-lo para o cargo do diretor executivo Paulo Pelaipe?
Exatamente. A ideia sempre foi essa.
Quando você foi sondado?
Duas vezes. A primeira, no fim de 2012, quando tive duas reuniões com o (vice de futebol) Wallim Vasconcellos e o (vice de marketing) BAP (Luiz Eduardo Baptista). Ficou tudo mais ou menos apalavrado. Se a chapa Azul ganhasse a eleição, eu seria contratado. Mas eles ganharam e, aí, veio o Pelaipe. A segunda, recentemente, no ano passado, quando o Flamengo andou em crise. Houve algumas conversas, mas àquela altura eu já sabia que a sondagem não era séria.
Ficou magoado?
Não, de jeito nenhum. A vida é assim mesmo. Você é contratado, não é.... Esperei dois anos depois que parei de jogar. Logo no primeiro, negociei com o Fluminense, que acabou levando o Rodrigo Caetano, excelente profissional. Depois, conversei com o Vitória e o Flamengo. Agora, não quis esperar mais. Deu certo na primeira conversa. Pensei bem e acho que assumi um cargo importante para mim. Estou feliz.
Mas a estrutura no Atlético é melhor do que a do Flamengo, certo?
Melhor, não. É muito melhor. Ainda que o Flamengo já tenha o seu centro de treinamento... O Flamengo tem o Ninho do Urubu. Aos poucos, a coisa está indo... Mas aqui a estrutura é melhor e bem mais organizada, principalmente o departamento de futebol.
O Flamengo está pagando a dívida que tem com você?
Não interessa. São águas passadas.
São águas passadas também a promessa da antiga diretoria, não cumprida, de te dar o título de embaixador do Flamengo, e, ainda, o jogo de despedida contra o Estrela Vermelha, de Belgrado, que jamais aconteceu?
Ah, nunca ganhei o título de embaixador. Aquilo foi só da boca pra fora. Não houve um documento, um papel, nada. Agora, para o jogo de despedida realmente houve um contrato assinado que não foi cumprido. Deixa. Eu estou no campo, da linha para fora.
O que está achando dessa polêmica envolvendo o Brasileirão do ano passado, que ainda não terminou?
Como não terminou? Terminou, sim.
Quem vai cair?
Vai valer a decisão do STJD, de que se cumpra o regulamento. Acredito mais nessa decisão do que nos que buscam a Justiça civil. Infelizmente, havia uma regra a ser cumprida.
Você voltou a conviver com o Adriano, ao lado de quem foi campeão brasileiro em 2009...
Não tem pergunta sobre ele.
Ele esteve ausente dos treinos com o time principal, na semana que passou.Você dá conselhos a ele?
Não, eu não posso responder nada sobre ele. Desculpe...
O colunista Ancelmo Gois, do Globo, divulgou que o tenista sérvio Novak Djokovic não ganhou até hoje o cachê que lhe foi prometido por sua vinda ao Brasil, no fim de 2012. Ele foi trazido por sua empresa. O que aconteceu?
Isso é verdade. Fiquei escondendo tudo isso. Mas, infelizmente, é verdade. Ficaram na promessa, promessa e, até hoje, nada... Só pagaram ao Djokovic mais ou menos 40% do acertado. E deveriam ter dado o restante na semana seguinte. Não pagaram.
Quem deveria ter feito o pagamento?
A Secretaria de Esporte do Estado


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/petkovic-completa-um-mes-no-atletico-pr-estrutura-bem-melhor-do-que-do-flamengo-11399413.html#ixzz2sbe76HLP

Nenhum comentário: