30 de nov. de 2013

A NAÇÃO OFF-RIO VAI AO PARAÍSO

E agora, Botafogo? Até o Val já ganhou uma Copa do Brasil.
Em 2009 eu era o flamenguista mais importante das terras meridionais, porque só eu tinha aquilo que todos queriam: ingressos para a partida final contra o Grêmio.
Como se sabe e eu já toquei no assunto, existiam então 3 maneiras de conseguir comprar o passaporte para a final: a) encarar as gigantescas filas, onde Darwin podia comprovar sua teoria com mais eficiência do que na Ilha de Galápagos, ali o pote de ouro era privilégio dos mais fortes, no sentido literal e figurado da palavra; b) negociando com um cambista, com todos os riscos e custos daí inerentes; c) conhecendo alguém que tivesse as conexões certas no clube para interceptar os ingressos antes que eles fossem vendidos.
Está claro que as opções “a” e “b” eram de uso exclusivo de cariocas, porque por mais valente que fosse o torcedor de outras praças, ele estava fisicamente impedido de ir até o Maracanã durante a semana participar daquele rali. Só restava procurar quem pudesse intermediar a transação para ele – e eu era um desses caras, pois o clube, em ato de extrema boa vontade, concedeu aos responsáveis pelas Embaixadas o direito de fazer uma lista de pedidos. Fiz a minha com 40 ingressos, modestamente.
Meses atrás encontrei casualmente um cara que eu conhecia da academia e ele veio me agradecer, dizendo que graças a mim tinha vivido a maior emoção da vida dele, que era ver o Flamengo campeão ao vivo. Olha que coisa doida: o cara só teve como ir ao jogo porque, no intervalo do supino e do leg press, veio puxar assunto e calhou de encontrar a pessoa certa. Fosse ele cliente de outra academia ou treinasse em outro horário, iria ver o jogo pela TV.
A final da Copa do Brasil reservou múltiplas emoções, todas devidamente celebradas e comentadas, mas para mim tem uma em particular: foi lindíssimo ver a Nação Off-Rio desembarcar no Maracanã e abraçar o time.
Levantamos muitos títulos na NOSSA casa – é nossa mesmo, porque como se aprende nas primeiras aulinhas da faculdade, ter a posse às vezes pode ser mais relevante do que ter a propriedade. Em todos eles, uma característica bem comum: o público era quase todo carioca, exceto por alguns gatos pingados que tinham as conexões certas para descolar um ingresso antecipado.
Dessa vez, tudo diferente: o Rio de Janeiro foi invadido por gente de tudo quanto é canto do país, já que o ingresso estava ao alcance de um clique (e alguma dose de paciência, fica a dica aí para reforçarem os servidores para ano que vem). Definitivamente, o Maraca foi democratizado, aberto à frequência da imensa parcela da Nação que não tem a sorte de morar sob os braços do Redentor.
A vida inteira a gente passa dizendo que somos 40 milhões, que o Flamengo tem torcedor em tudo que é canto, blá-blá-blá. Se antes tinha sido feito quase nada por eles, a resposta agora veio em forma de viagens: o mais importante era justamente isso, dar a cada um o direito de vir ao Rio assistir o jogo quando der na telha, sem ter que conviver com a incerteza ou ficar devendo favores.
Eu sei que é caro, que as passagens estão pela hora da morte, que a maioria do povo não tem acesso a isso, pode ir completando o muro das lamentações que eu não tenho mais saco para isso. Mas eu também sei que as pessoas fazem escolhas na vida e muitas delas envolvem economizar bastante para realizar a viagem dos sonhos. Para alguns, pode ser ir a Orlando abraçar o Pateta. Para outros, pode ser ir ao Rio abraçar um desconhecido e chorar com ele na hora do gol do Brocador.
É lindo demais descobrir que o acesso ao sonho foi franqueado a qualquer brasileiro de bom gosto. E somos muitos e espalhados, como a história registra. Aliás, vou até permitir te dar um conselho…se você quer saber mais porque somos assim, maiorais mundo afora, não pode perder um evento singular.
Dia 07/12, o Luiz Hélio Alves, mais conhecido como Poeta, vai lançar na Gávea o livro “Mengo meu Dengo – Paixão sem Fronteiras”. Poeta é um desses exemplos de dedicação à causa rubro-negra, mora no Sertão e de lá espalha suas trovas que incendeiam a massa.
Os Off-Rio, que como eu não poderão ir ao evento de gala, farão como na final: podem comprar pela Internet sem sustos, o Poeta depois manda a dedicatória por email, ele se amarra em fazer amizades virtuais. O que faz dele uma espécie de hipster, porque afinal 2013 vai entrar para a história como o ano em que o Flamengo descobriu a Internet. Com um pequeno atraso, mas…quem nunca?
2014 promete. A Nação Off-Rio vai guardar o 13º no cofrinho, para voltar muitas vezes ao Paraíso. Bom demais ser Flamengo, melhor ainda quando o amor sobrevive à distância.
Walter Monteiro
Mengão Sempre!
Rubro-negro bem vestido, me ajuda a acabar com os perebas no time do Flamengo. Entra logo no sócio torcedor.

Tricampeonato, a Pedra Filosofal e o Elixir da Longa Vida.

Avisa lá que eu vou chegar tarde em casa.
É um bocado imprudente comemorar um tricampeonato do Flamengo contrariando Jorge Ben logo na largada, mas o grande rubro-negro há de entender que os alquimistas não estão chegando. Eles já chegaram há muito tempo. Estavam todos na casa, uns brilhavam mais, outros menos, mas estavam todo ali mesmo. E não empolgavam. O ano que escorria por entre os dedos era medido em chatíssimos pontos corridos. Nossas esperanças eram das mais vãs.
Eis que uma fagulha refulgiu, foi o bastante para que o processo alquímico se iniciasse através da combustão da torcida. Que ardeu antes mesmo que o próprio time. Após longa ausência a Magnética voltou ao Maracanã na Copa do Brasil, com a responsabilidade de empurrar o time ladeira acima. Em mata-mata sangrentos onde os derrotados seriam deixados para trás, esquecidos.
Justamente na época em que o time estava mais pesado e difícil de dirigir. Foi então a vez do time entrar me combustão, e alimentado pelo gás da torcida, fez tudo que estava ao seu alcance. Como, por exemplo, passar o rodo em todo mundo que brotou na sua reta. O Flamengo simplesmente não fez reféns, eliminou a todos. Sem pênaltis, sem prorrogações, sem nenhuma presepada. O Flamengo chegou ao TRI vencendo todos os seus jogos em casa. Uma campanha irretocável que por nobreza e justiça deve ser dividida com a torcida.
A nossa terceira Copa do Brasil agora repousa em nossa estupidificante sala de troféus. Ela é a prova de que os alquimistas desse Flamengo entenderam a essência da Grande Obra. E transformaram um ano que se anunciava inevitavelmente de chumbo em um ano de ouro. Mas só os tolos acreditam que transformar chumbo em ouro seja o verdadeiro objetivo da Pedra Filosofal. Enquanto a química se dedica à transformação da matéria, o processo alquímico se dedica à transformação do Ser Humano.
E esse Flamengo é o TRICAMPEÃO porque soube se transformar tanto individual quanto coletivamente. Nenhum desses tricampeões é o mesmo homem que em Abril deram os primeiros pontapés na bola pela Copa do Brasil. Desacreditado, subestimado e nunca favorito, o Flamengo foi humildemente tocando o terror, sempre no sapato frenético. E foi o mais longe que se poderia ir.
Vejam o brilho das medalhas no peito destes admiráveis novos homens. Homens que encontraram uma maneira de deixar de cumprir o roteiro que externamente tentavam lhe impor. Homens que, enfim unidos, partiram para reescrever as suas próprias histórias. E assim reservaram para eles o papel de mocinho que fica com a gatinha no final feliz. Conseguindo modificar não apenas as suas, mas também as nossas histórias. Porque nós nunca mais seremos os mesmos depois dessa conquista.
A alquimia não pode parar. No Flamengo a busca pelo Elixir da Longa Vida nunca cessa. Nosso laboratório agora é a Libertadores 2014, onde chegamos, como quem não quer nada, antes de todos os times do Brasil. Sei que deve ser difícil, mas a arcoirizada vai ter que aturar. O Fuderoso Flamengo Master Açambarcador de Troféus é extremamente irritante para aqueles que não fecham com o certo. Preparem-se, infelizes, ano que vem estaremos ainda mais impossíveis do que já somos. Agora e só festa. Provavelmente vou sumir por uns dias.
Parabéns, Nação Rubro Negra. Conosco ninguém pode.
Mengão Sempre
ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ

ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ
Rubro-negro bem vestido, me ajuda a acabar com os perebas no time do Flamengo. Entra logo no sócio torcedor.

Fornecedora de material esportivo homenageia o Flamengo em vídeo

A fornecedora de material esportivo Adidas fez sua homenagem ao tricampeonato da Copa do Brasil conquistado pelo Flamengo na última quarta-feira. Em um vídeo com imagens do sofrimento, da vibração e da comemoração da torcida e do time, a empresa deixou sua mensagem para os rubro-negros.  A montadora francesa Peugeot também postou um vídeo após a conquista com carros da companhia tocando o hino do clube com buzinas.

Revelado no Vitória, Wallace esquece amor e quer vencer ex-clube pelo Fla

Flamengo Wallace (Foto: Getty Images)Wallace está no Fla desde janeiro
(Foto: Getty Images)
Depois do tricampeonato da Copa do Brasil na quarta-feira contra o Atlético-PR, no Maracanã, o Flamengo vai encarar o Vitória, neste domingo, no Barradão, às 17h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. Para o zagueiro Wallace, que nasceu no município de Conceição do Coité, na Bahia, é a chance de retornar ao local onde foi revelado. O defensor de 25 anos atuou pela equipe baiana de 2006 a 2010, onde foi campeão da Copa do Nordeste (2010) e estadual (2007, 2008, 2009, 2010). Mesmo assim, ele "esquece" o amor pelo ex-clube em prol da vitória do Rubro-Negro carioca e diz que a volta ao Barradão é apenas uma chance de rever os amigos.
- Quando estava no Corinthians e pensava em enfrentar o Vitória me incomodava muito. Hoje não mais. Pelo Flamengo ser rubro-negro, ter essa tradição, são co-irmãos, então a sensação é boa porque vou rever os amigos. Mas, fora isso, vou lá para ganhar do Vitória, sem conversa mole, vamos tentar fazer o melhor. Não interessa, não é porque joguei lá e tenho história que não vou me dedicar no jogo. Vai ser bom para rever os amigos e ponto, é só mais um jogo para mim - disse o zagueiro, que também esteve no Timão, em 2011 e 2012, nas campanhas dos títulos do Brasileiro (2011), da Libertadores e do Mundial de Clubes (ambos em 2012).
Flamengo Campeão da Copa do Brasil (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Flamengo sagrou-se campeão da Copa do Brasil na quarta (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Em 2010, Wallace quase sentiu o gostinho de levantar o caneco da Copa do Brasil pelo Vitória, quando a equipe perdeu para o Santos que, na época, tinha atletas como Neymar, Robinho e Paulo Henrique Ganso. O primeiro jogo foi 2 a 0 para o Peixe, o segundo, 2 a 1 para o time baiano. Por isso, a sensação que ficou foi de frustração por ter chegado tão longe e sair derrotado. Pelo Flamengo, com o título, ele pôde deixar as memórias do revés no passado.
- Naquela ocasião foi frustrante demais. Estava engasgado até por conta da forma como foi. Mas tem que se lembrar que a equipe do Santos naquele ano era imbatível. Era Neymar, Robinho, Ganso, André, Wesley. Nossa equipe era uma equipe muito mais modesta, com limitações, e a gente fez o possível. Lamentamos não ter conquistado, mas o melhor venceu - afirmou o atleta.
wallace vitória  (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)wallace vitória (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Perguntado se o carinho é maior pelo Flamengo ou pelo Vitória, Wallace titubeou. Mas ele deu uma dica ao contar de uma cena que viu em um vídeo do dia da final no Maracanã e completou  que sonha passar o maior tempo que puder no Rubro-Negro carioca, com quem assinou contrato de quatro anos em janeiro, e, principalmente, levar a Taça Libertadores na próxima temporada.
- Sinceramente, hoje eu olho vídeos da torcida e me emociono. Tem um muito emblemático, que é no gol do Elias, que mostra quatro torcedores que não se conhecem e se abraçam. Aquilo me marcou, me emocionou muito. E eu pretendo passar o maior tempo possível aqui no Flamengo, fazer uma história bonita e reavivar a chama do torcedor do Flamengo mesmo, como tem sido nesses últimos jogos. Poder conquistar a Libertadores aqui é minha próxima meta. Seria algo indescritível - concluiu

Revelado no Vitória, Wallace esquece amor e quer vencer ex-clube pelo Fla

Flamengo Wallace (Foto: Getty Images)Wallace está no Fla desde janeiro
(Foto: Getty Images)
Depois do tricampeonato da Copa do Brasil na quarta-feira contra o Atlético-PR, no Maracanã, o Flamengo vai encarar o Vitória, neste domingo, no Barradão, às 17h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. Para o zagueiro Wallace, que nasceu no município de Conceição do Coité, na Bahia, é a chance de retornar ao local onde foi revelado. O defensor de 25 anos atuou pela equipe baiana de 2006 a 2010, onde foi campeão da Copa do Nordeste (2010) e estadual (2007, 2008, 2009, 2010). Mesmo assim, ele "esquece" o amor pelo ex-clube em prol da vitória do Rubro-Negro carioca e diz que a volta ao Barradão é apenas uma chance de rever os amigos.
- Quando estava no Corinthians e pensava em enfrentar o Vitória me incomodava muito. Hoje não mais. Pelo Flamengo ser rubro-negro, ter essa tradição, são co-irmãos, então a sensação é boa porque vou rever os amigos. Mas, fora isso, vou lá para ganhar do Vitória, sem conversa mole, vamos tentar fazer o melhor. Não interessa, não é porque joguei lá e tenho história que não vou me dedicar no jogo. Vai ser bom para rever os amigos e ponto, é só mais um jogo para mim - disse o zagueiro, que também esteve no Timão, em 2011 e 2012, nas campanhas dos títulos do Brasileiro (2011), da Libertadores e do Mundial de Clubes (ambos em 2012).
Flamengo Campeão da Copa do Brasil (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Flamengo sagrou-se campeão da Copa do Brasil na quarta (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Em 2010, Wallace quase sentiu o gostinho de levantar o caneco da Copa do Brasil pelo Vitória, quando a equipe perdeu para o Santos que, na época, tinha atletas como Neymar, Robinho e Paulo Henrique Ganso. O primeiro jogo foi 2 a 0 para o Peixe, o segundo, 2 a 1 para o time baiano. Por isso, a sensação que ficou foi de frustração por ter chegado tão longe e sair derrotado. Pelo Flamengo, com o título, ele pôde deixar as memórias do revés no passado.
- Naquela ocasião foi frustrante demais. Estava engasgado até por conta da forma como foi. Mas tem que se lembrar que a equipe do Santos naquele ano era imbatível. Era Neymar, Robinho, Ganso, André, Wesley. Nossa equipe era uma equipe muito mais modesta, com limitações, e a gente fez o possível. Lamentamos não ter conquistado, mas o melhor venceu - afirmou o atleta.
wallace vitória  (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)wallace vitória (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
Perguntado se o carinho é maior pelo Flamengo ou pelo Vitória, Wallace titubeou. Mas ele deu uma dica ao contar de uma cena que viu em um vídeo do dia da final no Maracanã e completou  que sonha passar o maior tempo que puder no Rubro-Negro carioca, com quem assinou contrato de quatro anos em janeiro, e, principalmente, levar a Taça Libertadores na próxima temporada.
- Sinceramente, hoje eu olho vídeos da torcida e me emociono. Tem um muito emblemático, que é no gol do Elias, que mostra quatro torcedores que não se conhecem e se abraçam. Aquilo me marcou, me emocionou muito. E eu pretendo passar o maior tempo possível aqui no Flamengo, fazer uma história bonita e reavivar a chama do torcedor do Flamengo mesmo, como tem sido nesses últimos jogos. Poder conquistar a Libertadores aqui é minha próxima meta. Seria algo indescritível - concluiu

Após título, Flamengo vai enfrentar o Vitória sem sete titulares

Chicão treino Flamengo (Foto: Richard Souza)Chicão fez apenas trabalho físico e não deve atuar mais nesta temporada (Foto: Richard Souza)
O Flamengo vai enfrentar o Vitória com uma equipe quase toda reserva neste domingo. O time de Jayme de Almeida não terá sete titulares no jogo da 37ª rodada do Brasileirão. Após a conquista do tricampeonato da Copa do Brasil, o técnico dará folga a Felipe, Léo Moura, André Santos, Paulinho e Carlos Eduardo. Chicão, que se recupera de lesão muscular, e Elias, suspenso, também ficarão fora. 
A delegação terá 20 jogadores. Dos titulares, só Wallace, Amaral, Luiz Antonio e Hernane ficarão à disposição. O Brocador ainda busca a atilharia do Brasileirão. Com 14 gols, está a quatro de Éderson, do Atlético-PR. 
Na manhã deste sábado, a maior parte do grupo disputou um rachão no campo 1 do Ninho do Urubu em clima de muita descontração. Jayme observou o recreativo na lateral do campo e também brincou com os jogadores. Hernane, destaque do time na temporada, era um dos mais animados.  
hernane e Marcelo Moreno treino Flamengo (Foto: Richard Souza)Ainda sonhando com artilharia do Brasileiro, Hernane joga e não dá espaço a Marcelo Moreno (Foto: Richard Souza)

O goleiro Felipe e o volante Amaral não apareceram no campo. Segundo  a assessoria do clube, ficaram apenas na academia. Já o volante Elias e o atacante Paulinho ganharam folga e só retornam na quarta-feira. Na segunda e na terça, todo o grupo terá folga. 
Em recuperação de lesão muscular na coxa direita, o zagueiro Chicão fez um trabalho físico e depois partiu para o vestiário. Ele não deve jogar mais nesta temporada. Apesar de poupados, Léo Moura, André Santos e Carlos Eduardo treinaram. 
Em coletiva nesta sexta-feira, Jayme não divulgou a escalação da equipe que mandará a campo. Uma provável formação teria Paulo Victor, Digão, Wallace, Samir e João  Paulo; Amaral, Diego Silva, Luiz Antonio e Gabriel; Nixon e Hernane. 
Leo Moura treino Flamengo (Foto: Richard Souza)Leo Moura treina, mas não enfrentará o Vitória neste domingo, em Salvador (Foto: Richard Souza)
Vitória e Flamengo vão se enfrentar no Barradão, às 17h (de Brasília). Com 48 pontos, livre do risco de rebaixamento e na 11ª posição, os cariocas jogam para cumprir tabela. Os baianos têm 55, em sétimo, e ainda sonham com a vaga na Libertadores. 
Os 20 jogadores relacionados
Goleiros: Paulo Victor e Cesar Laterais: Digão e João Paulo. Zagueiros: Wallace, Samir, González, Frauches e Welinton. Volantes: Amaral, Luiz Antonio, Diego Silva e Val. Meias: Gabriel, Adryan e Bruninho. Atacantes: Hernane, Marcelo Moreno, Nixon e Rafinha.

Recém-chegada, taça da Copa do Brasil vira xodó da torcida na Gávea

Ela é a mais nova menina dos olhos do torcedor do Flamengo. Recém-chegada à Gávea, a taça da Copa do Brasil 2013 está exposta na vitrine da loja oficial do clube. Ao lado dos troféus da Libertadores e do Mundial de 81, ela chama a atenção de quem visita a sede rubro-negra, na Zona Sul do Rio. 
No fim da tarde deste sábado, cerca de 30 pessoas posavam para fotos com as conquistas ao fundo. Com a inauguração da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, muitos torcedores aproveitaram a proximidade do clube para ficar bem perto do símbolo do tricampeonato.
Troféu Copa do BR Gávea (Foto: Fabio Leme)Torcedores posam com a taça da Copa do Brasil na Gávea (Foto: Fabio Leme

Ao pé do ouvido: com permanência incerta, Jayme fala com dirigentes

Jayme de Almeida e Wallim Vasconcellos treino Flamengo (Foto: Richard Souza)Primeiro, Jayme conversa e gesticula com o vice Wallim Vasconcelos (Foto: Richard Souza)
O vice de futebol do Flamengo, Wallim Vasconcellos, garante que Jayme de Almeida será o técnico do Flamengo em 2014. Jayme, por sua vez, é cauteloso. Diz que quer ficar, mas ainda não há uma definição. Após o treino da manhã deste sábado, no Ninho do Urubu, os dois conversaram no campo 1 do CT por longos minutos. Depois, chegou o diretor de futebol Paulo Pelaipe. Ainda sem Pelaipe, Jayme e Wallim gesticularam e falaram muito. Na companhia do diretor, alguns sorrisos. Apertos de mão encerraram o papo. 
Quando assumiu depois da saída de Mano Menezes, há dois meses, Jayme acertou com a diretoria que conduziria o time até 8 de dezembro. A principal meta era livrar a equipe do risco de rebaixamento, mas o ex-auxiliar foi além e conseguiu o tricampeonato da Copa do Brasil na última quarta-feira. O sucesso do trabalho faz com que o clube queria mantê-lo no cargo. O treinador, no entanto, está reticente.  
Jayme de Almeida, Wallim Vasconcellos e Paulo Pelaipe treino Flamengo (Foto: Richard Souza)Pelaipe chega e entra na roda de bate-papo com técnico, que quer continuar mas ainda não acertou (Foto: Richard Souza)

Em entrevista coletiva nesta sexta, o técnico disse que quer trabalhar com ambiente saudável e mostrou até desinformação sobre qual o valor de salário de técnico de um grande clube brasileiro. 
- Se eu continuar, tudo vai ser maior. A responsabilidade de ganhar desde o Carioca até a Libertadores. A gente sabe como funciona o Flamengo. Mas vai ser uma honra comandar o Flamengo novamente. O problema não é dinheiro. Até agora sou funcionário do clube. Se eu passar a ser técnico, tenho até que me informar sobre isso. Nunca perguntei para as pessoas quanto é que ganha um treinador, como funciona numa situação dessas. Se ganha R$ 500 mil, R$ 100 mil. Vamos sentar à mesa e ver o que eles (a diretoria) querem. A minha vida nunca foi pautada no dinheiro, então valores a gente acerta. Dinheiro é bom para caramba, mas não me compra - disse, quase garantindo a sua permanência. 
Jayme comandou o Flamengo de forma interina em 2012 e este ano. Efetivado como técnico do Rubro-Negro, soma 23 jogos à frente do clube (11 vitórias, oito empates e quatro derrotas). Desde que assumiu após a saída de Mano, foram 20 jogos (10 vitórias, seis empates e quatro derrotas)

Jayme vê carência na lateral e quer reforço em 2014: 'Léo não é menino'

Jayme de Almeida jogo Flamengo e Atlético-PR final Copa do Brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Jayme de Almeida em seu primeiro título pelo Fla (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Apesar de ter contrato apenas até dezembro deste ano e ainda não ter sentado para conversar com a diretoria sobre renovação, o técnico Jayme de Almeida já pensa na Taça Libertadores da América de 2014. Mesmo sem ainda ter tido tempo de fazer planos para o torneio sul-americano após o título da Copa do Brasil sobre o Atlético-PR, no Maracanã, na quarta-feira, o comandante reconhece que há carência para uma posição em especial no Rubro-Negro: a lateral direita.
Titular absoluto da posição, Léo Moura teve grandes atuações que ajudaram o time da Gávea a levantar o caneco. Mesmo assim, o treinador afirma que, aos 35 anos, é difícil para o veterano conseguir manter o ritmo em todas as partidas. A temporada é longa e ele sabe que o camisa 2 precisará ficar fora de ação em alguns jogos. O substituto imediato é o jovem Digão, de apenas 20 anos, considerado ainda inexperiente por Jayme.
- Não planejei nada. Acabou agora, e a gente nem teve tempo de parar para pensar alguma coisa. Vamos ter uma conversa com a diretoria e, a partir daí, se definir minha continuação, vamos trabalhar o projeto para 2014. O Flamengo tem dificuldades em algumas posições, mas é complicado falar sem planejar. Preferimos aguardar as contratações e o que a diretoria fará. Um que acho muito importante falar, pelo atleta que é, é o Léo Moura. Quando ele descansa, joga fantasticamente bem, mas não é mais um menino. Temos o Digão, que é um jogador jovem, tem a crescer, mas para Libertadores precisamos de alguém para essa posição, com certeza, alguém mais experiente porque ele é muito novinho ainda - opinou o técnico.
André Santos e Leo Moura Flamengo campeão Copa do Brasil (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Léo Moura, de 35 anos, é um dos principais atletas do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

A falta de tempo para planejamento de Jayme se deve a toda a agitação pós-título da Copa do Brasil. O treinador segue extasiado com a conquista de quarta-feira e o som da torcida no Maracanã ainda parece ecoar na mente do comandante, que não para de falar de seu primeiro caneco como técnico do Flamengo. Para ele, o mais importante foi que o time deixou para trás o status de contestado para sagrar-se campeão.
- Você sair de contestado e ser campeão da Copa do Brasil é um mérito fantástico, e diante de equipes de ponta dá um peso maior ao título. Nossa final, com o empate no Paraná, fez a torcida ir ao Maracanã acreditando que iríamos ser campeões. Foi uma festa bonita, com flamenguistas do Brasil inteiro. Eles tinham confiança de que, mesmo sendo difícil, estaríamos concentrados. No final, tudo aconteceu e teve uma festa rubro-negra fantástica, ao lado de um alívio. Isso comprova que o Flamengo não era um time fraco ou ruim que acreditavam que era, jogamos contra os times que estavam na frente no Campeonato Brasileiro - concluiu

São Paulo parabeniza Muricy pelo seu aniversário nas redes sociais

Muricy Ramalho aniversário (Foto: Reprodução)São Paulo parabeniza Muricy Ramalho pelo seu aniversário (Foto: Reprodução)
O técnico Muricy Ramalho completa 58 anos neste sábado, dia 30 de novembro. E a data comemorativa foi lembrada pelo São Paulo. Além de divulgar uma nota no site oficial, parabenizando o comandante, o departamento de comunicação do Tricolor prestou uma homenagem a Muricy nas redes sociais, com a seguinte mensagem: "Parabéns, chefe!" (veja a imagem ao lado). 
A famosa frase do treinador, comparando o São Paulo a um avião, também foi destacada na imagem que está circulando pela internet. "Isso aqui é um boeing, não pode ser mais ou menos", disse Muricy Ramalho, após a arrancada do time no Campeonato Brasileiro.
Perto de renovar seu contrato, Muricy pode ultrapassar em 2014 Telê Santana (411) e Poy (422) em número de jogos à frente do Tricolor. Até aqui, ele já dirigiu a equipe 387 vezes, com 209 vitórias, 106 empates e 72 derrotas.

São Paulo vê 'base pronta' para 2014, mas mira reforços para meio e ataque

Apesar dos resultados ruins e das inúmeras críticas dos torcedores, a diretoria do São Paulo não irá mexer muito no elenco para a próxima temporada. Na avaliação do vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, o clube tem uma base capaz de começar 2014 bem, precisando apenas de alguns reforços para qualificar a equipe que terá Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro pela frente.
– Tenho escutado muita gente falando que vamos trocar todo o elenco, o que não é verdade. Já conversamos com o Muricy, e ele disse o que acha necessário. Estamos trabalhando para reforçar o grupo, e posso dizer que algumas situações estão encaminhadas. Mas nenhuma atitude radical será tomada, não é o perfil da diretoria do São Paulo – afirmou.
Time São Paulo posado (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Time do São Paulo precisa de poucos reforços, de acordo com dirigente tricolor (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
O dirigente não gostou do desempenho da equipe em 2013, mas também conseguiu enxergar pontos positivos.
– É claro que o São Paulo não teve uma temporada como está acostumado. Fomos muito mal no primeiro semestre e houve uma evolução no segundo, principalmente após a chegada do Muricy. Vejo, por exemplo, que defensivamente temos boas peças. O setor ainda ganhará mais qualidade com a chegada do Luis Ricardo e a liberação do Roger Carvalho – ressaltou.
A preocupação da diretoria está no meio de campo e no ataque. O clube quer novos volantes, já que Denilson e Wellington não foram bem, e busca peças para o ataque, já que Osvaldo deverá ser negociado e Welliton está emprestado somente até 31 de dezembro

Elias se vê no Fla e relativiza amor por Corinthians: 'Tenho carinho e ponto'

Elias Flamengo Arena SporTV (Foto: Divulgação SporTV)Elias diz que relação com o Corinthians não pesará na decisão (Foto: Divulgação SporTV)
Ponto de equilíbrio do Flamengo em 2013, Elias é peça fundamental nos planos do clube para a próxima temporada. Tanto que nem mesmo um antigo caso de amor com o Corinthians promete atrapalhar o desejo do Rubro-negro e também do próprio jogador. O camisa 8 do Flamengo deixou claro, em entrevista coletiva, que o carinho pela equipe paulista não vai interferir na continuidade da sua carreira neste momento.
O jogador quer contribuir dentro e fora de campo pelo fortalecimento do Flamengo. Elias mostrou-se interessado em ajudar o diretor de futebol, Paulo Pelaipe, e o vice-presidente de futebol Wallim Vasconcellos, inclusive, no processo de formação do elenco para a Libertadores e toda a temporada de 2014. Embora demonstre entusiasmo com o ‘fico’ e avise que somente o Flamengo fez proposta oficial pelo seu futebol para o ano que vem, Elias, porém, não confirma que está tudo acertado.
– Só não afirmo isso ainda porque não depende de mim. Falta agora o Sporting e a empresa que detém metade dos meus direitos. Mas vai dar tudo certo, as conversas já estão avançadas – disse o jogador, que falou do interesse do Corinthians no seu futebol e no que isso poderia mudar a situação. – Não pesa. Tenho carinho pelo clube e ponto. Mas isso não vai influenciar em nada o projeto para a minha carreira e para a minha família

Timão homenageia operários mortos na Arena com nomes nas camisas

Fabio Luiz Pereira e Ronaldo Oliveira, os dois operários mortos no acidente na Arena Corinthians, na última quarta-feira, foram homenageados neste sábado, no Pacaembu, nas camisas dos jogadores alvinegros para a partida contra o Internacional, válida pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Os nomes de ambos foram estampados nos uniformes de todos os atletas relacionados. 
Fabio Luiz Pereira tinha 42 anos. Era motorista e operador. Ele estava em horário de almoço e decidiu descansar no caminhão, que acabou ficando sob os escombros após o desabamento de parte da cobertura do setor leste da Arena. Fabio deixou esposa e três filhas. Já Ronaldo Oliveira Santos tinha 44 anos e era montador. Ele era separado e deixa uma filha. 
Jogadores do Corinthians estampam nomes dos operários (Foto: Reprodução/Twitter)Jogadores estampam nomes dos operários: na foto, camisas de Walter e Romarinho (Foto: Reprodução/Twitter)

Jogadores do xará inglês do Timão homenageiam vítimas da Arena

Os jogadores do Corinthian-Casuals, time inglês que inspirou o nome do Timão, prestaram uma homenagem às vítimas do acidente na Arena em Itaquera neste sábado, antes da partida contra o Chipstead, pela Isthmian League, campeonato equivalente à oitava divisão do futebol local. O clube já havia decretado luto há dois dias, logo após a confirmação das mortes de Fábio Luiz Pereira e Ronaldo Oliveira Santos. 
Na página oficial do Corinthian-Casuals no Facebook, o vice-presidente David Harrisson escreveu uma carta na qual presta condolências ao homônimo brasileiro pela tragédia. O dirigente ressalta os fortes laços entre os dois clubes, principalmente após as visitas dos ingleses ao Brasil em 1988 e 2001. 
Time inglês prestou homenagem aos mortos na Arena (Foto: Reprodução)Time inglês prestou homenagem aos mortos na Arena (Foto: Reprodução)

Imperador de volta? Cantor do SPC posta foto do atacante e faz mistério

Adriano apresentação flamengo (Foto: Reprodução/Instagram)Foto de Adriano com a camisa do Fla foi publicada por Fernando Pires (Foto: Reprodução/Instagram)
Adriano Imperador de volta ao futebol? Fernando Pires, cantor do grupo Só Pra Contrariar e amigo do jogador, deu indícios de que sim. Em seu Instagram, o músico publicou uma foto do atacante com a camisa do Flamengo e afirmou que o atleta "está voltando" em uma mensagem misteriosa.
- O meu parceiro Imperador está voltando hein!!! Aguardem !!! Força, Foco e Fé em Deus que tudo acontece!!!! Tamo junto nego vêiooooo @adrianoimperador Estamos contigo hein!!! - publicou.
Não há nenhuma informação, no entanto, que dê conta de um possível retorno do jogador. Em junho, o Internacional iniciou uma negociação com o atleta, que não avançou. Segundo o diretor de futebol Luís César Souto de Moura, a desistência do clube gaúcho se deu por dois fatores: a demora de acerto financeiro entre as partes envolvida

Neymar posta foto usando óculos de grau e boné e diz: 'Ninguém é perfeito'

Neymar resolveu mandar um recado antes de dormir. Em seu Instagram, divulgou uma foto em preto e branco em que aparece de boné e usando óculos de grau. O atacante do Barcelonaescreveu que 'ninguém é perfeito' - trecho de uma música do grupo Sorriso Maroto - e desejou boa noite em português e espanhol a seus seguidores.
- 'Eu sou desse jeito, ninguém é perfeito...' #BuenasNoches #BoaNoite - escreveu.
No domingo, Neymar estará em campo contra o Athletic Bilbao, pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol. O jogo, no estádio San Mamés, será às 18h (de Brasília).
Neymar Instagram (Foto: Reprodução / Instagram)Neymar publica foto em Instagram nesta sexta à noite (Foto: Reprodução / Instagram)

De uniforme, Thiago Silva posa com esposa e filho: 'Amores da minha vida'

De uniforme e segurando uma bola de futebol, Thiago Silva posou ao lado da esposa Isabele e do filho mais novo do casal, Iago. Pelo Instagram, o zagueiro do Paris Saint-Germain declarou seu amor à família e ainda lembrou que falta um terceiro membro no registro. Trata-se de Isago, o primeiro filho de Thiago e Belle, como é chamada a mulher do jogador.
- Amore da minha vida... Amo vocês @belle_silva e #iago. Falta um né, também te amo #isago! - escreveu.
Pelo Campeonato Francês, Thiago Silva e companhia entram em campo neste domingo, contra o Lyon, no Parc des Princes. A partida, válida pela 15ª rodada, começa às 18h (de Brasília).
Thiago Silva, esposa Isabelle e filho Iago (Foto: Reprodução/Instagram)Thiago Silva, a esposa Isabelle e o filho Iago (Foto: Reprodução/Instagram

Namorada de CR7 conquista primeiro lugar em lista das 100 mais sexy

Irina Shayk comemorou a conquista de um 'título' nesta sexta-feira. A namorada de Cristiano Ronaldo levou o primeiro lugar na lista das 100 mulheres mais sexy do mundo, feita pela revista russa Maxim. A classificação foi definida através de uma votação com os leitores da publicação. A modelo agradeceu.
- Obrigado pela agradável surpresa! Muito obrigado para os que votaram em mim! - escreveu ela no Facebook colocando a imagem que deu à ela a conquista.
Namorada Cristiano Ronaldo (Foto: Reprodução / Facebook )Namorada de Cristiano Ronaldo mostra no Facebook foto que rendeu à ela o título (Foto: Reprodução / Facebook

Piqué e Shakira acompanham jogo de basquete do Barcelona na Euroliga

Piqué jogo de basquete (Foto: Reprodução / Instagran)Piqué publicou foto do jogo de basquete do Barcelona (Foto: Reprodução / Instagram)
Não é apenas de futebol e música que vive o casalPiqué e Shakira. Nesta sexta-feira, os dois foram prestigiar a equipe de basquete do Barcelona, clube em que o zagueiro atua. Os dois foram clicados nas cadeiras do Palau Blaugrana, arena localizada na cidade catalã e palco do duelo contra o Fenerbahce pela Euroliga da modalidade.
Piqué é assumido um fã de basquete e já foi visto diversas vezes no Palau. Pelo Instagram, o atleta mostrou que estava mesmo gostando da partida. 
- Disfrutando de uma grande partida da Euroliga @fcbarcelona Fenerbahçe #FCBlive - escreveu, junto de uma foto dos atletas em quadra.
Pique e Shakira assistindo partida de basquete (Foto: EFE)Piqué e Shakira assistindo a partida de basquete (Foto: EFE)

Patrocinador investe mais de R$ 4 mi em carros de presente a time do Real

Cristiano Ronaldo Real Madrid (Foto: Reprodução / Facebook )Cristiano Ronaldo recebeu seu carro anual da Audi (Foto: Reprodução / Facebook )
Os jogadores do Real Madrid estão de carros novos. Cristiano RonaldoGareth Bale, Xabi Alonso, Marcelo, Sergio Ramos e companhia receberam do patrocinador do clube os novos automóveis para o próximo ano. O técnico Carlo Ancelotti também foi agraciado. E a empresa não economizou na hora de distribuir os "mimos". Apenas para a equipe titular foram mais de R$ 4 milhões investidos.
Em evento realizado em Madri, o clima era de descontração. Os atletas puderam testar a potência de seus novos Audis, dirigindo-os, e ainda posaram para fotos.
Os jogadores puderam escolher qual modelo de sua preferência para levar para casa. CR7 escolheu o modelo esportivo RS6 Avant, com 560 cavalos de força e tração nas quatro rodas. No mercado brasileiro, o valor é de R$ 556 mil, o mais caro dentre os escolhidos pelos atletas. O carro ainda chega aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos.
O evento anual do clube com a fabricante alemã é tradicional. As cerimônias ocorrem sempre em locais diferentes da capital espanhola. Em 2013, foi completado o 10º ano de parceria.
Bale Real Madrid (Foto: Reprodução / Facebook )Gareth Bale dirige o seu Audi Q7, de R$ 320 mil (Foto: Reprodução / Facebook )

Confira os modelos escolhidos por alguns dos jogadores:
Iker Casillas: 
Audi Q7 3.0 TDI - R$ 320 mil
Marcelo: Audi Q7 3.0 TDI - R$ 320 mil
Arbeloa: Audi SQ5 - R$ 310 mil
Pepe: Audi Q7 3.0 TDI - R$ 320 mil
Jesé: Audi Q7 3.0 TDI - R$ 320 mil
Sergio Ramos: Audi RS5 - R$ 441 mil
Xabi Alonso: Audi S7 - R$ 500 mil
Khedira: Audi Q7 3.0 TDI - R$ 320 mil
Di María: Audi Q7 3.0 TDI - R$ 320 mil
Gareth Bale: Audi Q7 3.0 TDI - R$ 320 mil
Cristiano Ronaldo: Audi RS6 Avant - R$ 556 mil
Carlo Ancelotti: Audi A8 4.2 TDI - € 74,5 mil (não foi lançado no Brasil)
Mosaico Carros Real MAdrid (Foto: Editoria de arte)