31 de mai. de 2013

Vai Pra Cima Deles, Mengô!


Acabou a conversinha fiada, agora é decisão. Vencer, vencer, vencer! A Arena vai bombar com 15 mil bem vestidos pra jogar junto com o time. Não invente moda na night de sexta, no sábado às 10 da manhã a bola vai quicar valendo tudo. Arrebenta eles, Mengão!
Mengão Sempre

Ferj tenta vetar jogo em Floripa, e Fla doa parte da renda por liberação

Orlando Scarpelli (Foto: Renan Koerich)O estádio Orlando Scarpelli receberá a partida
entre Flamengo e Náutico (Foto: Renan Koerich)
Por pouco o planejamento do Flamengo de passar a próxima semana em Santa Catarina não foi por água abaixo. Na terça-feira, o clube recebeu um ofício da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) proibindo a realização da partida contra o Náutico no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, na próxima quarta-feira, pela quarta rodada do Brasileirão. Com toda a programação organizada, o Rubro-Negro entrou em negociação com a entidade e um acordo que prevê a doação de parte da renda foi necessário para solucionar o problema.
Esta não foi a primeira vez que o clube sofreu com esta situação. Na primeira fase da Copa do Brasil, o Flamengo tentou mandar a partida contra o Remo para Juiz de Fora e não teve a liberação da Ferj. Dias antes do confronto, o presidente Rubens Lopes deu a autorização, mas o compromisso já estava marcado para Volta Redonda.
Sem estádio para mandar os jogos no Rio de Janeiro, o Flamengo optou por Florianópolis para disputar o jogo contra o Timbu para facilitar a logística, porque enfrenta no sábado seguinte, dia 8 de junho, o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse. Com o acordo para autorização, o elenco viaja na próxima terça-feira, após o treino da manhã no Ninho do Urubu.
O GLOBOESPORTE.COM tentou contato com o presidente da Ferj, Rubens Lopes, para comentar o caso, mas o dirigente está em viagem ao exterior. Já o Flamengo não quis se pronunciar sobre o tema.

Opções para lugar de Benite, Duda e Zanotti se dizem prontos para a final

Duda treino basquete Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Duda é uma das opções de José Neto
(Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Depois de assistir a uma parte do treino do banco, ficar na sala de fisioterapia e aparecer com uma bolsa de gelo na coxa direita na manhã desta sexta-feira, na Gávea, o ala-armador Vitor Benite foi vetado da decisão do NBB, neste sábado, entre Flamengo e Uberlândia, às 10h (de Brasília), na Arena da Barra. Sem o camisa 8, as opções do técnico José Neto são Bruno Zanotti e Duda.
O camisa 10 afirma que o time sentirá a ausência de Benite, mas tenta minimizar o fato. Para Duda, ficar sem o ala-armador é uma situação que se compara à perda de Marcelinho, logo na primeira partida da competição. Mesmo sem seu principal jogador durante toda a temporada, o Flamengo conseguiu ter a melhor campanha da primeira fase e chegar à final. Ele diz que se vê preparado para substituir o companheiro.
- Acho que o mais importante é que o time está focado e preparado, apesar das baixas do Benite e do Marcelo. Vai fazer muita falta. É um jogador de qualidade técnica indiscutível, que vem jogando em toda a competição, de seleção brasileira. Mas tivemos baixas em outros momentos, como o do próprio Marcelo, e não é agora que vamos baixar a guarda. Vamos estar preparados para mais uma superação - relatou.
benite flamengo nbb basquete treino (Foto: Gabriel Fricke)Benite viu parte do treino do banco e outra da sala de fisioterapia nesta sexta (Foto: Gabriel Fricke)
O paraguaio Zanotti fez coro a Duda. De acordo com ele, que veio para o Rubro-Negro na atual temporada após defender o Lanús, na Argentina, o Flamengo está preparado para superar a baixa.
- Nos preparamos por toda a semana, treinamos muito bem, estamos preparados para qualquer coisa. O time está pronto. Ainda não se foi falado quem será o substituto. Mas nós treinamos com o restante do time que já jogou todo o ano e estamos prontos para enfrentar qualquer variação - comentou.
O pivô Caio Torres, que esteve perto de ser mais um desfalque de José Neto, mostra que o discurso no Rubro-Negro está alinhado. O atleta, que conseguiu a liberação para a final após ter sido suspenso por conta da briga no fim do jogo 4 contra o São José, exaltou Benite, mas disse que o Flamengo conseguirá deixar a ausência de lado.
- É um ótimo jogador, sempre ajuda na defesa e no ataque. Mas já passamos por problemas o ano todo. O Marcelo esteve fora o ano todo e superamos. Vamos passar por mais essa - garantiu.
O Flamengo enfrenta o Uberlândia neste sábado, às 10h, na Arena da Barra, pela final da temporada 2012/2013 do NBB, com transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV. OGLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em tempo real com vídeos

Fla não poderá contar com Benite na final: 'Acreditei até o último momento'

benite marcelinho e helinho flamengo nbb basquete (Foto: Gabriel Fricke)Vitor Benite ficará um mês em tratamento
(Foto: Gabriel Fricke)
O Flamengo perdeu uma peça importante no esquema tático de seu time. Depois de dias de tratamento intensivo, Vitor Benite não terá condições de jogo para atuar na final do NBB 5 contra o Uberlândia. Com uma distensão na parte posterior na coxa direita, sofrida no jogo 5 da semifinal contra o São José, o ala-armador só poderá apoiar os companheiros sentado no banco. A decisão do campeonato será neste sábado, às 10h, na Arena da Barra, no Rio. A TV Globo e o SporTV transmitem ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
- Infelizmente o momento é muito difícil para mim. Depois de um ano de trabalho, não vou poder jogar a final. Agora, meu papel é estar do lado da equipe, apoiando, dando muita força e torcendo na quadra. Não poderei ajudar jogando, mas tenho certeza de que, junto com o Marcelinho, vou ter um papel de dar confiança para os jogadores. Fiz de tudo que podia para voltar e acreditei até o último momento, mas não depende só de mim. A lesão é muito forte - lamentou Benite.
De acordo com o médido da equipe, Claudio Cardone, a previsão é que ele volte à quadra em um mês.
- Foi uma lesão aguda, do tipo que não avisa quando vem. No último domingo, fizemos tratamento para tirar dor e, na segunda-feira, fizemos a ressonância que comprovou a lesão. Agora, é repouso total para a perna e fisioterapia - disse

Se formos campeões, dedicaremos ao Oscar', afirma Duda, do Flamengo

Marquinhos, do Fla, torce pela recuperação de Oscar Schmidt (Foto: Gabriel Fricke)Marquinhos usa a camisa 14 por causa de Oscar
(Foto: Gabriel Fricke)
Antes de a bola subir para a final do NBB, entre Flamengo e Uberlândia, às 10h deste sábado, Oscar Schmidt será homenageadona Arena da Barra. Um vídeo será exibido e os jogadores entrarão em quadra com uma faixa em apoio ao maior nome do basquete brasileiro, que esta semana revelou sua luta contra um câncer. Mas o que os rubro-negros mais desejam é conquistar o título para dedicar ao Mão Santa, jogador do clube entre 1999 e 2003.   
- É mais uma batalha na carreira dele. Um jogador com uma história bonita na seleção, que vestiu e encerrou a carreira com a camisa do Flamengo. Eu tenho certeza que ele vai vencer essa. Com toda a certeza, se formos campeões, dedicaremos o título ao Oscar - disse o ala-armador Duda, uma das opções do técnico José Neto para o duelo no lugar de Vítor Benite, com uma lesão na coxa.
Um dos principais jogadores do Rubro-Negro na campanha do NBB e concorrente ao prêmio de MVP da competição, o ala Marquinhos conta que Oscar Schmidt é uma de suas inspirações no basquete.

- Mandei minha mensagem para o Oscar. Que Deus possa estar cuidando muito dele nesse momento difícil, com muita saúde. Que ele ainda possa nos alegrar muito. Me inspiro muito nele - relatou.
Hélio Rubens, do Uberlândia, comenta situação de Oscar Schmidt antes do jogo contra o Flamengo (Foto: Gabriel Fricke)Hélio Rubens, do Uberlândia, deseja força a
Oscar Schmidt (Foto: Gabriel Fricke)
Além do time do Flamengo, o técnico Hélio Rubens, do Uberlândia, também falou de seu velho conhecido de seleção brasileira. Para ele, Oscar mudou a maneira de se jogar basquete.
- É um dos maiores arremessadores de todos os tempos e acho que temos que pensar positivo. Desejo a ele que dê tudo certo e tenho muito convicção de que ele vai sair dessa. Ele inovou a maneira de se jogar basquete. É um cestinha por excelência. Até hoje nunca vi ninguém igual. Tinha uma visão incrível de cesta. Ele não gostava de defender muito, mas acabou criando a maneira dele de jogar. E deu certo - opinou o técnico onze vezes campeão nacional, que já havia escolhido o Mão Santa entre seus cinco melhores comandados na carreira.

Oscar Schmidt defendeu a equipe carioca entre 1999 e 2003, sendo bicampeão estadual, em 1999 e 2002, além de vice-campeão brasileiro, em 2000. Disputou 219 partidas e marcou 7.241 pontos (média de 33 pontos por jogo) pelo clube carioca. Ele é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, sendo recordista mundial de pontos, com 49.737, superando o americano Kareem Abdul-Jabbar. O recorde é extraoficial, pois não havia súmulas de todos os jogos de Oscar no Brasil.
Basquete Oscar Flamengo (Foto: Reprodução/Site Oficial Oscar Schmidt)Oscar Schmidt vestiu a camisa do Fla entre 1999 e 2003 (Foto: Reprodução/Site Oficial Oscar Schmidt)
Em setembro, Oscar vai a Springfield, nos Estados Unidos, para a cerimônia de sua entrada no Hall da Fama do Basquete Mundial. O Mão Santa foi o líder de um dos maiores feitos do basquete mundial. Em 23 de agosto de 1987, o Brasil foi campeão dos Jogos Pan-Americanos ao bater os Estados Unidos em Indianápolis, casa dos americanos, na final. Os anfitriões jamais haviam perdido uma partida em seus domínios até então.
Oscar também foi medalha de bronze no Mundial de 1978, nas Filipinas. O ex-jogador participou de cinco Olimpíadas (Moscou, Los Angeles, Seul, Barcelona e Atlanta). A melhor colocação do Mão Santa com a seleção brasileira foi um quinto lugar, em Barcelona 1992, e Seul 1988. Ele é o maior cestinha da história dos Jogos, com 1.093 pontos.
A TV Globo e o SporTV transmitem o jogo ao vivo, sábado, às 10h (de Brasília). OGLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos. Dono do mando de quadra por ter feito a melhor campanha na fase de classificação, o Flamengo ganhou o direito de decidir o título em casa. Os ingressos já estão esgotados

Curtinha: Fla chega a Joinville sem assédio para o duelo com Furacão

hotel flamengo joinville (Foto: Fred Huber)Hotel onde a delegação do Flamengo está
hospedada em Joinville-SC (Foto: Fred Huber)
Depois de treinar no Ninho do Urubu, encarar um voo do Rio de Janeiro até Curitiba e uma viagem de ônibus, a delegação do Flamengo chegou a Joinville por volta de 17h desta sexta-feira. Apesar da torcida rubro-negra ser grande na cidade catarinense, os jogadores não foram assediados na chegada ao hotel. Nem o frio apareceu, já o termômetros marcavam cerca de 20º C.
Ainda sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Fla enfrenta neste sábado, às 16h20m (de Brasília), o Atlético-PR, na Arena Joinville. O Furacão também só tem um ponto no Brasileiro. Apesar da chegada tranquila na cidade, a expectativa é de que a torcida flamenguista esgote os 5 mil ingressos destinados a ela

Jogadores do Fla passam de rivais a tietes após o treino da Seleção

Depois do privilégio de serem chamados para treinarem junto com a seleção brasileira na Gávea, alguns dos jovens jogadores do Flamengo "convocados" por Luiz Felipe Scolari posaram de tietes dentro do vestiário rubro-negro ao fim da atividade. As fotos foram parar nas páginas pessoais no Instagram, como troféus por um dia inesquecível.
Montagem - Thomás com Neymar e DAvid Luiz treino seleção brasileira brasil (Foto: Reprodução/Instagram)Thomás com Neymar e com David Luiz após o treino da Seleção na Gávea (Foto: Reprodução/Instagram)
O meia Thomás postou uma foto com o zagueiro David Luiz e mostrou todo seu encatamento com a oportunidade recebida:
- Realizando um sonho ao treinar ao lado desses craques. Valeu mano - escreveu.
Samir Caetano e Neymar treinjo seleção brasileira brasil (Foto: Reprodução/Instagram)O zagueiro Samir posta foto ao lado de Neymar após
o treino da seleção (Foto: Reprodução/Instagram)
O encontro com Neymar também foi parar na rede social, mas na página pessoal do agora jogador do Barcelona.
- Estamos juntos, molecão!! - disse o craque da Seleção.
O zagueiro Samir também postou uma foto com o ex-santista e falou da missão de tentar marcar o jogador durante o treino.
- Graças a Deus hoje eu tive a honra de TENTAR marcar esse gênio aí. Enfim, muito feliz pela participação. Só agradecer a Deus pela oportunidade.
Neste sábado, às 15h, a Seleção faz o treino de reconhecimento do gramado do Maracanã, palco do amistoso contra a Inglaterra, domingo, às 16h.

Jorginho faz mistério sobre time do Flamengo para pegar o Furacão

Jorginho treino flamengo (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)Para Jorginho, existe chance até de Hernane e
Moreno juntos (Foto: Cezar Loureiro/Ag. O Globo)
Jorginho fez mistério em relação ao time do Flamengo que vai encarar o Atlético-PR, sábado, às 16h20m (de Brasília), na Arena Joinville, pela terceira rodada do Brasileirão. Sem nenhum tipo de treinamento tático após a derrota para a Ponte Preta, quarta-feira, em Juiz de Fora (o elenco realizou apenas um trabalho regenerativo e um rachão), o treinador deixou no ar a possibilidade de mudança entre os titulares. A maior dúvida está no ataque, onde Hernane e Marcelo Moreno brigam pelo posto de centroavante e podem até mesmo serem escalados juntos.
Questionado em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu, o treinador rubro-negro foi evasivo em sua resposta e deu a entender que levará em conta o aspecto físico na escolha dos 11 que começarão jogando. Após o trabalho da manhã, o elenco seguiu para Curitiba, no Paraná, de onde pega um ônibus até Joinville, palco do jogo com o Furacão, em Santa Catarina.
- Todas as possibilidades existem. Desde que tenhamos um grupo de qualidade, tudo é possível. Hoje (sexta-feira) é que bate o cansaço e preferimos observar.
Se não revelou a escalação, Jorginho ao menos confirmou a entrada de João Paulo na vaga de Ramon, na lateral esquerda. Por conta de uma pancada sofrida no tornozelo direito, no fim do jogo com a Macaca, o titular ficou no Rio de Janeiro para fazer tratamento. Sobre a dúvida no ataque, o treinador voltou a fugir de uma resposta objetiva e fez elogios à dupla Hernane e Moreno.
- Contamos com os dois. O Brasileiro é muito dinâmico. Não tem como contar com um apenas. Se tivesse mais, seria até melhor, ter sempre opção no banco. O plantel é limitado. O importante é saber que tenho dois grandes jogadores e a qualquer momento posso contar com eles.
Com um ponto em dois jogos, o Flamengo é apenas o 16º colocado na tabela de classificação e ainda não marcou gols no Campeonato Brasileiro.
Transmissão - Atlético-PR x Flamengo  - Globo para RJ, ES, Santos (SP), PR (menos Curitiba e Cascavel), Blumenau e Joinville (SC), PE, BA, CE, RN, AL, PB, SE, PI, Balsas (MA) e Regiões Norte e Centro-Oeste - PremiereFC 4 (Foto: Editoria de Arte)

Rafinha perde rendimento, e Jorginho defende: ‘Temos que acreditar’

Rafinha flamengo treino (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Rendimento de Rafinha foi defendido pelo técnico
Jorginho (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Há quem defenda a teoria de que o processo de afirmação de um jovem entre os profissionais é marcado por oscilações. Nesta gangorra, Rafinha tem vivido a parte baixa nos últimos tempos. Xodó da torcida após bom início entre os profissionais, o atacante de 20 anos não tem conseguido repetir as boas atuações e já vê a vaga cativa no time titular ser ameaçada. Quarta-feira, contra a Ponte Preta, Jorginho o sacou no intervalo e testou Marcelo Moreno e Hernane juntos no ataque. Para sábado, diante do Atlético-PR, em Joinville, o treinador fez mistério e não está descartada a possibilidade do pupilo de Zico ser reserva pela primeira vez na temporada.
Sem fazer um gol há quase dois meses – desde o dia 4 de abril, contra o Remo, pela Copa do Brasil -, Rafinha não tem tido sucesso no início do Brasileirão. Em análise dos especialistas do GLOBOESPORTE.COM, recebeu nota 5.5 pela exibição diante do Santos, já considerada abaixo da média, e somente 4.5 após ser facilmente batido pela defesa da Ponte Preta. Como comparação, no Carioca o jogador teve nota média 6,47. O panorama, no entanto, não assusta Jorginho, que adotou discurso protetor ao falar da promessa.
- Temos que acreditar o tempo todo no potencial. Ele não teve uma queda, fez uma grande partida contra o Santos. Não podemos nos limitar a um só jogo. Contra a Ponte foi um apagão geral, e não apenas de um atleta.
No Flamengo desde 2010, quando foi contratado ao CFZ, Rafinha estreou no profissional somente na temporada atual e participou de 20 partidas, todas como titular. O atacante marcou três gols, entre eles o eleito como mais bonito do Campeonato Carioca, na goelada por 4 a 0 sobre o Friburguense, pela Taça Guanabara, na qual foi o maior destaque. Já na Taça Rio, com a queda de rendimento da equipe, o jovem também desapareceu e brilhou somente na vitória sobre o Remo, em Belém, pela Copa do Brasil.
Transmissão - Atlético-PR x Flamengo  - Globo para RJ, ES, Santos (SP), PR (menos Curitiba e Cascavel), Blumenau e Joinville (SC), PE, BA, CE, RN, AL, PB, SE, PI, Balsas (MA) e Regiões Norte e Centro-Oeste - PremiereFC 4 (Foto: Editoria de Arte)

Neymar pede camisa do Flamengo, e clube promete enviar depois

O Flamengo abriu as portas de sua sede para a seleção brasileira nesta sexta-feira. No campo da Gávea, o técnico Luiz Felipe Scolari comandou o primeiro coletivo do time na preparação para a Copa das Confederações. Na passagem pela casa do Rubro-Negro, Neymar foi o mais assediado pelos sócios, que puderam assistir à atividade. Funcionários do clube também aproveitaram a chance de ficar perto do craque e registraram o encontro. No fim do treinamento, o atacante fez um pedido: uma camisa do Flamengo. Só que o presente teve de ficar para depois. A assessoria de comunicação do clube prometeu enviar uma peça para o novo jogador do Barcelona em breve.
Neymar Treino Seleção Brasileira Brasil (Foto: André Durão)Neymar durante o treino da seleção brasileira realizado na Gávea nesta sexta-feira (Foto: André Durão)
Em julho de 2012, Neymar treinou com a seleção brasileira na Gávea durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Londres. Na ocasião, Patricia Amorim, então presidente do Flamengo, foi ao campo a pedido dos filhos para tietar o jogador. Nesta sexta, por conta de alguns compromissos, o presidente Eduardo Bandeira de Mello não compareceu ao treino do Brasil. 
Neste sábado, às 15h, a Seleção faz o treino de reconhecimento do gramado do Maracanã, palco do amistoso contra a Inglaterra, domingo, às 16h.
treino seleção jogadores Gávea (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Jogadores da Seleção treinam na Gávea diante dos torcedores (Foto: André Durão / Globoesporte.com

Após gol sobre Julio César, Nixon revela: ‘Deu vontade de comemorar’

Passe de Lucas e gol em Julio César no primeiro toque na bola. Nixon, 20 anos, atacante do Flamengo, está acostumado a fazer gols em treinos. Mas nesta sexta-feira a sensação foi completamente diferente. Ele e mais quatro jogadores rubro-negros foram chamados para completar a equipe reserva da seleção brasileira, e o garoto conseguiu se destacar. Apesar de ficar pouco tempo em campo, já que entrou nos minutos finais, fez o gol do time de baixo no coletivo, que terminou empatado por 1 a 1 – David Luiz marcou de falta para os titulares. Depois de marcar, Nixon ficou em silêncio, mas sorriu por dentro (veja vídeo ao lado). Na saída da Gávea, local do treinamento, confessou:
- Deu vontade de comemorar (risos). Até a torcida do Flamengo comemorou, gritou 'Mengo'. Deu muita vontade de comemorar. Fiquei muito feliz e fiquei sorrindo no momento do gol.
Além de Nixon, treinaram com o time do técnico Luiz Felipe Scolari o atacante Thomás, os zagueiros Frauches e Samir e o volante Diego Silva.
Diego Silva, Nixon, Frauches, Samir e Thomás treino seleção (Foto: Thiago Correia)Diego Silva, Nixon, Frauches, Samir e Thomás: chamados para treinar com a seleção (Foto: Thiago Correia)
- Estou muito feliz. É um privilégio, um prazer, uma vontade que todo brasileiro tem de treinar com a Seleção. Foi uma oportunidade boa, independentemente das circunstâncias. Pude entrar e fazer o gol na primeira bola que peguei, num contra-ataque, depois de um passe do Lucas. Fico feliz pela chance – contou Nixon.
Autor de três gols como profissional do Flamengo, pela primeira vez o jogador viu-se frente a frente com Julio César, jogador revelado na Gávea em 1997.
- É um goleiro de excelente histórico, de muito currículo. Enfrentei outros goleiros importantes, mas fazer um gol nele, um grande ícone, é gratificante. Na hora que cheguei no vestiário já tinha mensagens no celular. Vou chegar em casa e ligar para a família toda, para os amigos, desfrutar esse momento tão importante na minha vida.
Nixon é natural de Juazeiro, na Bahia, terra que também revelou o lateral-direito Daniel Alves. No vestiário, os conterrâneos trocaram algumas palavras. O atacante do Flamengo foi até intermediário de uma fã de Neymar.   
- Conversei com David Luiz, tive a chance de falar com ele. Com o Fernando, volante. Conversei com Neymar também lá dentro. Entreguei o presente que uma menina com problemas de audição pediu que entregasse.
Neste sábado, às 15h, a Seleção faz o treino de reconhecimento do gramado do Maracanã, palco do amistoso contra a Inglaterra, domingo, às 16h.

Cabral garante Maracanã seguro, mas 600 operários trabalham no interior

Um dia após a polêmica sobre a liberação do Maracanã para o amistoso entre Brasil e Inglaterra, domingo, o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, garantiu que o estádio é seguro para o público. Entregue na semana passada à Fifa, o palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo ainda conta com muitas obras no entorno e, apesar da Empresa de Obras Públicas (Emop) dizer que a reforma está 100% concluída, 600 operários trabalham no interior da arena.
- Posso assegurar que o estádio está absolutamente seguro, teremos um jogo extraordinário, uma partida com conforto para a população. No entorno, na parte interna... A Polícia Militar estará presente com todo seu efetivo - disse Cabral, durante a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle, segundo a Agência Brasil.
obras Maracanã entorno cidade (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)Operários da Prefeitura trabalham nas obras do entorno do Maracanã (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)
Os 600 operários do governo permanecem no estádio cuidando da parte elétrica e hidráulica. Além deles, muitos funcionários do COL (Fifa) começaram a trabalhar nas instalações das estruturas temporárias, haverá cerca de 12 mil pessoas nos seis estádios no início do período de uso exclusivo de controle. No entorno, a obra é de responsabilidade da prefeitura do Rio de Janeiro.
- A prefeitura está concluindo obra, mas é evidente que quem for no domingo para assistir ao jogo vai ficar feliz, e quem for para olhar problema vai achar algum tipo de problema, obviamente - afirmou Cabral.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras afirmou que os trabalhos no exterior do Maracanã serão concluídos no sábado, véspera do amistoso: "A Secretaria Municipal de Obras informa que entregou à Fifa, nesta segunda-feira dia 27, a área de trânsito de pedestres do Estádio Mário Filho. Dois setores só foram liberados há menos de um mês para as intervenções da SMO, porque estavam ocupados pelos canteiros de obra e contêineres instalados para a reforma no interior do estádio realizadas pelo governo estadual. As obras do entorno seguem em ritmo acelerado, com aproximadamente 1.500 operários trabalhando em três turnos para concluir os últimos ajustes, que ficarão prontos antes dos jogos oficiais da Copa das Confederações. Com relação à ciclovia, ela foi finalizada ontem, dia 30.  O projeto 'Parque Maracanã' requalificou a área, transformando o local em um grande espaço para lazer e prática de esportes. Entre os serviços de urbanização, a SMO realizou obras de infraestrutura, novas calçadas, ciclovia, acessibilidade, iluminação e paisagismo".
obras Maracanã entorno cidade (Foto: Thiago Lontra / Agência O Globo)Cerca de 1.500 operários da prefeitura trabalham no exterior do estádio (Foto: Thiago Lontra / Ag. O Globo)
Além de operários, funcionários e voluntários da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) também trabalham no interior do Maracanã e dos outros cinco estádios da Copa das Confederações. Em nota oficial, o COL afirmou que "o período de uso exclusivo pode ser considerado como aquele que permite à organização do evento transformar um estádio 'neutro' no estádio do evento, com toda a roupagem e necessidades de infraestrutura que um torneio da magnitude da Copa das Confederações da Fifa exige. Isso inclui estruturas temporárias, sinalização, tecnologia e controle de segurança para que os estádios fiquem com o padrão". Voluntários que trabalharão para orientar os torcedores durante os jogos - sobre os lugares marcados, por exemplo - estão fazendo treinamento no estádio.
A parte externa é a que mais preocupa. Nesta quinta, uma liminar da Justiça do Rio chegou a suspendeu o jogo por “considerar que o estádio não oferece segurança para o público”. No fim da noite, a Procuradoria do Estado apresentou os laudos que faltavam para assegurar a realização da partida, e a juíza Gracia Cristina do Rosário revogou a liminar.
Na manhã desta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Obras entrou na fase final das obras de requalificação do Parque Maracanã. Técnicos seguem trabalhando na conclusão da ciclovia do entorno do estádio, que será de asfalto albino com pigmento vermelho, material inédito em ciclovias cariocas. Os serviços serão finalizados até o final desta semana.
Maracanã (Foto: GLOBOESPORTE.COM)Quase pronto, Maracanã ainda tem 600 operários trabalhando no interior (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Chelsea quer oferecer Torres mais R$ 83,4 milhões por Cavani, diz jornal

Cavani gol Napoli Torino (Foto: AP)Cavani é a estrela do Napoli (Foto: AP)
Chelsea e Manchester City deverão protagonizar um duelo de gigantes no mercado de transferências. Os Blues entraram na briga para ter o atacante Cavani, do Napoli, sonho antigo dos Citizens. Segundo o jornal "Daily Mail", os londrinos estão dispostos a oferecer 30 milhões de euros (R$ 83,4 milhões) mais o espanholFernando Torres pelo uruguaio.
Nenhum dos clubes quer pagar a multa rescisória de Cavani, que é de 60 milhões de euros (R$ 167 milhões), mas na visão do Chelsea, Torres tem valor de mercado de 30 milhões de euros, o que, somado à quantia oferecida, igualaria o valor exigido pelo clube italiano. Conta a favor dos Blues, o fato de Rafa Benítez, que foi confirmado recentemente como técnico do Napoli, ter comandado o atacante espanhol no Liverpool e no Chelsea.
O City trabalha com um plano parecido com o do rival e pretende ceder o atacante Dzeko mais uma quantia em dinheiro. A valorização de Cavani é refletida em seus números. Na temporada que se encerrou, o atacante marcou 29 gols em 34 jogos. Desde que chegou ao Napoli, em 2010, fez 78 gols em 104 partidas no Campeonato Italiano.

Ingleses vivem dia de descontração no Rio e treinam em clima recreativo

Enquanto a seleção brasileira se concentra e busca entrosamento para a Copa das Confederações, a Inglaterra de Roy Hodgson, ao que tudo indica, veio ao Brasil a passeio. O resultado do amistoso deste domingo, no Maracanã, não parece preocupar o time de Rooney, Lampard & cia., a julgar pelo treino quase recreativo desta sexta-feira e pela agenda da equipe britânica. Pela manhã, alguns atletas foram à ONG Bola Pra Frente (criada pelo técnico do Flamengo, Jorginho). À tarde, o trabalho no campo, que foi interrompido até para foto com militares, durou menos de uma hora, incluindo a pausa festiva.
A sexta-feira dos ingleses começou em evento marcado para as 11h. O goleiro Joe Hart, além de Theo Walcott, Jermain Defoe e Jack Rodwell foram recebidos por Bebeto, tetracampeão e membro do Comitê Organizador Local (COL), e pela batucada das crianças do projeto social em Guadalupe, Zona Norte do Rio. Tiveram uma rápida aula de samba e Hart chegou a brincar com um dos tambores.
Lá, os britânicos minimizaram a possível suspensão do amistoso de domingo, rapidamente revertida na Justiça. Também estiveram presentes o técnico Roy Hodgson e o seu auxiliar Gary Neville, ex-capitão da seleção inglesa, que na quinta-feira brincou com a liminar que proibiu temporariamente o uso do Maracanã afirmando que os britânicos teriam de jogar na praia.
Roy Hodgson Inglaterra visita projeto social (Foto: Reuters)Técnico Roy Hodgson e jogadores se divertem com instrumentos no Bola Pra Frente (Foto: Reuters)
Já à tarde, no hotel no Leme que abriga a equipe inglesa, torcedores, hóspedes e curiosos começaram a se agrupar no saguão para buscar aproximação com os jogadores na saída para o treino marcado para 16h na Escola de Educação Física do Exército, na Urca. Antes que a aglomeração se tornasse maior, Hart passeou pelo local e atendeu fãs com toda cortesia.
Roy Hodgson Bebeto Inglaterra visita projeto social (Foto: EFE)Tetracampeão Bebeto abraça Roy Hodgson durante
a visita ao projeto social de Jorginho (Foto: EFE)
Mas o campeão de simpatia foi o veterano Ashley Cole. Mesmo com um número bem maior de pessoas já concentradas atrás de autógrafos e fotos, ele foi o único da delegação a atender pacientemente todos os que conseguiu antes de entrar no ônibus. Os mais aguardados, Rooney e Lampard, aproveitaram o corredor montado pela segurança do hotel e passaram reto. Hart, que já tinha distribuído sua cota de autógrafos mais cedo, fez o mesmo.
Depois de duas horas em frente ao hotel para conferir os ídolos, o torcedor Pedro Caetano conseguiu o autógrafo apenas de Cole, mas achou os ingleses "um pouco distantes".
- São mais frios. Não são tão acostumados ao assédio, acho... - disse Caetano.
O treino na Urca foi praticamente uma recreação. Os jogadores entraram no gramado para um rápido aquecimento e, minutos depois, o campo foi "invadido" por um batalhão de militares britânicos, que neste sábado disputarão um amistoso, também na Escola de Educação Física do Exército, contra os militares brasileiros. A partida masculina está programada para 10h e a feminina para 8h. Desta vez, os jogadores foram bastante receptivos e cumprimentaram a todos, trocaram sorrisos e posaram juntos para uma foto.
treino inglaterra (Foto: Cintia Barlem)Militares britânicos invadem gramado no campo de treino para fotos com os jogadores (Foto: Cintia Barlem)
De volta ao trabalho, Neville assumiu o comando e passou a orientar um treinamento com campo reduzido, com foco no toque de bola. Nenhuma pista de escalação da equipe que atuará no Maracanã no domingo. Os atletas foram divididos em três grupos. O técnico Roy Hodgson apenas observou o trabalho. Em menos de uma hora, os ingleses se retiraram do campo e retornaram para o hotel. Neste sábado, ele deve conceder uma entrevista coletiva no início da tarde e em seguida a seleção inglesa fará um reconhecimento do gramado do Maracanã.
Jagielka, Gary Cahill  Milner Inglaterra tiram foto com fãs em frente ao hotel (Foto: Cíntia Barlem)Jagielka, Gary Cahill e Milner dão atenção ao
fã brasileiro no hotel no Leme (Foto: Cíntia Barlem)
Na seleção brasileira, por outro lado, o técnico Luiz Felipe Scolari mandou a campo um esboço do que deverá ser o time titular no domingo. Em treino na sede do Flamengo, na Gávea, ele escalou Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Paulinho e Oscar; Lucas, Neymar e Fred. Recém-chegados da classificação do Atlético-MG na Libertadores, na noite da última quinta-feira, o zagueiro Réver e o meia-atacante Bernard ficaram no hotel descansando. O coletivo na Gávea terminou empatado em 1 a 1, com Felipão ensaiando jogadas e procurando orientar a defesa.
Exemplo da diferença de cobrança e de momento, já que a seleção brasileira vive fase delicada, alguns jogadores com problemas físicos treinaram normalmente, incluindo Fred, diagnosticado com uma fratura incompleta na costela. Além dele, Daniel Alves e Fernando, que deixaram o hotel pela manhã para tirar acúmulo de cera dos ouvidos, e Hernanes, que perdeu um dos dentes e também saiu da concentração para recolocar o pivô, trabalharam sem problemas à tarde.
Roy Hodgson Inglaterra visita projeto social (Foto: AFP)Ao lado de Bebeto, jogadores ingleses tocam música com os jovens da ONG de Jorginho (Foto: AFP)
Rooney treino Inglaterra Rio de Janeiro (Foto: EFE)Estrela inglesa, Rooney bate bola durante o treino na Escola de Educação Física do Exército  (Foto: EFE)

Muricy deixa o comando do Santos, que cogita Bielsa, mas efetiva sub-20

Muricy Ramalho não é mais o técnico do Santos. Ele foi comunicado da decisão na última quinta-feira pela cúpula do Peixe, que decidiu iniciar um processo de reformulação no clube (confira mais detalhes abaixo). Muricy vinha sendo alvo de críticas por parte dos conselheiros e dirigentes, mas era mantido pelo presidente licenciado, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, o Laor. No entanto, após a derrota para o Botafogo, por 2 a 1, na última quarta-feira, a situação ficou insustentável para o comandante, e o Comitê de Gestão optou pela demissão.
Após o jogo contra o Botafogo, Muricy chegou a cobrar mais uma vez a chegada de reforços, alegando que o elenco sofria com muitas contusões e desfalques. Na última quinta-feira, ele foi chamado para uma conversa com a diretoria e ficou sabendo que estava fora. O anúncio foi feito nesta sexta. O Peixe irá pagar a multa rescisória. O valor está sendo discutido com os representantes do técnico, que tinha contrato até o final deste ano.
- A conversa com Muricy foi muito cordial. Entendemos que tivemos um período muito vitorioso, mas temos de identificar quando deve ser feita uma reconstrução do trabalho. Houve um decréscimo de resultados. Por isso, decidimos reformular a comissão técnica - afirmou Odílio Rodrigues, vice-presidente do Peixe.
O treinador, por meio de nota oficial, disse que é grato ao clube e desejou sorte ao Peixe.
- Quero agradecer o comportamento e o apoio dos torcedores e de todas as pessoas com quem tive o orgulho e satisfação de trabalhar neste período. Aos funcionários, atletas e membros da comissão técnica, que são profissionais de altíssimo nível, além da diretoria do Santos. Quero desejar a eles boa sorte em sua caminhada.
A rejeição a Muricy era tão grande que possíveis substitutos já vinham sendo discutidos nos últimos dias. O nome de Marcelo Bielsa, técnico do Athletic Bilbao, da Espanha, foi cogitado. Assim como o de Mano Menezes e Dorival Júnior. No entanto, a diretoria santista resolveu apostar em Claudinei Oliveira, técnico do time sub-20. Ao anunciar a mudança na comissão técnica, Odílio Rodrigues garantiu que Claudinei, comandante do Peixe no título da Copa São Paulo deste ano, não é interino.
- Claudinei tem uma carreira vitoriosa em Santos. Nasceu na base. É uma pessoa que conhece bastante o clube e o elenco. Quando conversamos, em nenhum momento usamos a palavra interino, tampão. Não é. Ele foi convidado a assumir o time e tem a nossa confiança - afirmou Odílio Rodrigues.
Claudinei estreia contra o Grêmio, neste sábado, às 16h20, na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Brasileirão.
Muricy Ramalho treino Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Muricy deixa o Peixe após conquistar quatro titulos em dois anos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
Saldo bem positivo
Muricy assumiu o Peixe no início de abril de 2011, ganhou o Paulista do mesmo ano e de 2012, além da Libertadores de 2011 e a Recopa Sul-Americana de 2012. Perdeu a final do Mundial de Clubes de 2011 para o Barcelona.
No início da tarde desta sexta-feira, o Santos divulgou uma nota oficial nas redes sociais confirmando a demissão de Muricy e explicando que está adotando um processo de reformulação no clube, não só na parte financeira como vários aspectos, dentro e fora de campo. Confira a íntegra da nota:
O Comitê de Gestão decidiu que Muricy Ramalho não é mais técnico do time profissional do Santos FC. A decisão foi comunicada ao treinador nesta quinta-feira (30/5).
Muricy Ramalho assumiu como técnico do Santos FC em abril de 2011. Na ocasião, ajudou o Clube a sagrar-se bicampeão paulista, tri da Libertadores e vice-campeão mundial. Em 2012, liderou o Santos na conquista do tricampeonato paulista e no título da Recopa Sul-Americana. Em 2013 foi vice-campeão paulista. Ao todo, liderou o Santos em 150 jogos, alcançando 72 vitórias, 42 empates e 36 derrotas
O Comitê de Gestão agradece os serviços prestados pelo técnico, que marcou seu nome na história do Santos.
Claudinei Oliveira, técnico do Sub-20 do Santos FC campeão da Copa São Paulo deste ano e desde 2009 no Clube, dirige o time profissional na partida deste sábado, contra o Grêmio, na Vila Belmiro.
REFORMULAÇÃO

O Santos FC inicia um processo de reformulação após um dos períodos mais vencedores da história de 101 anos do Clube, com seis títulos conquistados e dois vice-campeonatos em um período de 40 meses, além da recuperação financeira que culminou, na semana passada, com a conquista da Certidão Positiva com efeitos de Negativa (Cepen), emitida pelo Ministério da Fazenda.
Esta reformulação será conduzida com serenidade pelo Comitê de Gestão em nome dos interesses dos nossos milhões de torcedores e mais de 65 mil sócios para que o Santos FC continue crescendo dentro e fora de campo.
*Colaborou Fernando Prandi