15 de fev. de 2014

Achei! Contestado no São Paulo, Jean se arrepende de saída do Corinthians

Zagueiro Jean São José São Paulo Corinthians Flamengo (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)Zagueiro Jean, hoje no São José, comenta passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e planeja atuar nos bastidores do futebol (Foto: Danilo Sardinha)
Pendurar as chuteiras não representa o fim para o zagueiro Jean, ex-São Paulo, Grêmio, Corinthians e Flamengo. Aos 34 anos, sabe que o encerramento da carreira está próximo. A despedida, porém, será apenas dos gramados. Fora das quatro linhas, o jogador quer prosseguir no futebol e já faz planos com o que pretende trabalhar: gestão esportiva.
Contratado pelo São José Esporte Clube para a disputa do Campeonato Paulista da Série A2 (equivalente à segunda divisão do estado), Jean chega à Águia do Vale para tentar ajudar o time a escapar do rebaixamento (atualmente, a equipe é a lanterna do estadual). A experiência, para ele, também pode servir como uma bagagem a mais para quando estiver nos bastidores do esporte.  

As passagens por grandes clubes brasileiros são os motivos que fazem Jean acreditar que pode ter sucesso quando trabalhar como gestor esportivo. Mesmo sendo contestado em algumas equipes, faz um balanço positivo da carreira. Enxerga as críticas que recebeu como injustas. Outras, como ensinamentos que lhe transformaram em uma pessoa melhor.

– Aprendi muito. Hoje eu tenho uma força interior muito grande, principalmente por isso. É muito fácil você ter uma vida só de elogios. Nas pancadas que você aprende. Lógico que as críticas que pego para mim são críticas de pessoas que sei que entendem de futebol. Daqueles que falam por falar, não me acrescenta em nada. (...) Acredito que posso acrescentar ao futebol brasileiro depois que parar – afirma o jogador.

Dentre os comentários que desconsidera, muitos são da época em que defendeu o São Paulo, entre 1999 e 2003. Com a camisa tricolor, Jean conquistou o Campeonato Paulista de 2000, o Torneio Rio-São Paulo de 2001 e o Supercampeonato Paulista de 2002. Porém, alvo constante de críticas, não deixou saudades na torcida são-paulina.
NO LUGAR CERTO, NA HORA ERRADA
Jean é torcedor do São Paulo desde a infância. Começou a carreira nas categorias de base do clube e, durante esse período, chegou até a ser gandula em alguns jogos do Tricolor Paulista. Foi promovido ao profissional em 1999 e, nos anos seguintes, ganhou uma vaga entre os titulares.
Zagueiro Jean São Paulo Supercampeonato Paulista 2002 (Foto: Rubens Chiri/Site oficial do São Paulo)Jean (em pé, o segundo da esquerda para direita) com o elenco campeão do Supercampeonato Paulista de 2002
(Foto: Rubens Chiri/Site oficial do São Paulo)


Ter defendido o clube de coração é uma das maiores emoções que o zagueiro diz ter na carreira. As lembranças desse período são quase todas boas. Lamenta somente algumas críticas, que, na visão dele, não foram corretas.

– Nosso time era totalmente ofensivo e muito exposto. Era sempre uma crítica em cima da defesa. Eram poucos os gols que a gente tomava por falhas individuais. Sempre por falha coletiva porque nosso time era totalmente ofensivo. Tínhamos Luís Fabiano, Reinaldo, Kaká, Júlio Baptista... Jogadores que marcavam muitos gols. Então, uma equipe que faz muitos gols, tem que se expor atrás. Era o que acontecia com a gente. Mas os entendidos de futebol (faz gesto entre aspas) da época estavam sempre questionando os zagueiros do São Paulo. (...) Não tenho mágoa nenhuma do clube. Sou muito grato ao São Paulo. Isso não é culpa do clube, você ser questionado ou não. É mais culpa da imprensa – justificou o atleta.
Se eu tivesse ficado, teria sido campeão da Libertadores e do Mundial.
Jean, sobre passagem no São Paulo
Jean acredita que esse problema defensivo do São Paulo foi corrigido quando os volantes Josué e Mineiro foram contratados pelo Tricolor. Pensa, aliás, que poderia ter tido uma história diferente no clube se tivesse feito parte do elenco são-paulino que priorizava a marcação.

– Se você olhar bem, os zagueiros que entraram depois não eram tão melhores quanto os que saíram. Isso é minha opinião. Só que eles tinham uma proteção absurda. Nunca jogavam expostos. Foi quando o São Paulo começou a ter sucesso. Você não via mais zagueiro ser contestado. Zagueiros que, na verdade, eram meus reservas. Então, por aí, você vê. É o caso do Lugano, do Edcarlos... Por que eles não eram contestados? Porque tinham uma proteção, uma equipe compacta. Na nossa época era difícil. Não quero questionar os caras do nosso time, que faziam muitos gols. Mas era difícil.
CORINTHIANS - EXPERIÊNCIA FENOMENAL
Zagueiro Jean Corinthians 2009 (Foto: Marcos Ribolli)Jean durante apresentação no Corinthians, em 2009
(Foto: Marcos Ribolli)
Depois que saiu do São Paulo, em 2003, Jean atuou no futebol russo por cinco anos. No retorno ao Brasil, em 2008, defendeu o Grêmio por uma temporada. Não obteve destaque no clube gaúcho, mas participou da conquista do vice-campeonato brasileiro. No ano seguinte, foi contratado pelo Corinthians para ser uma opção no banco de reservas. Chegara ao clube logo depois da contratação do atacante Ronaldo Fenômeno.

A convivência com Ronaldo, inclusive, é uma das principais recordações que Jean tem da passagem pelo Timão. Fã do jogador, aponta a simplicidade e a preocupação com os demais jogadores como qualidades do Fenômeno fora de campo.
Arrependo muito de ter saído do Corinthians. Poderia ter ficado tranquilo.
Jean, sobre saída do Corinthians
Ao lado de Ronaldo, Jean foi campeão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, em 2009. Fez 17 jogos pela equipe, sendo 12 como titular. Em 2010, recebeu uma proposta para voltar a atuar na Rússia. O fato de a esposa ser russa pesou na decisão e o zagueiro acertou a transferência.

– Para ser sincero, não me arrependo de ter saído do Grêmio, mas me arrependo muito de ter saído do Corinthians. Eu tinha mais um ano de contrato, o time iria jogar a Libertadores. Poderia ter ficado tranquilo. Eu me arrependo de ter ido porque, de repente, eu poderia estar lá até hoje. Poderia seguir jogando. O William, fatalmente, iria parar. Estava em uma disputa com o Paulo André. Poderíamos estar jogando. Acho que esse é o único arrependimento dos clubes que saí. Mas faz parte.
BAGAGEM PARA O FUTURO
Zagueiro Jean Flamengo (Foto: Vipcomm)Jean destaca que passagem pelo Flamengo deu mais experiência para atuar fora de campo
(Foto: Vipcomm)
Além de Corinthians, São Paulo e Grêmio, Jean também defendeu o Flamengo por um ano e meio. Chegou ao Fla no início de 2010 e, no ano seguinte, foi campeão carioca invicto. Saiu do clube no segundo semestre de 2011, quando se transferiu para o Vitória. Antes de assinar com o São José, defendeu o Paysandu no Campeonato Brasileiro da Série B.

As passagens por essas grandes equipes fazem o zagueiro acreditar que, agora, prestes a encerrar a carreira, pode ter sucesso como quando passar a trabalhar com gestão esportiva. Apesar de estar no São José Esporte Clube, o atleta tem uma proposta para atuar nos Estados Unidos. Se a ida se concretizar, será mais um passo neste projeto de adquirir experiência para trabalhar fora das quatro linhas.

– Tenho muita coisa para acrescentar. Joguei por dez anos no São Paulo (contando o tempo nas categorias de base) e sei a forma como eles trabalhavam e trabalham até a hoje. Presenciei uma mudança muito grande no Corinthians. A transição de um clube bagunçado para chegar como está hoje, de uma excelência absurda. Sei o que é estar trabalhando em um Flamengo, que todo mundo sabe como era e hoje está passando por essa transição também como a do Corinthians. Está de uma forma mais lenta, mas que vai chegar ao que é o Corinthians e ao que é o São Paulo. Então, você vivenciar tudo isso, não tem como você não aprender e acrescentar em um clube que precisa – garantiu.
Zagueiro Jean São José São Paulo Corinthians Flamengo (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)Zagueiro Jean durante treino do São José na véspera de uma partida do Paulista da Série A2 (Foto: Danilo Sardinha

Nenhum comentário: