18 de dez. de 2013

Cuca critica atuação do Atlético em derrota e admite: 'Foi vergonhoso'

“Vergonhoso”. O termo foi usado pelo próprio técnicoCuca para definir a eliminação do Atlético-MG na semifinal do Mundial de Clubes ao ser derrotado pelo Raja Casablanca por 3 a 1 (assista aos melhores momentos no vídeo). Após a partida, ele, que teve a saída confirmada pelo presidente Alexandre Kalil, criticou a atuação da equipe. O comandante afirmou que os treinos não se refletiram na partida e se incluiu ao comentar que algumas peças fundamentais, dessa vez, não fizeram a diferença.
Depois de se desculpar com o torcedor que viajou ao Marrocos, Cuca disse que todo o grupo está com vergonha, mas pediu que a surpreendente eliminação não manche os feitos recentes que obtiveram no clube. Entre eles, o bicampeonato mineiro e a inédita conquista da Libertadores.
- Lógico que estamos com vergonha, devemos desculpas ao torcedor, sabemos o quanto gente humilde, simples, não mediu esforços para estar aqui. Frustramos o sonho deles, mas isso não pode manchar o que esse grupo fez pelo Atlético, ainda que seja muito dolorido e triste para todos nós. Temos de levantar a cabeça porque nossa profissão é assim mesmo.
Esperávamos que depois de 15, 20 minutos, a ansiedade saísse. Mas começamos a criar chances e perdemos gols incríveis. Se saíssemos na frente, ganharíamos por dois ou três a zero”
Cuca
Por diversas vezes, o treinador reconheceu a atuação muito abaixo do que o Atlético-MG apresentou no ano, sobretudo no primeiro semestre. Disse que as jogadas de ataque não encaixaram e lamentou também a fragilidade defensiva.
Mas, na visão do comandante, tudo teria sido diferente se o Galo tivesse conseguido sair na frente do placar. Os gols perdidos na primeira etapa, sobretudo por Jô, em dois cruzamentos que o centroavante não conseguiu concluir, geraram ainda mais ansiedade.
- Esperávamos que depois de 15, 20 minutos, a ansiedade saísse. Mas começamos a criar chances e perdemos gols incríveis. Se saíssemos na frente, ganharíamos por dois ou três a zero. Mas saindo atrás, tivemos que nos abrir e tomamos contra-ataques porque eles jogam assim, na velocidade.
O único momento em que o Atlético-MG esteve melhor na partida, na opinião de Cuca, foi após o gol de empate marcado por Ronaldinho. Mesmo com o controle do jogo, o time sofreu um contra-ataque após escanteio a seu favor, algo que incomodou demais o treinador.
Cuca, Atlético-MG x Raja Casablanca (Foto: Reuters)O técnico Cuca não vai continuar no Atlético-MG para a próxima temporada (Foto: Reuters)
- Que jogador nosso jogou muito bem? Não jogamos bem. Eles foram melhores, correram, armaram contra-ataques. E, por incrível que pareça, quando tínhamos o jogo na mão, tomamos o segundo gol numa falha de posicionamento.
A caminho do Shandong Luneng, da China, Cuca fará sua despedida no sábado, por ironia do destino, contra o Guangzhou, da China. Será a decisão do terceiro lugar do Mundial. Sem empolgação alguma, o técnico disse que a equipe vai se despedir da competição com hombridade.
- Vou preparar a equipe com profissionalismo e hombridade para fazermos o melhor e sairmos do Mundial, pelo menos, com uma vitória no último jogo

Nenhum comentário: