4 de dez. de 2013

Robben marca de novo, sai lesionado, Bayern vence e vai às quartas de Copa

Há menos de duas semanas de sua estreia no Mundial de Clubes, o Bayern de Munique ganhou um motivo de preocupação: o holandês Arjen Robben se lesionou na vitória que classificou o time de Pep Guardiola às quartas de final da Copa da Alemanha, nesta quarta-feira, sobre o Augsburg, por 2 a 0, na SGL Arena. Os bávaros defendem o título.

O próprio camisa 10 havia aberto o placar e ratificado sua ótima fase com o sexto gol em cinco jogos, mas teve de deixar o gramado no início do primeiro tempo depois de dura entrada do goleiro Hitz. Na etapa final, o alento ficou por conta do retorno precoce de Franck Ribéry, recuperado de uma costela fraturada. Thomas Müller ainda fechou a conta.
Robben machucado jogo Bayern de Munique contra  Augsburg (Foto: AP)Robben deixou o jogo contra o Augsburg machucado ainda no primeiro tempo (Foto: AP)


Ciente de que uma derrota significaria a eliminação, o treinador catalão pôs em campo o que tinha de melhor. A atuação esteve longe de encantar, mas entrou nas estatísticas como mais uma vitória do Bayern na temporada 2013/2014 – a décima consecutiva. Os atuais donos da Tríplice Coroa não sabem o que é uma derrota desde o dia 27 de julho, quando perderam a Supercopa da Alemanha para o Borussia Dortmund.
Todos os oito quadrifinalistas já estão definidos. Além do Bayern, Wolfsburg, Bayer Leverkusen e Eintracht Frankfurt se juntaram a Kaiserslautern, Hamburgo, Hoffenheim e Borussia Dortmund, classificados na última terça-feira. O sorteio acontecerá no dia 8 de dezembro, enquanto os jogos serão disputados em 11 e 12 de fevereiro. 
O bom e o ruim
Franck Ribéry, Bastian Schweinsteiger e Philipp Lahm são jogadores com qualidade suficiente para suas ausências serem sentidas por qualquer grande clube. Pep Guardiola certamente não ficou feliz ao descobrir que lesões afastariam os dois por algum período do time. Pois o técnico do Bayern de Munique recebeu outra má notícia nesta quarta-feira, cerca de 13 minutos após o apito inicial.

O Bayern, grande time que é, já estava ganhando. Graças ao holandês Arjen Robben, que aproveitou desvio de Mandzukic em contra-ataque para driblar o marcador, invadir a área e tocar na saída do goleiro. No rebote, o camisa 10 completou para o gol vazio e ratificou a grande fase que atravessa no time bávaro - no último sábado já havia anotado os dois na vitória sobre o Eintracht Braunschweig, pelo Campeonato Alemão.
Robben comemoração Bayern de Munique contra  Augsburg (Foto: AP)Robben ao lado de Götze: antes de se lesionar, holandês abriu o placar (Foto: AP)


Robben ficaria pouco tempo em campo. Foi o próprio que se contundiu em lance que envolveu o goleiro Hitz e um forte carrinho na grande área. O meia-atacante recebeu atendimento, mas não teve condições de seguir e deixou a partida com o joelho direito imobilizado, reclamando de muitas dores. Até que exames provem o contrário, ele é desde já uma preocupação para o Mundial de Clubes, torneio que o Bayern disputará junto com o Atlético-MG em menos de duas semanas, em Marrocos.

O Augsburg até ensaiou se animar, mas só conseguiu assustar a meta defendida por Manuel Neuer em uma oportunidade: aos 21, em contra-ataque, Mölders resolveu arriscar de fora da área e obrigou o goleiro a mergulhar e defender em seu canto esquerdo.

Era pouco, mas o Bayern tampouco produzia um grande volume de jogo - uma das críticas à equipe de Guardiola neste início de trabalho. A bola estava quase sempre nos pés do time de branco, apenas as finalizações não se faziam tão presentes quanto na temporada passada, quando Jupp Heynckes levou o time às glórias no Campeonato Alemão, Liga dos Campeões e a própria Copa da Alemanha.
Dante jogo Bayern de Munique contra  Augsburg (Foto: AP)Dante mostrou segurança na defesa do Bayern (Foto: AP)


Ribéry tem volta relâmpago
O panorama seguiu semelhante na etapa final. A monotonia foi quebrada por outra boa notícia: o retorno do francês Franck Ribéry, que inicialmente precisaria de mais dez dias para se recuperar de uma costela fraturada. O craque entrou aos 21 minutos, pouco depois de Mandzukic, em má noite, desperdiçar chance. O camisa 7 logo foi acionado, mas também falhou. 

A notícia ruim era a de que faltava o brilhantismo de outrora, talvez perdido nos pés de Arjen Robben e que sobrava na defesa com a grande atuação de Dante. Ainda assim, o Bayern aproveitou-se de um cochilo da defesa do Augsburg para definir a sua 10ª vitória consecutiva: aos 33, Boateng pegou sobra de escanteio e levantou para Thomas Müller aparecer como um centroavante e cabecear para as redes

Nenhum comentário: