7 de dez. de 2013

'Grupo da Morte' leva jornal inglês a pedir ajuda ao Cristo Redentor

Os ingleses levaram a pior no sorteio da Copa de 2014 ao caírem num grupo com Uruguai e Itália, reunindo pela primeira vez na história do torneio três ex-campeões mundiais - a Costa Rica completa a chave. Mas nem por isso deixaram de reagir com o singular humor britânico. A capa de dois jornais deste sábado resumiram o espírito que tomou conta dos súditos da rainha.
O "The Sun" usou o Cristo Redentor para mostrar o quão acham difícil a chave. Com a manchete "Deus nos ajude" e também a imagem do presidente da federação de futebol passando o dedo na garganta durante o sorteio. Enquanto isso, o "Daily Star" usou a letra "d" do grupo para dar destaque à palavra "death", em inglês.
capa jornais sorteio copa do mundo 2 (Foto: Reprodução )Capas dos jornias: Daily Star diz "Inglaterra no Grupo da Morte" e The Sun estampa "Deus nos ajude" (Foto: Reprodução )
Em outro país integrante da chave, a reação não teve bom humor no jornal "Gazzetta dello Sport". Com a manchete "Paga a Itália", o diário lembra que Zidane, autor de uma cabeçada no zagueiro Materazzi na final da Copa de 2006, foi responsável por tirar as bolinhas do Grupo D que põem a Azzurra para enfrentar "jogos difíceis, quilômetros e umidade".
No Uruguai, a reação foi esperançosa. Com a foto da Taça Fifa em primeiro plano e ao fundo com a silhueta de Ghiggia, autor do gol da vitória por 2 a 1 sobre a Seleção na final da Copa de 1950 que garantiu deu o bicampeonato mundial à Celeste Olímpica, o jornal "Ovación" estampa a manchete "Vai ver", dizendo que "como em 50, ao Uruguai espera outro grande desafio no Brasil".
capa jornais sorteio copa do mundo (Foto: Reprodução )Capas dos jornais da Espanha, França, Itália, Argentina e Uruguai: otimismo no Olé e no L'Equipe
Enquanto isso, franceses e argentinos comemoram. Com a manchete "Um presente para abrir", o jornal "L'Equipe" comemora o fato de a seleção campeã mundial em 1998 enfrentar adversários menos tradicionais na primeira fase, como a cabeça de chave Suíça, Equador e Honduras. O mesmo tom foi adotado pelo "Olé", de Buenos Aires. O título "O Rei das Bolas" abre espaço para a definição do "melhor sorteio da história em Mundiais" e ainda lembra a pouca distância que a seleção bicampeã em 1978 e 1986 vai percorrer para enfrentar Bósnia, no Rio de Janeiro, Irã, em Belo Horizonte, e Nigéria, em Porto Alegre.
Os espanhóis parecem conscientes de que não vão ter moleza na defesa do título. Destacando a reedição da final de 2010 logo na estreia, o jornal catalão "Mundo Deportivo" define como "Debut Brutal" o confronto com os holandeses - no Grupo B, também enfrentam Chile e Austrália

Nenhum comentário: