7 de fev. de 2014

Apesar das estatísticas, médico crê em Lais andando: 'É minha previsão'

medicos hospital lais souza (Foto: Reprodução )Médicos falaram sobre o estado de saúde de Lais (Foto: Reprodução )
Desde quarta-feira, Lais Souza vem sendo acompanhada pela equipe do Jackson Memorial, hospital da Universidade de Miami. Um dia depois de conceder entrevista para a imprensa brasileira, por meio de um chat, o médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) falou sobre o estado de saúde da esquiadora para os veículos internacionais, nesta sexta-feira. Além dele também participou da conferência Barth Green, responsável pelo The Miami Project to Cure Paralysis, um dos centros mais avançados do mundo no tratamento do tipo de lesão de Lais. No dia 27 de janeiro, após o choque com uma árvore na descida da pista de esqui de Salt Lake City, ela foi internada em estado grave, com uma lesão na terceira vértebra da coluna cervical, que foi totalmente deslocada e causou uma compressão da medula. Teve de ser submetida a uma cirurgia e desde então não mexe braços e pernas. 
Nos últimos dias, passou a mover os ombros, mostrar sensibilidade na parte superior do braço e do tórax. O quadro respiratório também apresentou melhora e o processo de diminuição do suporte de ventilação mecânica foi iniciado. Otimista, Green explica que em casos como o de Lais, apenas 10% dos pacientes voltam a andar. Mesmo assim, o médico acredita na recuperação e fez, inclusive, uma previsão: que Lais vai sair andando do hospital.
antonio marttos e barth green coletiva lais souza (Foto: Reprodução/Twitter)Médico, Antonio Marttos, do COB, acompanha Lais de perto em Miami (Foto: Reprodução/Twitter)

- Eu tratei milhares dessas lesões, a espiritualidade dela fará sua recuperação mais bem-sucedida. As pessoas na condição dela têm cerca de 10% de chance de voltar a andar. Talvez alguns meses ou um ano ou mais. Mas, eu acho que ela vai andar no final de tudo. É a minha previsão - frisou o médico.  
A previsão inicial é que a ex-ginasta fique internada por mais dois meses. O quadro permanece grave, porém estável. Green acredita que o estado de espírito da brasileira será fundamental para a sua completa recuperação.

- Ela está animando as enfermeiras e os médicos, em vez de o contrário e ela excede o que a norma é. Ela é mostrar-nos a mesma coisa na reabilitação, eu tenho certeza - finalizou Green

Nenhum comentário: