13 de dez. de 2013

Peter nega envolvimento do Flu em denúncia que pode rebaixar a Lusa

Peter Siemsen (Foto: Guilherme Marques / TV Globo)Peter Siemsen reclama de perseguição ao Fluminense (Foto: Guilherme Marques / TV Globo)
O presidente Peter Siemsen convocou uma coletiva de imprensa para ratificar a isenção do Fluminense no episódio que levará a Portuguesa a julgamento na próxima segunda-feira, que pode render o rebaixamento da equipe paulista e a salvação do time das Laranjeiras. Segundo o mandatário, seu clube está sendo vítima de perseguição da opinião pública em razão do seu histórico - direto ou indireto - em episódios polêmicos de mudanças de competições no futebol brasileiro. 
Segundo Peter, o Fluminense não teve qualquer participação na formação da denúncia pela escalação irregular do jogador Héverton na última rodada do Campeonato Brasileiro. 
- Essa discussão sobre envolvimento político, CBF, grandes contra pequenos, poderosos contra não poderosos, isso nunca existiu. O Fluminense não participou de qualquer análise, qualquer relacionamento com o tribunal.
O dirigente em alguns momentos se mostrou irritado com a forma como parte da mídia vem tratando o clube tricolor. Para ele, está querendo se criar uma ‘lei especial’ para punir o Fluminense, independentemente de o clube não ser o pivô de  toda polêmica.
- Temos de acompanhar de perto o caso porque estão querendo criar uma lei só para o Fluminense. Quer se criar uma ‘Lei Fluminense, e punir o Flu mesmo que se puna a Portuguesa - esbravejou.
Confira algumas declarações de Peter Siemsen:
Origem da denúncia
Mal bem estivemos juntos há pouco tempo para falar das mudanças no futebol do Fluminense, e já no começo do planejamento para o Fluminense disputar a Série B nos deparamos com a notícia da possível irregularidade de um atleta da Portuguesa. Obviamente fui surpreendido com a situação, e o Fluminense passou a acompanhar a situação. Apesar de ser relacionado tão somente após descumprimento de uma norma da Lusa e não ter nenhuma relação com o Fluminense, zero relação, houve por parte da mídia, das pessoas, associarem o Fluminense a uma situação de irregularidade. O clube não tem nenhuma participação. Tanto é que esteve próximo de não vencer o Bahia. Após isso, de  forma séria, coerente, sentindo a dor da queda, mas de cabeça erguida, começou a trabalhar para jogar a Série B. Portanto, essa discussão sobre envolvimento político, CBF, grandes contra pequenos, poderosos contra não poderosos, isso nunca existiu. O Fluminense não participou de qualquer análise, qualquer relacionamento com o tribunal.
Histórico cria imagem errada
Fluminense vem acompanhando o desenrolar das questões. Chegou o momento que está sendo prejudicado, utilizado de uma forma indevida no cenário. Acho que não cabe se houve ou não descumprimento da norma. A norma tem previsão de pena e nada tem a ver com o Fluminense. Associar isso ao clube nada tem a ver. Querer justificar a não-aplicação de uma pena porque o Fluminense, no passado, esteve relacionado a situações que nem eram provocadas por ele... Em 1996 houve escândalo da arbitragem do Ivens Mendes. O Fluminense não tinha nada a ver. Na Copa João Havelange, o Botafogo perdeu por 6 a 1 do São Paulo, houve adulteração na idade do Sandro Hiroshi, o Botafogo fez bem, São Paulo foi punido, e o Botafogo se manteve. Foi cumprimento de uma norma. Ali o Fluminense também nada tem a ver, tanto que o vice da João Havelange veio de outro módulo.
David x Golias
Criou-se agora uma comoção na imprensa de que é uma briga de David e Golias. O Golias nem está envolvido, não tem briga nenhuma. O Fluminense respeita a Portuguesa, acata as regras, o clube cumpriu com essa regra em vários jogos. Com Fred houve efeito suspensivo, e com o Felipe não, e o Fluminense cumpriu. Se esse descumprimento tivesse sido na terceira rodada ninguém estaria discutindo a questão. Não envolveria o Fluminense como consequência. Está em discussão a aplicação da regra e o tribunal vai julgar.
Sombra perseguirá o time em 2014
Existe erro mais grosseiro do que o impedimento do Criciúma de dois metros? Foi um erro de jogo, o Fluminense respeita a regra, cumpre a regra o tempo todo. Querem que não se cumpra a regra para o Fluminense ir para a Segunda Divisão. O Fluminense já estará punido, pois será questionado o ano inteiro. Não é o clube que decide em qual série irá jogar. Se decidirem que vamos jogar  a Série B, vamos seguir nosso planejamento. Não queremos um ambiente hostil. Flu é uma instituição hoje cumpridora das regras.
Regras são regras
O Fluminense não tem qualquer relação com a organização da Portuguesa. Existe uma fiscalização da CBF, e isso vale para todos. Se quiser aplicar uma regra diferente, vai punir a sociedade. E quem não entrou em campo em todo o campeonato cumprindo a regra? Quantos jogadores não jogaram por isso? Não pode deixar de aplicar a regra porque é o Fluminense. Está se praticando um desserviço à sociedade. O Flu não vai trabalhar como justiceiro, vai trabalhar com o Bom Senso e tranquilidade de que os julgadores irão julgar. Jogaremos onde for. Para o Flu não seria demérito nenhum disputar a Série B.
'Lei Fluminense'
Temos de acompanhar de perto o caso porque estão querendo criar uma lei só para o Fluminense. Quer se criar uma ‘Lei Fluminense, e punir o flu mesmo que se puna a Portuguesa. O Flu não pode ser prejudicado em termos de imagem ou conduta. Se o Fluminense vier a jogar a Série A, não poderá ser prejudicado, pois cumpre as regras.
Pedido ao Bom Senso
Já imaginaram se o Samuel não tivesse  feito aquele gol? Não estaríamos aqui discutindo. Se criou um mito que o Fluminense estaria envolvido em mudanças de campeonato. O Fluminense quer que se cumpra regras. Quer que as regras melhorem. Não tem o Bom Senso? É um movimento bacana para caramba, podia agregar outras discussões

Nenhum comentário: