19 de dez. de 2013

Kalil sonda Tite para lugar de Cuca, mas ‘férias’ e cursos atrapalham

Tite Footecon 2013 (Foto: André Durão)Tite é o desejo do presidente do Galo para 2014
(Foto: André Durão)
Ciente de que Cuca deixaria o Atlético-MG depois do Mundial, o presidente Alexandre Kalil já começou suas investidas na busca por um sucessor. Um dos primeiros nomes tentados foi o de Tite, que deixou o Corinthians ao término de seu contrato. Campeão da Libertadores e do mundo em 2012 com a equipe paulista, o técnico seria uma demonstração de que o clube deseja manter o atual patamar após perder Cuca graças a uma proposta tentadora do Shandong Luneng, da China.

Nesta quarta-feira, após a derrota por 3 a 1 para o Raja Casablanca na semifinal do Mundial de Clubes, o presidente confirmou que o treinador não vai permanecer em 2014.

Porém, é muito improvável que Tite comande o Atlético-MG no início de 2014. Para isso, o Galo teria de aceitar esperá-lo por tempo indeterminado. É que o treinador já disse que não trabalharia imediatamente em outra equipe brasileira. Sua identificação com o Corinthians se fortaleceu muito. Foram mais de três anos no clube e cinco títulos.

Pelo menos em janeiro e fevereiro, Tite vai continuar sem emprego. Até março, o atual campeão da Libertadores já terá disputado duas partidas na competição em que tentará defender seu título. Tite também deseja fazer cursos de treinador fora do Brasil. Ele ainda não sabe em que data vai conseguir estudar. Esse é outro empecilho de uma possível negociação com o clube.

Tite dirigiu o Galo em 2005, ano do rebaixamento para a Série B. Demitido antes do fim da campanha, teve participação decisiva no mau desempenho da equipe no Campeonato Brasileiro. Entretanto, muito amadurecido e com currículo recheado de títulos, era visto como nome ideal para manter o Atlético-MG no patamar mais alto do futebol brasileiro.

Sem o gaúcho, Kalil estuda opções. Paulo Autuori, bicampeão da Libertadores por Cruzeiro e São Paulo, e que acumulou trabalhos com maus resultados em 2013 no comando de Vasco e, novamente, o São Paulo, é um dos favoritos. Internamente, a possibilidade de sua contratação já chegou até mesmo ao ouvido de alguns jogadores.

Nenhum comentário: