14 de fev. de 2014

Nadal treina 2h30m sob forte calor carioca e ganha camisa do Flamengo

Após anunciar na coletiva de imprensa desta sexta-feira que pretende ir ao Maracanã para assistir ao clássico entre Vasco e Flamengo, no próximo domingo, pelo Campeonato Carioca, não demorou para Rafael Nadal ganhar uma camisa de um dos times. E o Rubro-Negro foi mais rápido. Durante o primeiro treino do espanhol em solo carioca para o Rio Open, no Jockey Club Brasileiro, o uniforme vermelho e preto já estava em suas mãos. Foi um presente de um dos patrocinadores do clube da Gávea, que também apoia o torneio. O tenista abriu a camisa, olhou e depois a guardou junto com uma bolsa de raquetes antes de começar a treinar.  
Rafael Nadal camisa Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Rafael Nadal ganha uma camisa do Flamengo de presente (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)


Rafael Nadal chegou ao Rio de Janeiro partindo para trabalhar forte visando à estreia no Rio Open. Depois de dar uma coletiva de imprensa no início da tarde desta sexta-feira, o número 1 do mundo encarou o forte sol carioca e treinou na quadra central por 2h30m. Em tom de brincadeira, o espanhol chegou a dizer que o clima estava mais quente que em Melbourne, onde as temperaturas chegaram a 43ºC durante o Aberto da Austrália, em janeiro.
– Sim, sim. Muito calor, e aqui (no Rio) é mais úmido – disse Nadal, depois de um treino em que não demonstrou sentir dores nas costas, como as que o haviam prejudicado no vice-campeonato em Melbourne.
Rafael Nadal camisa Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Rafael Nadal deixa a quadra com a camisa do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Enquanto praticava com o compatriota Pere Riba, Nadal demonstrou mesmo sofrer com o calor do Rio. Ele aproveitava uma sombra no fundo e na lateral da quadra sempre que podia, além de se hidratar a cada intervalo que fazia. Usou duas camisas durante o bate-bola com o 121º do ranking e até encontrou dificuldade para tirar a primeira delas, por causa do volume de suor na roupa. Nem quando foi apressado pelo empresário Carlos Costa, Nadal tirou o pé da quadra. Só quando a sombra tomou toda a quadra central é que o número 1 do mundo encerrou as atividades e em seguida deu autógrafos e tirou fotos com os fãs.
No Rio Open, evento de nível ATP 500 no masculino, Nadal é um dos cinco tenistas do Top 20 da ATP que estarão em ação. Além do número 1 do mundo, estarão presentes os espanhóis David Ferrer (5), Tommy Robredo (17) e Nicolás Almagro (18) e o italiano Fabio Fognini (14).
O Brasil estará representado por 19 tenistas. No evento masculino, três estão garantidos na chave principal: João Souza, Thomaz Bellucci e Guilherme Clezar, que recebeu convite nesta sexta-feira. Rogério Dutra Silva, Marcelo Zormann, André Ghem, Wilson Leite, Ricardo Hocevar e José Pereira (estes quatro últimos também ganharam convite nesta sexta) disputarão o qualifying, que começa neste sábado. Bruno Soares, Marcelo Melo e André Sá ainda defendem o país nas duplas. No evento feminino, de nível internacional, o país contará com Teliana Pereira, Beatriz Haddad e Paula Gonçalves. Além de Gabriela Cé, Ana Clara Duarte, Ingrid Gamarra Martins e Luisa Stefani, que foram convidadas para jogar o qualifying já neste sábado.

O sorteio das chaves principais do Rio Open está marcado para o fim da tarde deste sábado, em um shopping da Zona Sul do Rio de Janeiro.  Os jogos da fase classificatória acontecem nos dias 15 e 16, a partir das 10h, com entrada gratuita para o público.
Principais jogos do qualifying neste sábado:
Quadra central
10h - Alexandra Panova (RUS) x Ana Clara Duarte (BRA)
11h30 - Wilson Leite (BRA) x Diego Sebastian Schwartzman (ARG)
Em seguida - Rogério Dutra Silva (BRA) x Facundo Arguello (ARG)
Em seguida - Martin Klizan (EVQ) x Ricardo Hocevar
Quadra 1
2º jogo da quadra 1 - Alison Van Uytvanck (BEL) x Ingrid Gamarra Martins (BRA)
Em seguida - Gabriela Cé (BRA) x Paula Kania (POL)
Em seguida - Julia Glushko (ISR) x Luisa Stefani (BRA)
Quadra 2
11h30 - Dusan Lajovic (SER) x André Ghem
Quadra 3
11h30 - Aljaz Bedene (ESL) x José Pereira (BRA)
Em seguida - Stephane Robert (FRA) x Marcelo Zormann (BRA)
Informações para os torcedores que vão prestigiar o Rio Open:
Abertura dos portões: 9h;
Local de entrada: Rua Mario Ribeiro, 410, Leblon
O que pode: frutas e sanduíches em sacos transparentes, capa de chuva e guarda-chuva
O que não pode: garrafas de vidro e embalagens de bebidas alcoólicas
Meia-entrada: estudantes devem apresentar carteirinha da instituição; idosos (acima de 64 anos) e menores de 21 anos devem levar identidade; professores das redes pública e municipal de ensino do Rio de Janeiro devem mostrar a carteira funcional expedida pela Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário: