10 de fev. de 2014

Braços abertos para o Fla: Cristo também é cartão postal em León

O Flamengo desembarca em León na tarde desta segunda-feira para o primeiro compromisso da Libertadores 2014. À primeira vista, os jogadores encontrarão uma cidade que em nada lembra o Rio de Janeiro. De clima úmido, poucas belezas naturais e raríssimos edifícios, está longe de receber a alcunha de "maravilhosa". Uma olhadinha para cima no caminho do aeroporto para o hotel, no entanto, fará com que o rubro-negro mais apegado a fé se sinta em casa. Assim como em terras cariocas, a sétima região metropolitana mais populosa do México tem em uma gigantesca imagem de Jesus Cristo seu maior ponto turístico. Trata-se do Cristo Rey, monumento de 20 metros de altura, construído a uma altitude de 2.579m acima do nível do mar, no Cerro del Cubilete.
Erguido e dinamitado na década de 20 por conta de brigas políticas, a imagem existe em seu formato atual desde 1950 e recebe diariamente a visita de milhares de peregrinos. A estrada até o topo é sinuosa, cheia de curvas perigosas, e repleta ambulantes e pessoas carentes que imploram por esmolas. Já no topo, muitos também são os torcedores do León, que exibem suas camisas como forma de agradecimento ou pagamento de promessas pelos feitos da equipe da cidade nos campos. Não são poucos os 'aficionados' vestindo verde na igreja construída aos pés do Cristo, e que têm muito a celebrar com uma equipe que passou uma década na Série B e estreia na próxima quarta-feira, diante do Flamengo, na Taça Libertadores da América.
Mosaico Flamengo Cristo Rey México (Foto: Cahê Mota)O Cristo de Léon, torcedores pagam promessas e ambulantes vendem lembranças (Foto: Cahê Mota)

Dono de seis títulos mexicanos, o León permaneceu na Segunda Divisão de 2002 até 2012. E foi justamente o acesso que fortaleceu os laços dos "Esmeraldas" com o Cristo Rey. Na briga para voltar a elite, torcedores aproveitaram uma visita do Papa Bento XVI para fazer um pedido em forma de homenagem: confeccionaram camisas do time com o nome do Santo Padre e o número 16 nas costas. Coincidência ou não, a Série A voltou a ser realidade, com direito a título no ano seguinte.
 
- Guanajuato (estado onde está localizada a cidade de León) é um dos locais mais católicos do mundo. É um símbolo da fé católica. O Cristo Rey é um ícone dessa fé e da luta por isso. Quando o Papa esteve aqui, muitos torcedores resolveram fazer essas camisas. Acabou que coincidiu com o acesso - conta o jornalista local, Paco Vela.
 
Para nível de comparação, o Cristo Rey tem quase metade do tamanho do Cristo Redentor (38m). A imagem também é bem distinta. Em cinza escuro, os braços abertos não são tão esticados como o monumento carioca e há ainda dois anjos que seguram uma coroa e outra coroa de espinhos. Para o rubro-negro com curiosidade de visitar o local, o acesso é livre e próximo ao aeroporto. Por outro lado, é afastado do centro da cidade, de onde só é possível vê-lo de determinados pontos.

Conheça mais sobre León
 
León é uma das maiores cidades do México, com cerca de 1.650 milhões de habitantes. Fundada em 20 de janeiro de 1.576, tem no mercado de couro e calçado o ponto forte de sua economia - tanto que há uma estátua de um sapateiro na cidade. O local tem se destacado internacionalmente também pela eficiência no transporte público e por cerca de 80% da população fazer uso do mesmo, de bicicletas ou de caminhadas para deslocamento. No futebol, além time que leva o nome do município, existe também o Unión de Curtidores, que também joga no estádio Nou Camp e disputa a Segunda Divisão

Nenhum comentário: