7 de dez. de 2013

Jayme elogia dedicação do Fla na despedida: 'Não teve oba-oba'

Um treinador orgulhoso de seu time. Esse era Jayme de Almeida após o último compromisso do Flamengo em 2013. E essa sensação não era somente pela temporada em que o time conquistou a Copa do Brasil e se livrou com três rodadas de antecedência de um risco de rebaixamento que chegou a assustar o torcedor. O comandante rubro-negro fez questão de expressar sua satisfação também com a exibição deste sábado, no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, no Maracanã, pela 38ª rodada do Brasileirão (veja o vídeo com melhores momentos).
Se o duelo previa festa com entrega de faixas, presença dos troféus conquistados pelas duas equipes e fotos antes de a bola rolar, Jayme de Almeida preferiu se preparar para uma partida difícil em campo. E assim foi. Mesmo com os reservas, o atual campeão do Brasileirão dominou as ações no Maracanã e consagrou o jovem Cesar, que fez sua estreia entre os profissionais. O treinador ressaltou o espírito de luta da equipe, que perdeu Paulinho, Samir e Amaral, lesionados, e teve Bruninho jogando com um problema muscular boa parte do tempo.
- Seria um jogo difícil, as circunstâncias do jogo tornaram pior. O Cruzeiro foi para cima, recuamos muito. O Bruninho machucou, foi praticamente nove contra dez. O Flamengo foi forte, segurou até o final, o empate acabou sendo muito legal pelo esforço. Todo mundo correu, lutou, não teve esse negócio de oba-oba. Estou muito feliz pelo empenho e desempenho dos jogadores. Não foi fácil.
Com o empate, o Flamengo é o 11º colocado no Brasileirão, mas ainda pode terminar a competição até em 15º, dependendo dos resultados deste domingo. Sem se preocupar com isso, o elenco está de férias e se reapresenta para pré-temporada no Ninho do Urubu, dia 8 de janeiro.
Confira a íntegra da entrevista de Jayme de Almeida após o empate com o Cruzeiro:
César
O César fez uma partida muito boa. Temos uma confiança grande nele, apesar da pouca idade. Antes do jogo tinha comentado que não teria problema nenhum por já o conhecermos. É um menino que acreditamos muito, foi muito bem no jogo, está de parabéns. No esporte você tem que treinar, trabalhar e aproveitar as chances que aparecerem. É um menino que trabalha muito sério, muito forte. Passou por um momento difícil, se recuperou, teve uma oportunidade e foi bem. O César pode dar alegrias ao Flamengo no futuro.
Jogo
Seria um jogo difícil, as circunstâncias do jogo tornaram pior. O Cruzeiro foi para cima, recuamos muito. O Bruninho machucou, foi praticamente nove contra dez. O Flamengo foi forte, segurou até o final, o empate acabou sendo muito legal pelo esforço. Todo mundo correu, lutou, não teve esse negócio de oba-oba. Estou muito feliz pelo empenho e desempenho dos jogadores. Não foi fácil.
Jayme de Almeida jogo Flamengo e Cruzeiro (Foto: Getty Images)Jayme de Almeida não se preocupa com sua estreia na Libertadores (Foto: Getty Images)
Balanço
Não vou dizer que saio feliz. Saio muito feliz. Não foi brincadeira, não. Foi uma responsabilidade grande, nosso time teve um problema sério com a saída do Mano. A autoestima foi lá embaixo. O que conseguiram foi com muito trabalho e dedicação... Poder dar a minha parte foi fantástico. Não poderíamos imaginar que seria tão bonito como foi. As coisas foram acontecendo. O modo como a torcida nos tratou foi fantástico. Todos que acreditaram até o final podem ir para casa curtir as férias, descansar... Ser comemorado pela torcida do Flamengo é muito recompensador. Vamos poder disputar a Libertadores, queremos ser mais fortes, e vamos com muita alegria.
Planejamento para 2014
O planejamento em relação a reforços já começou. Tivemos uma reunião, falamos em nomes, mas temos que esperar para ver com quem vou contar no dia 8 de janeiro. A diretoria está trabalhando. Não é fácil. O Flamengo não está nadando em dinheiro, mas tenho certeza que estão tentando fazer o melhor possível. A Libertadores é difícil, e a cobrança da torcida do Flamengo vai ser grande. É um campeonato difícil, mata-mata, mas espero que consigamos qualificar o plantel para sermos fortes o suficiente para uma boa Libertadores. Além disso, sou criado no Flamengo e sei que temos que entrar no Estadual para ganhar. Vamos procurar fazer o melhor possível nas duas competições do primeiro semestre.
Permanência
Não muda nada. Fui o técnico do Flamengo até hoje e meu modo de ver futebol, lidar com os atletas, o público, não vai mudar nada. Sei que minha responsabilidade cresceu, a pressão vai ser maior, e vou procurar lidar da melhor maneira possível. Tenho um modo de ver o mundo, o futebol, com muito respeito e fazendo o meu melhor.
Libertadores
Nunca dirigi um time na Libertadores, mas acompanhei todas. Já estive como auxiliar na Libertadores, e a dificuldade é enorme. A superação e a determinação, a confiança, vamos precisar muito de tudo isso. Enfrentar muita coisa sem ter medo. Isso sabemos. Vamos trabalhar para sermos fortes na competição.
Momento marcante na temporada
No primeiro jogo contra o Botafogo, vi que a coisa estava começando a andar. Eles me deram essa oportunidade de ir até o final, a experiência começou a dar certo, e passamos a ter certeza que o time tinha se tornado muito forte na vitória no jogo de volta da Copa do Brasil contra o Botafogo. Não tínhamos certeza de que seríamos campeões, mas sabíamos que com aquele espírito seria difícil não avançarmos e não escaparmos do rebaixamento. O 4 a 0 nos fez perceber que podíamos pensar em coisas maiores.
Férias
Vou viajar na semana que vem, passar uma semana fora. Depois, volto para o Rio. Tenho que ficar perto dos dirigentes, do clube. Vou jogar bola, pelada, tomar um chope, porque mereço. Pegar uma praia, relaxar e descansar. Todos tivemos um ano muito difícil. O único da comissão que não vai sair do país sou eu (risos). O mais longe que vou é até Paraty, mas volto domingo de noite. Tenho muitos amigos no Rio que deixei de ver por causa do trabalho, muita pelada para jogar, reencontrar amigos, bater um papo, ficar perto da família, ver minha mãe. Vai ser bem tranquilo e bem gostoso

Nenhum comentário: