3 de fev. de 2014

Fotos mostram tensão no vestiário do Timão antes de jogo; veja bastidores

Os jogadores do Corinthians não queriam jogar a partida contra a Ponte Preta, neste domingo, em Campinas. O clima entre eles era de tensão no vestiário do estádio Moisés Lucarelli, tudo por conta da pressão da torcida - na véspera, mais de 100 torcedores organizados invadiram o CT do Timão, agrediram funcionários, furtaram celulares e depredaram o local para cobrar "empenho" dos jogadores. 
Nervoso, o time corintiano perdeu para a Macaca por 2 a 1 - foi a terceira derrota seguida da equipe comandada por Mano Menezes.
Vestiário do Corinthians - Guerrero Emerson Sheik (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Guerrero e Emerson Sheik, tensos, no vestiário do Moisés Lucarelli (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

O atacante Paolo Guerrero era um dos mais tensos. Ele foi "esganado" por um torcedor, segundo relato do presidente do Corinthians, Mário Gobbi, e chegou a afirmar que não jogaria. Acabou convencido pela diretoria a entrar em campo. Em nota oficial, os dirigentes lembraram que o time não poderia deixar de jogar por conta de compromissos com patrocinadores.
Emerson Sheik, um dos mais questionados pela torcida, também se mostrava apático no vestiário antes do jogo - justo ele, um dos mais brincalhões do elenco.
Nesta segunda-feira, o presidente Mário Gobbi concedeu entrevista coletiva e disse que o clube não tem relação com as torcidas organizadas.
OS BASTIDORES DA INVASÃO
Durante a invasão dos torcedores no sábado, os jogadores se abrigaram no vestiário do CT. Eles derrubaram armários para bloquear as portas e evitar a entrada dos torcedores, que invadiram o local de treinamento às 9h20, dez minutos antes do horário previsto para o treino. A sensação geral entre jogadores e membros da comissão técnica é de que se a invasão tivesse ocorrido minutos depois, uma tragédia teria acontecido.
Paulo André, Danilo e Renato Augusto, três dos poucos que já haviam saído do vestiário, se abrigaram num cubículo que serve como "casa da piscina" e ficaram lá por três horas.
Vestiário do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Ambiente pesado no vestiário do Timão antes do jogo com a Ponte (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
O peruano Guerrero, preocupado com seus pertences que estavam no hotel do CT, saiu em meio aos torcedores, imaginando que, por ser considerado um "ídolo" (fez o gol do título mundial em 2012 sobre o Chelsea), não seria importunado. Acabou levando uma "gravata".
Uma faxineira também foi agredida no pescoço. Um roupeiro, de 68 anos, foi atirado no chão. Três celulares foram furtados. Segundo o relato do médico Joaquim Grava, que também se machucou durante a invasão (caiu e machucou o braço), os invasores estavam "alucinados" e alguns chegaram a vomitar.
De acordo com o relato de jogadores e membros da comissão técnica, os torcedores haviam passado a noite na quadra da escola de samba de uma das organizadas do Timão.
Durante a invasão, eles buscavam Alexandre Pato e Emerson. Como não encontraram nenhum - e a Polícia Militar logo chegou -, passaram a vagar pelo CT. Chegaram, inclusive, a se divertir na piscina e a tomar o chope - velho - que estava numa das chopeiras do local desde a festa de fim de ano do clube, ocorrida em dezembro 
Os torcedores só deixaram o CT depois de uma rápida conversa com o técnico Mano Menezes.
Vestiário do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Tenso, Corinthians acabou derrotado pela Ponte em Campinas (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)


TIMÃO COLABORA COM INVESTIGAÇÃO
A diretoria do Corinthians está reunindo imagens da invasão de cerca de 100 torcedores, na manhã do último sábado no CT Joaquim Grava, para enviar à Polícia Civil e ao Ministério Público na tentativa de identificar as pessoas. O presidente Mário Gobbi concederá uma entrevista coletiva ainda na tarde desta segunda-feira para explicar a posição do clube diante da manifestação.
A Polícia Militar foi acionada logo depois da invasão e tentou conter os ânimos, porém não prendeu ninguém. No meio da confusão, um dos torcedores foi identificado como sendo um dos 12 presos em Oruro no ano passado, por conta da morte de um torcedor boliviano num jogo do Timão pela Libertadores da América. Segundo informação do jornal O Estado de S. Paulo, ele seria Tiago Aurélio dos Santos Ferreira
No domingo, o Corinthians soltou um comunicado oficial em seu site explicando que quer identificar os responsáveis pelo ato, considerado “uma selvageria”. A diretoria também pede aos veículos de comunicação que gravaram imagens da invasão, que disponibilizem ao clube
- O clube deixa claro que todas as imagens gravadas pelo circuito interno sobre o ocorrido serão entregues à Polícia Civil e ao Ministério Público para a identificação e punição dos culpados. Por fim, o clube pede publicamente para que os meios de comunicação enviem também as imagens da invasão ao clube e às autoridades responsáveis para facilitar ainda mais a identificação dos vândalos - diz a nota do Corinthians.
Mosaico torcida Corinthians protesto invasão CT (Foto: Editoria de Arte)Torcedores do Corinthians invadiram o CT na manhã de sábado (Fotos de Rodrigo Faber e Agência Estado)

Nenhum comentário: