5 de fev. de 2014

Erro de árbitro e gol contra bizarro dão vitória ao Barça contra Real Sociedad

O Barcelona não chegou a estar irreconhecível nesta quarta-feira, mas uma apresentação novamente abaixo do que pode produzir não foi o suficiente para definir o seu destino na Copa do Rei. Pior ainda constatar que a vitória por 2 a 0 sobre o Real Socidade, no Camp Nou, só nasceu graças a dois erros capitais - um do árbitro José González e o outro da defesa rival, protagonista de um dos gols contra mais bizarros dos últimos tempos.

As 38.505 pessoas que compareceram ao estádio viram Neymar apenas nas tribunas. O brasileiro, avançando com a sua recuperação de uma lesão no tornozelo, poderá voltar a atuar em dez dias. Na torcida, o camisa 11 viu uma equipe mais previsível vencer e dar um passo importante à decisão do torneio - mas não definitivo como se esperava, especialmente quando Iñigo Martínez foi expulso no fim do primeiro tempo.

O zagueiro do Real Sociedad se revoltou com a não marcação de um pênalti e soltou cobras e lagartos no minuto seguinte, quando Sergio Busquets abriu o placar. Na etapa final, Messi, Sánchez, Pedro e companhia não conseguiram criar tanto para ampliar a vantagem, mas ganharam uma ajudinha de Elustondo e do goleiro Zubikarai, que acabou marcando contra.
Se mantiver o favoritismo na próxima quarta-feira, o Barcelona muito provavelmente fará a final da Copa do Rei com o arquirrival Real Madrid. Os merengues conquistaram vantagem ainda maior diante do Atlético de Madrid ao vencerem por 3 a 0, também nesta quarta, no Santiago Bernabéu. A decisão está marcada para o dia 19 de abril, ainda sem estádio definido. 
Sergio Busquets comemoração Barcelona contra Real Sociedad (Foto: Reuters)Sergio Busquets fez o primeiro gol do Barcelona nesta quarta-feira (Foto: Reuters)

UM LANCE QUE TUDO MUDA

O futebol costuma ser traiçoeiro. Mais ainda quando há influências externas, como da arbitragem. José González, por exemplo, não enxergou pênalti de Mascherano em Carlos Vela aos 42 minutos do primeiro tempo. Barcelona e Real Sociedad empatam por 0 a 0, mas no minuto seguinte Sergio Busquets abriria o placar para os donos da casa. Revoltado, Iñigo Martínez acabou expulso de tanto reclamar.

Ali o confronto praticamente foi definido. Se com 11 o Real Sociedad pouco ameaçava o gol de Pinto (Griezmann levou perigo no início do primeiro tempo, e só), com um homem a menos a tarefa do Barça foi extremamente facilitada. Seria questão de tempo para Lionel Messi e companhia construírem uma vantagem mais confortável.
Messi jogo Barcelona e Real Sociedad (Foto: AP)Lionel Messi quase marcou na etapa final, mas ficou sem poder comemorar (Foto: AP)

QUE BELEZA!

O curioso é que o Real Sociedad ainda foi capaz de produzir um dos gols contra mais bizarros dos últimos tempos. Aconteceu aos 14 minutos do segundo tempo, quando uma superioridade do Barcelona não resultava em tantas finalizações. Sánchez, então, foi lançado perfeitamente por Cesc Fàbregas e concluiu na trave. No rebote, Elustondo deu um chutão pelo meio, mas conseguiu acertar o goleiro Zubikarai, que sem querer jogou contra o próprio patrimônio.

O Barcelona tentou definir o confronto, mas esbarrou na pontaria e nas boas defesas de Zubikarai. Lionel Messi, aos 38, foi quem chegou mais perto de marcar após passe na medida de Iniesta. Mas teve de se contentar "apenas" com os 2 a 0 e a vaga na decisão encaminhada, não garantida.
goleiro Enaut Zubikarai lamenta gol contra, Barcelona x Real Sociedad (Foto: Reuters)Goleiro Zubikarai lamenta o gol contra que selou os 2 a 0 do Barcelona no jogo de ida da semifinal (Foto: Reuters

Nenhum comentário: