8 de dez. de 2013

Gols, dribles e homenagem misteriosa: Ronaldinho volta em grande estilo

Ele voltou. Depois de 73 dias sem entrar em campo em razão de uma lesão na coxa esquerda,Ronaldinho Gaúchomostrou no empate do Atlético-MG com o Vitória por 2 a 2, neste domingo, no Independência, que está pronto para comandar o Galo no Mundial de Clubes (assista aos lances do jogador no vídeo ao lado). Com dois gols, belos lançamentos e dribles, o craque viveu mais uma tarde especial com a camisa alvinegra e novamente foi ovacionado pelos torcedores: "Eô, eô, Ronaldinho é o terror". Ele comemorou os gols com um coração, sem revelar o nome da homenageada.
Um dos jogadores mais próximos ao camisa 10 no elenco do Atlético, o lateral-direito Marcos Rocha resumiu ao fim da partida a importância do retorno do craque para uma equipe prestes a disputar a maior competição de sua história.
- É o nosso capitão. Dentro de campo, ele ordena nossas jogadas, nos orienta, faz as estratégias para nos posicionarmos. Não só eu como os jogadores mais jovens aprendem muito com ele - afirmou o lateral.
Ronaldinho (Foto: Maurício Paulucci )Craque entra em campo cercado por crianças atleticanas (Foto: Maurício Paulucci )
Ronaldinho entrou em campo cercado por crianças de todas as idades, exatamente às 16h53m (de Brasília). Antes de a bola rolar, ele conversou rapidamente com o árbitro e orientou seus companheiros, além de mexer diversas vezes no cabelo. Quando a torcida gritou o seu nome, ela acenou e gesticlou como se fosse um súdito da multidão. Às 17h03, o camisa 10 deu o pontapé inicial na partida.

Muito participativo, Ronaldinho deu toques de categoria na bola e tentou colocar os companheiros na cara do gol. Falante, orientava os companheiros e pedia a bola a todo momento, ignorando a lesão recente na coxa esquerda. Depois dos dois gols do Vitória no início, o jogador pediu calma à equipe e levou a bola até o meio-campo. Aos 7 minutos, levantou a primeira bola na área, mas nenhum atleticano encontrou seu cruzamento. Na primeira cobrança de falta perigosa, o camisa 10 tentou bater por baixo, mas a finalização parou na barreira.
Ronaldinho comemora gol e faz continência para o presidente Kalil (Foto: Reprodução / Premiere FC)Ronaldinho bate continência para Kalil após o primeiro gol (Foto: Reprodução / Premiere FC)
À exceção de um bom lançamento para Jô e um belo drible no meio-campo, Ronaldinho pouco apareceu no restante da primeira etapa - quando ainda levou um cartão amarelo após cometer falta dura - até os 47 minutos, quando foi derrubado perto da área. "Dali, para ele, é pênalti", gritou um torcedor. A cobrança saiu certeira, no canto do goleiro Wilson, que nada pôde fazer para evitar o gol. Na comemoração, o craque bateu continência para o presidente Alexandre Kalil, agradeceu aos fisioterapeutas que cuidaram de sua lesão e fez corações para uma homenageada misteriosa.
- Quem é sabe - disse ele no intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o camisa 10 ouviu o coro da torcida: "Fica, Ronaldinho". Em resposta, acenou e bateu três vezes no coração. Logo no início do segundo tempo, voltou a balançar a rede após passe de Luan, porém o bandeirinha acertou ao assinalar impedimento. O jogador deu um sorriso irônico e seguiu para a partida. Com passe de calcanhar  e bela sequência de dribles, ele ganhou ânimo e abriu largo sorriso após colocar uma bola na cabeça de Gilberto Silva, que cabeceou com perigo. Também houve chapéu no repertório de dribles.
Números de Ronaldinho no 
empate com o Vitória:

- 2 gols
- 5 finalizações
- 28 passes certos
- 7 passes errados
- 20 bolas levantadas na área
- 1 falta cometida
- 2 faltas recebidas
- 1 impedimento
- 1 desarme
- 1 cartão amarelo
Quando houve confusão perto da área atleticana, porque os atleticanos reclamaram de falta de fair play dos jogadores do Vitória, Ronaldinho atravessou todo o campo para acalmar seus companheiros. Mesmo vindo de longo tempo de inatividade, ele manteve o pique na reta final e, aos 45 minutos, deu bom passe para Neto Berola sofrer pênalti. Concentrado, recebeu a bola de Alecsandro e bateu no canto esquerdo de Wilson para decretar o empate.

Na comemoração do segundo gol, o camisa 10 novamente bateu continência e acrescentou no repertório um aviãozinho. Ao fim da partida, o coro voltou às arquibancadas do Independência: "Fica, Ronaldinho", e o craque percorreu todo o gramado para agradecer o apoio da massa. Depois, entrou correndo no vestiário, sem conceder entrevista. Na manhã de segunda-feira, a delegação atleticana embarca para o Marrocos, e o jogo deste domingo manda um recado ao Bayern de Munique e aos demais adversários do Galo no Mundial: Ronaldinho está de volta

Nenhum comentário: