28 de fev. de 2013

Xabi Alonso exalta CR7 e diz que Mou tem bom relacionamento com elenco


Cristiano Ronaldo Xabi Alonso Real Madrid (Foto: Getty Images)Cristiano Ronaldo e Xabi Alonso (Getty Images)
Destaque da vitória do Real Madrid sobre o Barcelona na última terça-feira, o atacanteCristiano Ronaldo ganhou rasgados elogios do meia Xabi Alonso, seu companheiro de equipe.
- Ronaldo é um dos jogadores mais ambiciosos que conheço, que revela uma tremenda vontade de marcar em todos os jogos. A sua capacidade física e técnica é impressionante. É um jogador completo. Tem um remate fortíssimo e sabe como eliminar um adversário no um contra um. Sabe encontrar e aproveitar os espaços - afirmou Xabi Alonso, em declarações publicadas pelo jornal português “A Bola”.
O meia espanhol também exaltou o técnico José Mourinho.
- É um líder. O nosso treinador é para mim um dos melhores do mundo. Fico impressionado com a sua capacidade de estabelecer um bom relacionamento com os seus jogadores – salientou Xabi Alonso, mostrando que, pelo menos no discurso, a relação com Mou é muito boa (ao contrário do que especula boa parte da imprensa espanhola).
Além dos elogios aos portugueses, Xabi Alonso também de uma leve alfinetada no esquema do Barcelona, que privilegia o toque de bola, chamado de “tiki-taka” na Espanha.
- Não apostamos no tiki-taka. O nosso objetivo é claro: A área contrária. No Real Madrid trocamos rapidamente a bola, com passes em profundidade e que criam inúmeras oportunidades – disse

Polêmica: Real Madrid quer realizar final da Copa do Rei no Camp Nou


camp nou, barcelona (Foto: Julyana Travaglia/Globoesporte.com)O Real Madrid que jogar final da Copa no Camp
Nou(Foto: Julyana Travaglia/Globoesporte.com)
Com a decisão dos dois finalistas da Copa do Rei (Real Madrid e Atlético de Madri), falta apenas bater o martelo quanto ao local da partida derradeira. A Federação de Futebol da Espanha obriga o campo a ser neutro, o que inviabilizaria o Santiago Bernabéu e o Vicente Calderón, estádios das duas equipes. Assim, o time de José Mourinho solicitou que a decisão fosse marcada para o Camp Nou, em plena casa do principal rival, oBarcelona.
O pedido seria uma espécie de vingança, uma vez que na temporada passada o Barcelona solicitou jogar no Barnabéu a final da Copa, que acabou no Vicente Calderón, pois o Real argumentou que havia obras nas arquibancadas. Na época especulou-se que o motivo verdadeiro fosse a insatisfação de ver o principal rival poder levantar uma taça dentro de sua própria casa.
A federação avalia os pedidos com base em dois quesitos: capacidade e neutralidade. Sendo assim, o Camp Nou seria o mais indicado, já que conta com 99 mil assentos e fica em Barcelona. Entretanto, há outros locais onde a partida poderia ser realizada. O estádio Olímpico de Sevilha (capacidade de 57 mil) é uma opção, e o Mestalla (52 mil), em Valência, seria uma terceira alternativa

Rooney, Hart e Gerrard se reúnem para apoiar organização de caridade


Steven Gerrard e Theo Walcott apoiaram a causa (Foto: Reprodução/Daily Mail)Steven Gerrard e Theo Walcott apoiaram a causa
(Foto: Reprodução/Daily Mail)
Os jogadores da Premier League deixaram as rivalidades de lado por um dia em prol de uma boa causa. Wayne Rooney, do Manchester United, Joe Hart e James Milner, do Manchester City, Theo Walcott, do Arsenal, e Steven Gerrard, do Liverpool, se reuniram para usar narizes de palhaço e vestir camisetas personalizadas com a imagem do comediante Tommy Cooper como forma de demonstrar apoio à Comic Relief, uma organização britânica de caridade, que busca combater a miséria por meio de risadas.
A ação busca arrecadar dinheiro para ajudar pessoas que morem na África e também no Reino Unido. O design da camiseta é da estilista Stella McCartney. Além dos atletas do campeonato inglês, os jogadores do escocês Celtic usaram os narizes durante o treino desta quarta-feira.
James Milner, Joe Hart e Wayne Rooney vestiram a camisa da ação (Foto: Reprodução/Daily Mail)James Milner, Joe Hart e Wayne Rooney vestiram a camisa da ação (Foto: Reprodução/Daily Mail)
Jogadores do Celtic no treino desta quarta-feira (Foto: Reprodução/Daily Mail)Jogadores do Celtic no treino desta quarta-feira (Foto: Reprodução/Daily Mail

Atacante Benzema é flagrado a 216 km/h em estrada próxima a Madri


Benzema abusa da velocidade real madrid (Foto: Reprodução)Benzema abusa da velocidade (Foto: Reprodução)
Karim Benzema pode ser rápido com seus gols em campo, mas tem que maneirar com o assunto é velocidade nas ruas. O jogador do Real Madrid foi pego na madrugada do dia 3 de fevereiro com seu Audi a 216 km/h em uma estrada em que o limite é 100 km/h.
De acordo com o jornal El País, o atacante foi fotografado pelas câmeras de tráfego na altura do término municipal de Pozuelo de Alarcón, próximo ao condomínio La Finca, onde vive boa parte do plantel merengue inclusive Benzema.
O atleta havia sido chamado pelos órgãos de trânsito na terça-feira para responder pelo delito em frente a um juiz. O jogador, orientado pelos advogados do Real Madrid, acabou pedindo ao magistrado para que marcasse nova data, já que a audiência coincidia com o clássico diante do Barcelona.
A punição à infração começa por Benzema não poder mais conduzir seu veículo por um bom tempo: um ano é a pena mínima e quatro anos a máxima. O boleiro poderia ainda enfrentar uma pena de três a seis meses de duração, que seria a mais extrema. Ainda poderia ser obrigado a pagar uma multa de seis a 12 meses com um valor que pode ir de 5 a 400 euros diários.

Aguero aluga jatinho para ver show de seu novo affair na Argentina


Sergio "Kun" Aguero vive uma nova paixão. O jogador está envolvido com a cantora Karina "La Princesita" Tejeda. O atacante do Manchester City chegou a alugar um pequeno avião e voar da Inglaterra até a Argentina para assistir a um show da amada em Esquel, Patagônia, há alguns dias.
O pai da artista argentina confirmou o encontro do casal, mas sem garantir se é namoro ou não.
- Eles, como amigos ou como queiram chamar, estão muito bem - disse Leandro Tejeda, em entrevista ao site Ciudad.com.
Aguero e Karina começam affair (Foto: Reuters)Aguero e Karina começam affair (Foto: Reuters)

Leo Messi assina acordo com empresa de telecomunicações


Messi fecha com empresa de telecomunicações (Foto: Reprodução / Facebook)Messi fecha acordo (Foto: Reprodução / Facebook)
Lionel Messi assinou um acordo com a empresa de telecomunicações Ooredoo, antiga Qatar Telecom (Qtel). O craque atuará como embaixador global e terá sua imagem promovida no Oriente Médio, África e Ásia. A Fundação Leo Messi também terá papel importante com projetos sociais nesses locais

Beckham e Zidane participam de evento em plena Champs-Élysees


Nada como estar em Paris e encontrar dois ícones do futebol. Quem passou pela Champs-Elysees na quarta-feira conseguiu obter esse feito. David Beckham e Zinedine Zidaneparticiparam de uma ação promocional de uma marca de materiais esportivos que patrocina ambos. O meia do PSG e o ex-jogador da seleção francesa autografaram bolas e camisas para 30 sortudos selecionados pela empresa através do Twitter.
Zidane e Beckham participam de ação promocional na França (Foto: AFP)Zidane e Beckham participam de ação promocional na França (Foto: AFP)
  •  
Zidane e Beckham participam de ação promocional na França (Foto: AFP)Um grande outdoor de Beckham na avenida mais famosa de Paris (Foto: AFP)
Zidane e Beckham participam de ação promocional na França (Foto: AFP)Zidane com uma fã (Foto: AFP)

Conmebol aguarda relatório sobre torcedores no jogo; Timão se defende


O Corinthians só saberá nesta sexta-feira se receberá alguma penalização pela presença dos quatro torcedores que entraram no Pacaembu na última quarta-feira, durante a vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, pela Taça Libertadores. A Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) aguarda a chegada do relatório da partida para se posicionar. A entidade só deve se pronunciar após o encontro marcado para as 9h desta sexta, em sua sede em Assunção.
Os quatro torcedores conseguiram uma liminar na Justiça que lhes concedeu o direito de acompanhar o jogo no Pacaembu, mesmo diante da punição imposta ao Corinthians de atuar com portões fechados. O clube recebeu a pena em medida cautelar devido à morte de Kevin Espada no duelo contra o San José, dia 20, em Oruro.
A avaliação da Comissão Disciplinar será feita com base no relatório do jogo elaborado por Francisco Figueiredo, delegado da partida. Ele desembarca em Assunção ainda nesta quinta-feira, de acordo com a Conmebol.
Ciente dos riscos que corre, o Corinthians já se mexeu. Nicolás Leoz, presidente da Conmebol, revelou que recebeu uma ligação do presidente do Timão, Mario Gobbi, explicando que o clube não tinha relação alguma com a liminar concedida pela Justiça brasileira. A diretoria alvinegra, inclusive, pediu que os torcedores desistissem de entrar no Pacaembu.
O temor do Corinthians é que o delegado faça críticas duras à presença dos quatro torcedores dentro do estádio. Neste caso, o fato pesará contra o clube no julgamento da Comissão Disciplinar. No relato da partida no site da Conmebol, a presença dos torcedores não é mencionada em momento algum.
Corinthians x Millonarios (Foto: Marcos Ribolli)Torcedores preferiram não acatar pedido do Corinthians e viram o jogo dentro do Pacaembu (Foto: Marcos 

Seleção rubro-negra


O movimento organizado para celebrar os 60 anos de Zico conseguiu reunir uma verdadeira seleção rubro-negra para gravar um samba em homenagem ao Galinho. Além de sambistas consagrados como Arlindo Cruz, Dudu Nobre, André Diniz, Reinaldo, Dominguinhos do Estácio, Neguinho da Beija-Flor e integrantes do Fundo de Quintal, artistas de outras áreas também estiveram presentes, como a jogadora de vôlei Leia, o jogador de basquete Marcelinho Machado, o ator Thiago Lacerda e o humorista Marcius Melhem. A música ainda não foi divulgada, mas você pode ver o encontro dos rubro-negros no vídeo abaixo.

Hernane dá dica para Rafael Marques vencer jejum, mas só após semifinal


A semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo, domingo, às 16h, no Engenhão, colocará frente a frente atacantes que vivem momentos distintos. Pelo Rubro-Negro, Hernane, artilheiro do Campeonato Carioca, com oito gols; no Alvinegro, Rafael Marques, que jamais balançou a rede pelo time, numa busca que começou no dia 18 de julho de 2012.
Hernane dá a receita para o adversário, mas diz que ela só poderá ser usada depois da partida entre as equipes.
- Ele (Rafael Marques) tem que ter tranquilidade, cabeça no lugar, isso faz parte, acontece, atacante vive isso. Já, já está passando - afirmou Hernane.
hernane flamengo coletiva (Foto: Janir Júnior)Hernane não esconde ansiedade para semifinal contra o Botafogo (Foto: Janir Júnior)
Pouco depois, deixou claro que espera que não seja na semifinal:
- Contra a gente, não. Deixa para o próximo.
Depois dos gols na fase classificatória, Hernane encara o primeiro jogo decisivo. O atacante, que marcou diante de Vasco e Botafogo nesse Carioca, não encara a partida com o Botafogo como um teste definitivo, mas deixa claro que sabe qual é sua missão.
- No Flamengo, o teste é a cada jogo, tenho que mostrar cada vez mais. A partida será uma decisão, e vestindo a 9 do Flamengo tenho que fazer gols, estar atento e agradar a todos - destacou o jogador.
Hernane não esconde a ansiedade, mas diz que o momento é de ter tranquilidade:
- Ansioso todo jogador fica. O time está focado, esperamos essa semifinal, agora é ter a cabeça no lugar, tranquilidade que as coisas vão acontecer - destacou o camisa 9, que revelou que uma das missões do time é anular o meio-campo do Botafogo.
A boa fase fez Hernane assinar seu contrato de renovação com o Flamengo. O clube comprou 50% dos direitos econômicos, firmou novo vínculo por três anos e teve que solucionar uma dívida ainda da gestão de Patricia Amorim para conseguir o desfecho positivo da negociação.
- Antes de ele assinar, tivemos que quitar uma dívida ainda referente ao atacante Wanderley - lembrou o diretor executivo Paulo Pelaipe, referindo-se a uma transação realizada em 2011.

Sem fronteiras: Rafinha grava programa veiculado até na China


Aos poucos, o sucesso de Rafinha no Flamengo rompe as fronteiras do Brasil. Na manhã desta quinta-feira, o jovem concedeu entrevista para uma produtora inglesa responsável pelo programa Espírito do Esporte, veiculado em redes televisivas de diversos países, inclusive Cingapura e China. E Rafinha não teve que se virar para responder as perguntas em inglês, já que um dos produtores fala português e conduziu a entrevista.
Um dos tópicos abordados foi a relação com Zico, que teve Rafinha como jogador do CFZ. O Galinho também será entrevistado pela produtora inglesa.
rafinha flamengo (Foto: Janir Junior)Rafinha dá entrevista para produtora inglesa (Foto: Janir Junior)
Nesta quarta-feira, o atacante, de 19 anos, assinou com o Flamengo por cinco anos. O novo vínculo vai vigorar de 1º de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2018. Com a renovação, o clube estabeleceu uma multa rescisória para clubes do exterior de € 50 milhões (quase R$ 130 milhões). Para equipes brasileiras, o valor é de R$ 23 milhões.
No próximo domingo, o novo xodó da torcida rubro-negra vai disputar a primeira semifinal como profissional do clube. O Flamengo enfrenta o Botafogo em busca da vaga na decisão do primeiro turno. A partida será às 16h (de Brasília), no Engenhão.
Rafinha é o destaque do Rubro-Negro neste início de temporada. Titular absoluto do técnico Dorival Júnior, o jovem tem dois gols na Taça Guanabara e é a principal revelação do campeonato. O contrato anterior terminaria em março de 2014. O Flamengo é dono de 50% dos direitos econômicos. A outra metade é da MFD.

Depois de recarregar baterias, Elias garante gás na semifinal da Taça GB


elias flamengo (Foto: Janir Junior)Elias será titular na semifinal com o Botafogo,
domingo, no Engenhão. (Foto: Janir Junior)
Elias ficou fora do jogo com o Olaria pela última rodada da fase classificatória para aprimorar a forma física. Renato Abreu foi o substituto e fez os dois gols da vitória por 2 a 0, mas seguirá como opção no banco de reservas. De volta ao time para a semifinal da Taça Guanabara com o Botafogo, domingo, no Engenhão, o volante diz que a parada serviu para recarregar as energias.
- Essa parada serviu para dar uma descansada. Eu falo que estou seis meses na frente do pessoal, pois a temporada na Europa começa em junho, e eu vinha jogando regularmente. Fiz cinco partidas seguidas (pelo Flamengo). No futebol europeu é diferente, não tem isso, jogos domingo e quarta seguidos, cansa um pouco, diminui o rendimento. Foi tudo conversado com a comissão técnica, serviu para recuperar a forma física. Treinei forte, descansei muito e agora posso dar o meu melhor em campo - garantiu Elias. 
O jogador fez sua estreia pelo Flamengo no dia 27 de janeiro, e logo disputou quatro jogos em apenas 11 dias - contra Volta Redonda, Vasco, Nova Iguaçu e Friburguense. Depois, ainda atuou diante do Botafogo. Antes da estreia, porém, Elias veio de um período de 30 dias apenas com treinos, sem jogos oficiais. Na mudança do futebol português para o brasileiro, ele admitiu que sentiu as diferenças entre os calendários de jogos.
Elias destaca que o jogo de domingo será bem diferente do que foi na fase classificatória, quando o Rubro-Negro venceu o Botafogo por 1 a 0. O jogador citou o fato de o time jogar com a vantagem do empate por ter conseguido a liderança do Grupo B, com 22 pontos, sendo sete vitórias e um empate.
- Agora, é outro jogo, uma decisão onde tudo pode acontecer. Temos a vantagem, vamos usar isso, mas sem deixar de impor o nosso futebol, marcando o Botafogo. Saber usar a vantagem não quer dizer que vamos recuar - completou

Torcida se divide, e Rodolfo tem leve vantagem sobre CE10 em enquete


carlos eduardo flamengo treino (Foto: Jorge William / O Globo)Rodolfo e Carlos Eduardo brigam por uma vaga
no time titular do Fla (Foto: Jorge William / O Globo)
A torcida do Flamengo compartilha a dúvida de Dorival Júnior. O técnico tem treinado comCarlos Eduardo entre os titulares, mas vem testando Rodolfo, de 19 anos, no lugar de CE10 no time no decorrer das atividades. E os rubro-negros também estão divididos entre as duas opções ao opinar sobre quem deve começar jogando ao lado de Rafinha e Hernane no setor ofensivo do Fla contra o Botafogo, pela semifinal da Taça Guanabara.
Em uma enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM durante três dias, Rodolfo recebeu 37,4% dos votos (5.436) e teve uma leve vantagem sobre Carlos Eduardo, que ficou com 38,1% (5.536) da preferência dos torcedores. Foram exatos cem votos de diferença entre eles. As outras opções foram Gabriel, com 14,2% (2.063), e Nixon, com 10,3% (1.489). Ao todo, foram 14.524 votos.
Nixon foi quem começou a temporada como titular da equipe, ao lado de Rafinha e Hernane. O atacante, que fez um gol no ano, perdeu a posição após sofrer uma lesão contra o Friburguense, na 6ª rodada. Recuperado, ele ainda não voltou a jogar. Rodolfo também iniciou 2013 no time principal, mas como meia de criação. Desde que Elias entrou na equipe, ele perdeu a posição. A chance que ganhou depois foi justamente no setor ofensivo, contra o Botafogo na 7ª rodada. Ele entrou na vaga do estreante Carlos Eduardo e agradou a torcida.
CE10, por sua vez, é titular desde que debutou no Fla. Mas o meia-atacante admite que ainda não está 100% fisicamente e foi substituído nas duas partidas que atuou. Após ficar quase dois anos parado devido a uma tendinite no joelho direito, o camisa 10 vai recuperando o ritmo e até agora jogou cerca 107 minutos pelo Fla. Quem também vai aos poucos entrando no time é Gabriel. O atacante, contratado no início da temporada, precisou ficar um longo período fazendo um trabalho específico de fortalecimento muscular. Por isso, sua estreia só aconteceu na última rodada da fase de classificação.
Flamengo e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, valendo uma vaga na decisão do primeiro turno do estadual. Por ter se classificado como primeiro colocado de seu grupo, o Rubro-Negro terá a vantagem do empate para avançar à final.

60 Tons de Zico: de Ben Jor a D2, Galinho inspira citações em canções


Header-Materia_ZICO-60anos_03 (Foto: Infoesporte)
É falta na entrada da área. Adivinha quem vai bater... Parecia um torcedor do Flamengo conversando com outro no estádio. Era assim nos tempos de Zico. E foi assim que Jorge Ben Jor começou "Camisa 10 da Gávea". A música acabou inspirada num lance que virou marca registrada do Galinho. O golaço de bola parada em questão foi num Fla-Flu de 1976. Nessa partida, o Galinho de Quintino marcou, simplesmente, os quatro no clássico. A partida nem valia nada, era amistosa. Disputou-se uma taça chamada Nelson Rodrigues. Foi mais uma celebração do troca-troca de jogadores realizado pelos dois clubes idealizado pelo presidente tricolor Francisco Horta, o grande condutor da Máquina que fazia chover nos anos 1970.
O título do "Jornal dos Sports" na época, "Zicovardia", procurou dar o tom do show de Zico. Acompanhado por Geraldo, o Assobiador, começou ali a inspirar músicas em sua homenagem feitas tanto por músicos rubro-negros como por torcedores de outros clubes.
É o caso do vascaíno Aldir Blanc, que em parceria com o rubro-negro João Bosco assinou "Gol anulado", música que conta a história de um torcedor do Vasco que descobre a paixão da esposa pelo Flamengo após um gol do Galinho. Um caso de traição punida até com violência: "Tirei sem pensar o cinto e bati até cansar."
Tão fanático quanto Jorge Ben Jor, Moraes Moreira traduziu a tristeza da torcida rubro-negra com a despedida do maior ídolo em 1990. Em "Saudades do Galinho", o baiano fazia a pergunta que todo "geraldino" e "arquibaldo" tinha na cabeça: "E agora como é que eu fico
nas tardes de domingo sem Zico no Maracanã?".
João Nogueira buscou inspiração nos versos do também rubro-negro Wilson Baptista para exaltar o esquadrão que se formava no fim dos anos 70. Os versos originais "O Mais Querido tem Rubens, Dequinha e Pavão" do "Samba Rubro-Negro" gravado em 1955 deram lugar a "Zico, Adílio e Adão" na versão de 1979.
Marcelo D2 com a camisa do Flamengo (Foto: Thiago Dias)Rubro-negro fanático, Marcelo D2 cita Zico em
música sobre a sua vida (Foto: Thiago Dias)
O time que encantou João também virou notas musicais pelas mãos do cantor Bebeto. Em "Flamengão", o "xará" do ex-atacante vibrava e já dava a coroa ao Galinho: "O toque de bola desse time é um encanto / Só existe gênio nesse meio de campo / (...) Na frente rei Zico, com toque desconcertante / Lançou o Cláudio Adão que colocou no barbante."
Coroa também exaltada por Alexandre Pires, que com "Zico é o nosso rei" faz uma verdadeira declaração de amor ao ídolo. Na letra, o ex-vocalista do Só Pra Contrariar conversa com seu filho, batizado Arthur em homenagem ao ex-camisa 10, e revela seu sonho: ser Adílio, para poder tabelar com o Galinho.
Em um breve resumo de sua vida em forma de rap, Marcelo D2 lembra em "1967", o ano em que nasceu, da herança do sangue rubro-negro de seu avô Peixoto e das tardes no Maraca vendo "Zico, Adílio e Júnior fazendo a bola rolar".
Até mesmo o pessoal do Casseta & Planeta, do saudoso rubro-negro Bussunda, lembrou de Zico ao fazer uma sátira ao samba-enredo. Em "Tô Tristão", os humoristas contam a vida de um azarado torcedor que foi ao Maracanã sem a esposa, mas o "Zicão saiu de maca" logo aos dois minutos, enquanto o "Ricardão fez gol de placa" na sua casa.
Mas uma escola de samba de verdade também se rendeu ao Galinho. Como falar do Flamengo sem falar de Zico? Impossível. E o maior ídolo rubro-negro fez parte do enredo "Uma vez Flamengo" da Estácio de Sá no carnaval carioca de 1995, ano do centenário da equipe. A letra de David Correa, Adílson Torres, Déo e Caruso cita vários atletas que marcaram seu nome na história do clube da Gávea e destaca a maior conquista da geração de 1981: "Será que você lembra como eu lembro o Mundial que o Zico foi buscar."
Até mesmo um membro daquela equipe se arriscou como compositor e lembrou do companheiro. Junior, jogador com o maior número de partidas pelo Flamengo, fez "Pagode do Mengão" com Alceu Maia e dividu os ídolos do clube em uma roda de samba. O Capacete se apresenta como o "partideiro", deixa Rondinelli com o violão, Tita no cavaquinho e Zico "batucando no caneco". "Nosso time toca bola e também toca bateria", finalizava o ex-lateral-esquerdo, que chama até Romário para a brincadeira.
boneco Zico Júnior Flamengo  (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Zico e Junior: amizade dentro e fora de campo rendeu homenagem do Capacete (Foto: Alexandre Durão

Curtinha: Zico publica foto do fundo do baú ao lado de Thomás no CFZ


Não é só Léo Moura que pode se gabar por ter sido mascote de Zico. Na tarde desta quinta-feira, o Galinho publicou em seu site pessoal uma antiga foto em que aparece ao lado deThomás, durante visita ao Centro de Futebol Zico (CFZ) de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Na foto, encontrada recentemente segundo a publicação, o meia-atacante que hoje está nos profissionais do Flamengo era só um garotinho.
Zico e o Thomás, do Fla, molequinho (Foto: Divulgação/Ziconarede.com.br)Zico e Thomás (esq.), durante visita do Galinho ao CFZ de Juiz de Fora (Foto: Divulgação/Ziconarede.com.br)

60 Tons de Zico: genial, disciplinado e simples na visão de outros craques


Header-Materia_ZICO-60anos_03 (Foto: Infoesporte)
Era 13 de novembro de 1993. Zico teria não mais do que um punhado de jogos pela frente até encerrar de vez a carreira. Ele jogava pelo Kashima Antlers, do Japão, que naquele dia enfrentava o Yokohama Marinos pelo campeonato local. Do outro lado, estava Ramón Díaz, argentino chato, bom de bola, hoje treinador do River Plate. Mal começou o jogo, o gringo foi lá e fez 1 a 0. Pouco depois, marcou outro. Não ficou satisfeito. Quis provocar. Olhou para Zico e, em espanhol, disse:
- Que foi, velho de merda? Tá na hora de parar...
Zico respirou fundo. Olhou para Alcindo, outro brasileiro do time, e disse que eles virariam o jogo. Passou a destruir em campo. Em instantes, o próprio Alcindo descontou para 2 a 1. Depois, novamente com gol dele, saiu o empate por 2 a 2. Ramón Díaz entrou em apuros. Correu o tempo, seguiu o jogo, e, quando o final se aproximava, uma bola sobrou para Zico, e ele não perdoou: fez o gol da virada. Encerrada a partida, o Galinho procurou o argentino. Olhou para ele e soltou o golpe final:
- Saiba que os velhos também fazem gols...
A história acima, contada pelo próprio Alcindo, é um pequeno retalho da genialidade do camisa 10, que completa 60 anos neste domingo. Não faltam testemunhas oculares do brilho do Galinho. Em mais de duas décadas como jogador, Zico encantou a quem o assistiu das arquibancadas e assombrou aqueles que dividiram a grama com ele. Ex-jogadores, amigos, colegas ou mesmo adversários dele deixaram ao GLOBOESPORTE.COM sua impressão sobre a importância do craque para o futebol brasileiro. Os relatos estão abaixo.

Junior, multicampeão com Zico no Flamengo e colega dele na Seleção
boneco Zico Júnior Flamengo  (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Zico e Junior: parceria em campo vira amizade
(Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
- Quando falo de Zico, penso no privilégio de ter dividido os momentos mais importantes da história do Flamengo com ele. A amizade extrapolou o lado esportivo. A relação vai para toda vida. É quase parentesco. O comportamento faz diferença. Sempre respeitamos os adversários. Por isso todas as torcidas gostam da figura dele. Isso vem da formação e da educação. É difícil encontrar alguém para falar algo de ruim do Zico. Sempre foi a estrela da companhia e jamais pediu nada só para ele. Por isso tem o reconhecimtno de todos. Espero que ele tenha muito mais anos de vida pelo brilho que tem nos olhos ao ver os netos. E que possa ensinar os truques de futebol para as novas gerações. Gostamos sempre do Zico por perto.
Renato Gaúcho, campeão brasileiro com Zico no Flamengo
Renato Gaúcho entrevista Boleirama (Foto: Cíntia Barlem / Globoesporte.com)Renato Gaúcho tem Zico como grande ídolo
(Foto: Cíntia Barlem / Globoesporte.com)
- Nunca escondi de ninguém que sempre tive o Zico como um ídolo. Tinha o sonho de jogar ao lado dele e sinto muito orgulho de ter conseguido isso no Flamengo e na Seleção. O Zico era uma referência dentro e fora de campo e posso dizer que aprendi muitas coisas com ele. Jogar com ele era fácil. A bola chegava redonda sempre, e ali na frente tudo ficava mais tranquilo. O Zico sempre foi um exemplo para todos da minha geração. Um exemplo de atleta e de homem.  Agradeço por tudo que vivemos juntos, pelos ensinamentos e pela amizade que construímos e que perdura até hoje. Quero desejar a ele toda a felicidade do mundo e muita saúde.
Edinho, companheiro de Zico na Seleção, no Udinese e no Flamengo e adversário dele pelo Fluminense
Edinho troca de passes (Foto: Divulgação/SporTV)Edinho viveu os dois lados: jogou a favor de Zico e
contra ele (Foto: Divulgação/SporTV)
- A gente conviveu muito tempo junto. De 77 a 86 na Seleção e um pouco no Udinese. Depois, no Flamengo. A amizade já existia na Seleção, mas tínhamos a rivalidade dos clubes. Não podia sair abraçando o adversário. Existia uma rivalidade maior. No Udinese, eu falei que seria um jogador interessante para contratar. Ninguém imaginava que uma cidade pequena ia ter o Zico. Indiretamente, dei um empurrãozinho que ajudou na ida dele para a Itália. Lembro que em 81, nas eliminatórias, meu filho nasceu no Brasil e nós estávamos viajando. Criei um Jornal Nacional com uma câmera. O Zico queria ver antes de todo mundo e eu não deixei. E um ficou chateado com o outro. Porém, no voo de volta, ele mandou a aeromoça entregar o guardanapo e pediu desculpas. Outro dia descobri que ainda tenho esse guardanapo guardado.
Reinaldo, parceiro de Zico na Copa de 78 e adversário dele nos duelos entre Flamengo e Atlético-MG
Reinaldo ex-jogador Atlético-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com.)Reinaldo viveu grandes duelos com Zico quando
defendia o Galo (Foto: Globoesporte.com.)
- O Zico foi um dos jogadores mais importantes do futebol mundial. A imagem que tenho dele é como o rei do Rio. Durante muitos anos, o Zico foi quem mais deu alegrias no Rio de Janeiro. Foi um craque genial. Ele reunia todas as qualidades de um craque. Sabia fazer gols, driblar, lançar, cabecear, bater faltas, pênaltis. Reunia todas essas qualidades. Era um jogador completo. E o mais importante era seu profissionalismo, sua liderança. Sempre treinou muito, se dedicou muito. Sempre participou muito ao lado dos jogadores. Em 78, quando jogamos a Copa juntos, ele já era um jogador desenvolvido. Já começava ali a se destacar como uma das figuras principais da Seleção. Sei que ele também tinha admiração por mim, e isso me enche de orgulho. Fico muito honrado, com o ego inflado. Tivemos grandes duelos, grandes jogos. Eram grandes times. O Flamengo era mais técnico. O Atlético-MG era mais pesado. Quando ia jogar contra o Flamengo do Zico, a gente se concentrava mais cedo.
Nunes, campeão brasileiro, da Libertadores e do mundo com Zico no Flamengo
Zico conversa com Nunes na Gávea (Foto: Rodrigo Benchimol  / Globoesporte.com)Nunes foi um dos principais parceiros de Zico
(Foto: Globoesporte.com)
- O Zico foi uma pessoa muito importante no futebol brasileiro, no Flamengo. Nos entrosamos muito bem dentro e fora de campo. Ele fez muita coisa por muitos jogadores. Ajudou muitos jogadores em renovações de contrato. Nosso entrosamento foi desde a base. Nos conhecemos desde pequenos. Já sabíamos o que fazer em campo. Sempre me impressionou a simplicidade dele. Jogava simples. Dava tudo certo. Desde muito novo, dava para ver que tinha uma visão diferente. Mas treinou muito para alcançar o sucesso que teve. Tudo que conquistou de títulos tem um significado muito especial, porque trabalhou para isso.
Éder, colega de Zico na Seleção e adversário dele por clubes como Cruzeiro e Atlético-MG
Éder Aleixo ex-jogador do Atlético-MG (Foto: Marco Antônio Astoni)Éder aprendia com Zico, apesar da diferença de
personalidades (Foto: Marco Antônio Astoni)
- Como pessoa, é um cara sensacional, muito bacana. Tenho um carinho muito grande por ele. Sempre foi muito profissional. Falar sobre como ele jogava é brincadeira. Foi o maior jogador do futebol brasileiro com quem tive a oportunidade de jogar.  Era uma pessoa que eu admirava muito. Um líder na Seleção. Um cara muito respeitado e muito respeitoso. Eu procurava sempre estar do lado dele, para acompanhar os treinamentos. Eu era um cara totalmente diferente, mais arredio. Ele era muito tranquilo. Mas sempre ajudou muito a gente. Sou abençoado por ter jogado com ele, um jogador muito inteligente dentro de campo. Ele já antecipava a jogada. Batia faltas tão bem... Ele gostava muito, treinava muito. É aquilo: quando treina muito, erra menos.

Alcindo, colega de Zico no Flamengo e no Kashima Antlers
Alcindo é agricultor no oeste do Paraná (Foto: reprodução RPCTV)Alcindo acompanhou Zico em experiência no Japão
(Foto: reprodução RPCTV)
- Eu vi o Zico no Flamengo e depois vi o recomeço dele no Japão. Ele lavava a chuteira, lavava roupa. Morava em Tóquio e levava duas horas para ir para o treino. Nunca vi o Zico reclamar de algo em que não tivesse razão. Jogar com ele foi meu maior orgulho. Ele é um deus no Japão. E merece tudo que conquistou. Não foi à toa. Teve paciência, ajudou o clube, criou a liga japonesa. Deixo para ele desejos de muitas felicidades. Que ele continue sendo sempre essa pessoa que é. Que curta bastante os netinhos dele. E continue assim. Que nunca deixe de falar quando vê as coisas erradas. Ele é um cara positivo, as pessoas gostam dele, e as opiniões dele sempre serão ouvidas. Papai do céu deu a ele grandes qualidades. Que ele continue assim.

Dirigente boliviano revela acordo da CBF para amistoso de graça no país


Felipão no jogo do Brasil contra a Inglaterra  (Foto: Reuters)Felipão poderá ter amistoso com a Bolívia como
mais um teste da Seleção (Foto: Reuters)
Uma semana após a morte do jovem Kevin durante a partida entre Corinthians e San José, em Oruro, o presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), Carlos Chávez, afirmou que o mandatário da CBF, José Maria Marin, prometeu a realização de um amistoso entre Brasil e Bolívia, no país, em breve, sem a necessidade de pagamento.
Em entrevista à imprensa local em La Paz, Chávez revelou que a partida será no estádio Estadio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, ainda sem data definida. O amistoso teria sido combinado durante uma ligação de Marin, terça-feira, para o dirigente boliviano.
Em seu site oficial, a CBF confirma o contato telefônico entre os presidentes das duas federações, mas não dá detalhes sobre a conversa. A página diz que Marin e Chávez "estão conversando sobre projetos em conjunto" e que o brasileiro ligou para o colega para lamentar a morte de Kevin durante o jogo da Libertadores, na semana passada.
- Recebi uma boa notícia. Me confirmaram o amistoso e o compromisso da CBF com a Bolívia para que a Seleção venha jogar uma partida no país. Esse é um bom indicador para o futebol boliviano.
Segundo Chávez, a amizade entre ele e Marín facilitou a realização do amistoso e os dois terão nova conversa na semana que vem para tentar definir a data da partida. A intenção do boliviano é receber a Seleção de Luiz Felipe Scolari sem ter que pagar por isso.
- Há uma empresa grande que organiza os jogos do Brasil e que cobra US$ 1 milhão (R$ 2 milhões) por partida. No nosso caso, deixará de cobrar esse dinheiro

NERVOSO E SEM INSPIRAÇÃO, PALMEIRAS PERDE PARA O LIBERTAD NO PARAGUAI


  • lance capital
    9 do 2º tempo

    Benítez faz o segundo gol do time paraguaio e praticamente mata o Palmeiras, que, desordenado, não consegue reagir e sai derrotado.
  • nome do jogo
    Nuñez

    Com suas arrancadas, deu muito trabalho aos defensores do Palmeiras. Deu uma assistência para Velasquez marcar e exigiu grande defesa de Prass.
  • decepção
    M. Ramos

    O zagueiro falhou no primeiro gol do Libertad, levou amarelo por falta violenta e acabou sendo sacado ainda no intervalo. Vilson foi para a zaga.
A CRÔNICA
por Marcelo Prado
551 comentários
Se o primeiro jogo como visitante na Taça Libertadores da América era importante para avaliar as perspectivas do Palmeiras no torneio, o torcedor alviverde voltou a ter motivos para se preocupar. Perdido na grande parte do tempo e muito nervoso, o time de Gilson Kleina mostrou apenas dez minutos de bom futebol e não foi páreo para o Libertad, que venceu com propriedade por 2 a 0, em Assunção, e assumiu a liderança do Grupo 2 do torneio sul-americano. O resultado acabou com uma invencibilidade de sete jogos da equipe do Palestra Itália na temporada.
Foi uma noite em que nada deu certo para o Verdão. A defesa marcou mal; o meio-campo não conseguiu dar proteção e pouco criou; e o ataque levou perigo em apenas duas jogadas. Escalados no segundo tempo, Valdivia e Kleber pouco acrescentaram. O treinador Gilson Kleina tentou de tudo: mexeu no esquema tático, botou o time no ataque, gritou o tempo todo do banco de reservas. Mas nada funcionou.
Com a vitória, os paraguaios chegam a seis pontos, deixando o Verdão com os três da vitória conquistada sobre o Sporting Cristal na estreia, na terceira colocação. Os peruanos, que venceram o Tigre por 2 a 0 nesta quarta-feira, têm a mesma pontuação, mas um saldo de gols melhor (1 contra -1). Os argentinos ocupam a lanterna, zerados.
O Palmeiras folgará no fim de semana. O jogo contra o Paulista de Jundiaí, pelo Paulistão, foi adiado para o dia 14. Assim, o time poderá se preparar melhor para a partida contra o Tigre, quarta-feira, na Argentina. Pelo Paulistão, o próximo compromisso está marcado para o dia 10, contra o São Paulo, no Morumbi.
Weldinho tenta a jogada ofensiva do Palmeiras contra o Libertad (Foto: AFP)Weldinho, em ação pelo Palmeiras contra o Libertad (Foto: AFP)
Libertad começa melhor
O técnico Gilson Kleina havia alertado sua equipe. Para bater o Libertad, o primeiro passo era suportar a pressão inicial dos paraguaios. Foi exatamente o que o Palmeiras não conseguiu fazer. Mesmo com cinco homens no meio-campo, e apenas um atacante, o Verdão foi sufocado pela equipe local nos primeiros 15 minutos.
O rápido atacante Nuñez, com suas arrancadas e dribles curtos pelo lado direito, fez o que quis com Marcelo Oliveira. Em uma das escapadas, aos 11, foi ao fundo e cruzou na medida para Velasquez, que se antecipou a Weldinho e, de cabeça, abriu o placar.
Torcida do Palmeiras no jogo contra o Libertad, em Assunção (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)Torcida do Palmeiras no jogo contra o Libertad, em
Assunção (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)
O Palmeiras continuou perdido após o gol sofrido. Lento e sem criatividade, a equipe foi facilmente marcada. Atrás, o mapa da mina continuava sendo o lado esquerdo da defesa. A todo instante, Kleina gritava com Wesley, pedindo que ele ajudasse o perdido Marcelo Oliveira. No meio-campo paraguaio, Samudio e Guiñazu ditavam o ritmo da equipe. Mendieta, em chute de fora da área, assustou Fernando Prass em lance de perigo. Aos 31, Velasquez marcou novamente, após cobrança de escanteio, mas o juiz anulou corretamente, já que o atacante estava impedido.
Daí para frente, os donos da casa diminuíram o ritmo, trocando a velocidade pela valorização da bola. O Palmeiras, mesmo abaixo do que vinha mostrando nas últimas partidas, conseguiu finalmente trocar passes e chegar ao ataque. Aos 32, Vinícius fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e bateu com o pé direito. Muñoz defendeu. Quatro minutos depois, pela direita, Patrick Vieira acionou Weldinho, que bateu cruzado, com muito perigo. Já nos acréscimos, Souza fez belo passe para Wesley, que concluiu na saída do goleiro. A bola raspou em Muñoz e acertou a trave direita.
Souza, Libertad x Palmeiras (Foto: AP)Souza, no jogo contra o  Libertad, no estádio Nicolas Leoz (Foto: AP)
Kleina põe time no ataque, mas Libertad marca e garante vitória
Insatisfeito com o desempenho da equipe, Gilson Kleina fez duas alterações no intervalo. Sacou Maurício Ramos e Patrick Vieira e colocou Valdivia e Kleber, que vestia a camisa alviverde pela primeira vez. Vilson, que vinha atuando como volante, foi recuado para a zaga. Ao contrário do que havia acontecido na etapa inicial, a partida ficou muito mais movimentada.
Henrique, aos seis, reclamou de ter levado uma cotovelada no nariz. Precisou deixar o gramado para ser atendido. No lance seguinte, Nuñez e Wesley se desentenderam e trocaram empurrões. Novamente aos nove, o Verdão sofreu o segundo gol. De novo de cabeça. Enquanto Henrique trocava o curativo na lateral, Samudio desceu rapidamente pela esquerda e cruzou na medida para Benítez, que testou no canto direito de Prass: 2 a 0.
O Palmeiras se perdeu. Seus jogadores, extremamente nervosos, começaram a discutir em todo lance com o juiz venezuelano Juan Soto. Henrique e Weldinho foram advertidos por reclamação. Taticamente, as mudanças feitas não surtiram o efeito desejado. No lado paraguaio, o time tocava a bola com extrema tranquilidade, aproveitando a festa da pequena torcida nas arquibancadas.
Aos 19, Kleina partiu para o tudo ou nada e abriu sua equipe de vez, sacando Souza e colocando Maikon Leite. O time passou a atuar no 4-3-3. Além de pouco criar, deixou enormes espaços defensivos. O Libertad, com o contra-ataque à disposição, passou a desperdiçar chances seguidas para aumentar sua vantagem. Vargas, aos 28, ficou cara a cara com Prass, mas chutou por cima. No minuto seguinte, o goleiro palmeirense fez grande defesa em lance de Nuñez, o melhor em campo. Satisfeito com o resultado, os mandantes diminuíram o ritmo e só esperaram o tempo passar para festejar a segunda vitória. Impotentes, os alviverdes nada mais conseguiram fazer.
Pedro Benitez comemora o segundo gol do Libertad contra o Palmeiras (Foto: Reuters)Pedro Benitez comemora o segundo gol do Libertad contra o Palmeiras (Foto: Reuters)