4 de dez. de 2013

Cidades atrasadas ‘escondem’ estádios em apresentações no Sauípe

Um dia depois de serem alertadas publicamente pela Fifa por conta de atrasos, sobretudo nos estádios, para a Copa do Mundo de 2014, as cidades de Curitiba, Cuiabá e São Paulo participaram de evento em que as 12 sedes tinham de se apresentar em cinco minutos. Elas tiraram o foco de seus estádios, com agravante para a capital paranaense, única a não ter enviado um representante à Costa do Sauípe.
Cuiabá se apresentou antes, seguindo a ordem alfabética. Falou rapidamente da Arena Pantanal, mas usou a imagem de um desenho no telão para dizer que 90% das obras estão concluídas, e que ela será totalmente concluída até o fim deste mês. Neste momento, jornalistas estrangeiros deram risada.
Estandes das cidades atrasadas (Foto: Alexandre Lozetti)Estande de Curitiba vazio durante a apresentação
das cidades-sedes (Foto: Alexandre Lozetti)
Diogo Carvalho, assessor da Secretaria da Copa no estado do Mato Grosso, reiterou o compromisso de inaugurar a Arena em janeiro, e realizar eventos-teste entre março e abril. As cadeiras ainda não foram colocadas no local, que terá capacidade de 41.390 pessoas na Copa do Mundo, e 44.003 depois.
Logo em seguida foi a vez de Curitiba, sede mais atrasada para o Mundial. O apresentador do evento disse que o representante da cidade não conseguiu chegar a tempo de fazer a apresentação, mas mandou um vídeo sobre as belezas locais. Enalteceu a educação com suas universidades, a limpeza das ruas, as áreas verdes e políticas públicas.
Mas a Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR que será palco da Copa, nem sequer foi citada. Na véspera, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, havia ressaltado o atraso das obras no local, assim como na Arena Pantanal e na Arena Corinthians, por conta do acidente com o guindaste, na semana passada, que deixou duas pessoas mortas.
Arena Pantanal plantio do gramado preparação novembro 2013 (Foto: Robson Boamorte)No final de novembro, Arena Pantanal ainda estava preparando plantio do gramado (Foto: Robson Boamorte)


A cidade de São Paulo foi a última a se apresentar. Antes de iniciar, a assessora de ações para a Copa, Elizabeth Tortolano, lamentou a morte de duas vítimas no palco de abertura do Mundial, agradeceu as mensagens de solidariedade e pediu apoio para que a obra possa ser retomada e entregue em tempo de receber a abertura no dia 12 de junho.
- Temos plena confiança que São Paulo, junto com o Brasil, vai superar essa dificuldade e abrir a Copa do Mundo. Contamos com o apoio de todos e isso nos renova em termos de força e confiança.
Elizabeth também disse que o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fará uma visita à Arena Corinthians na próxima segunda-feira. Nesta quarta, o estádio recebeu técnicos da Fifa e do COL. Nenhuma imagem da Arena foi exibida na apresentação no Sauípe.Talvez pelo “apelo”, a capital paulista teve boa vontade da apresentação do evento, já que não foi interrompida como outras. O vídeo de Recife, por exemplo, foi paralisado antes do fim. Outras sedes, como Porto Alegre e Salvador, abriram mão de exibir o material preparado pelos governos estaduais para não estourarem o tempo.

Visão geral da Arena da Baixada, do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)Situação atual da Arena da Baixada: estádio não é citado em apresentação de Curitiba (Foto: Divulgação

Nenhum comentário: