7 de dez. de 2013

NÁUTICO VOLTA A VENCER APÓS 68 DIAS E ESTRAGA DESPEDIDAS NO CORINTHIANS

  • despedida
    Tite

    O técnico se despediu do Timão com uma derrota para o lanterna. Não foi do jeito que ele queria... Assim como Alessandro, que se aposentou.
  • estatísticas
    Timão freguês

    Nos últimos dez jogos contra o Corinthians, o Náutico venceu seis, empatou três e perdeu só um. Neste Brasileirão, Timbu fez quatro pontos diante do Timão.
  • expulso
    Ricardo Berna

    O goleiro foi expulso por "cera qualificada" - tomou um amarelo por retardar um tiro de meta e outro na sequência por aplaudir o árbitro.
A CRÔNICA
por Rodrigo Faber
935 comentários
Um campeonato para esquecer: assim ficará lembrado o Brasileirão 2013 na memória dos torcedores de Corinthians e Náutico. Rebaixado com seis rodadas de antecedência, o Timbu ao menos conseguiu alegrar sua torcida na despedida da Série A: venceu o Timão por 1 a 0 na Arena Pernambuco, na noite deste sábado, evitando assim o recorde de pior campanha da história dos pontos corridos. De quebra, estragou o adeus ao lateral Alessandro e ao técnico Tite, que se despediram do clube do Parque São Jorge com derrota e sem fazer um gol no lanterna (no primeiro turno, deu empate em 0 a 0, no Pacaembu).
Náutico x Corinthians (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Jogadores do Náutico comemoram gol da vitória (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O gol de Derley no início do segundo tempo levou o Náutico aos 20 pontos. Caso fosse derrotado, o time pernambucano superaria a marca do América-RN, que detém o pior retrospecto da história do Campeonato Brasileiro no formato atual. A última vitória alvirrubra havia sido no dia 1° de outubro, 2 a 1 sobre a Ponte Preta, pela 25ª rodada. Para o Timão, o jogo representou o fim de uma temporada decepcionante, na qual os títulos do Paulistão e da Recopa ficaram como prêmios de consolação.
Com 50 pontos ganhos em 38 jogos, o Corinthians termina o ano com uma campanha longe do esperado pela diretoria e pela torcida, especialmente por conta do elenco milionário montado desde janeiro. O Timão fez apenas 27 gols no Brasileiro. Só o Náutico fez menos: 22. Após quatro anos seguidos, o Timão fica fora da Libertadores. E o Timbu volta à Série B após duas temporadas na elite.
Náutico x Corinthians (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Alexandre Pato teve nova chance como titular  (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Timão domina, mas sem pontaria
Os jogadores do Corinthians haviam prometido todo o empenho para vencer o último jogo de 2013 como homenagem a Tite e Alessandro, ovacionados pelos poucos torcedores alvinegros presentes à Arena Pernambuco. Vontade não faltou. O Timão dominou o primeiro tempo, foi mais criativo e levou bem mais perigo. A pontaria, aspecto mais falho em toda a temporada, novamente não se fez presente.
Adeus, Tite (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Torcedores fazem homenagem ao técnico Tite
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Acuado, o Náutico – que perdeu Tiago Real, lesionado, logo aos quatro minutos – parecia jogar por uma bola. Com espaço para criar, o Corinthians apostava na velocidade de Rodriguinho e Romarinho, abertos pelas pontas, para tentar abrir o placar. Único mais avançado no setor ofensivo, Alexandre Pato sofria para se desvencilhar da marcação. Escapou apenas uma vez, em cabeçada que mandou à esquerda do gol.
O goleiro Danilo Fernandes era um espectador de luxo. Assistia a Maikon Leite correr de um lado para o outro, e vez ou outra arriscar de longe. O único susto, já a poucos minutos do fim, foi em falha do zagueiro Felipe: o atacante do Timbu roubou a bola e deixou para Derley chutar à direita do gol corintiano. Mesmo com ritmos diferentes, os piores ataques do Brasileirão seguiam a lógica: placar zerado.
Timbu estraga festa de despedida
Um vacilo da zaga do Corinthians. Era isso que o Náutico precisava para dar uma alegria aos seus torcedores na despedida da Série A. E ele surgiu aos sete minutos da etapa complementar. Em cruzamento de Morales pela direita, Derley apareceu para empurrar para a rede. O pior ataque da competição vazou a melhor defesa.
A ansiedade do técnico Tite parecia aumentar a cada segundo. Inquieto, o comandante alvinegro se alternava entre momentos no banco de reservas e à beira do campo, aos gritos. Dentro das quatro linhas, o Timão sentiu a desvantagem. Ibson entrou no lugar de Ralf para tornar a equipe mais ofensiva, mas os erros de passe e nas finalizações persistiam.
A expulsão do goleiro Ricardo Berna aos 25 minutos do segundo tempo animou a torcida do Corinthians. Após demorar para bater um tiro de meta, o jogador do Náutico recebeu cartão amarelo, bateu palmas para o árbitro e acabou recebendo o vermelho.
Enquanto Dadá entrou para segurar o placar para o Timbu, Diego Macedo foi a tentativa do Timão para ganhar mais velocidade. Até o chinês Zizao ganhou uma chance, no lugar de Edenílson. Nada adiantou. A freguesia do Corinthians para o Náutico se mantém: nos últimos dez jogos, seis vitórias dos pernambucanos, três empates e apenas um triunfo alvinegro.
Tite - Corinthians (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Tite sai frustrado de campo (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Nenhum comentário: