18 de dez. de 2013

Canta, Brocador! Hernane já liderou banda de axé em 'fuga' para Bahia

Header FÉRIAS DO BROCADOR (Foto: Infoesporte)

 
Um baiano decidido a levantar a massa. Melhor para o Flamengo que Hernane alcançou sua meta com a bola nos pés. Artilheiro da temporada, o Brocador se transformou em ídolo e xodó rubro-negro após o título da Copa do Brasil. Nem sempre foi assim. E nos tempos em que o futebol ainda representava uma incógnita, o microfone tomou o lugar das chuteiras, e o goleador do Brasil em 2013 se aventurou nos palcos, no comando da extinta banda “Freguesia do Samba”. Isso mesmo, o Brocador já foi cantor. 
Em 2005, o futebol já fazia parte da vida do jovem Hernane de 17 anos. Há cinco anos em São Paulo, tinha acabado de concluir o ensino médio e peregrinava entre times de várzea. O limite para realizar o sonho dentro dos campos começava a apertar, mas as férias de fim de ano em Bom Jesus da Lapa, cidade natal, fizeram com que o Brocador se aventurasse em outra carreira. E quem entregou a história foi a própria mãe, Merieme Vidal, relembrando uma profecia: 
- Hernane já cantou. Na infância, ele fez de tudo. Cantava axé lá na Bahia, tinha um grupo e eu falei: "Vou guardar esse CD para mostrar a história da sua vida quando você for famoso". Mas era um cantor mais ou menos, mais para menos do que para mais (risos). Hernane sempre foi a diversão da casa. Atentado, fazia pirraça, não deixava ninguém parado. 
montagem hernane cantor (Foto: Reprodução)Com microfone e com cavaquinho, Hernane comanda a festa no "Freguesia do Samba", em 2005 (Foto: Reprodução)

A formação da “Freguesia do Samba” foi o auge de um período onde a proximidade dos amigos fez com que passagem que devia durar dez dias se prolongasse por um ano e meio no interior da Bahia:
 Vim para o Natal e resolvi esticar até o Carnaval. Fui ficando, ficando, esperei o outro Carnaval e só aí fui embora de novo para São Paulo
Hernane, sobre retorno à Bahia
- Vim para o Natal e resolvi esticar até o Carnaval. Fui ficando, ficando, esperei o outro Carnaval (de 2006) e só aí fui embora de novo para São Paulo – conta Hernane entre gargalhadas. 
Até certo ponto tímido diante das câmeras no ano da consagração em campo, o Brocador assumiu o posto de cantor justamente por ser o mais descontraído da turma. Na filmagem repassada pela mãe ao GloboEsporte.com, Hernane aparece bem à vontade, com pés descalços e muito suingue nas coreografias. O registro de oito anos atrás causou surpresa ao próprio atacante. 
- Era um momento de alegria, quando juntávamos os amigos. Não era para sair nada. Era mais um lazer que tínhamos. Cada um pegava um instrumento e ficava fazendo aquela brincadeira. Não sei como acharam aquele DVD que já estava perdido (risos). Era para descontrair mesmo.
Cerveja esgotada no bar, sinônimo de sucesso
Hernane flamengo amigos banda de axé na Bahia (Foto: Cahê Mota)Hernane com os amigos Léo (esquerda) e Tagio, companheiros da época do "Freguesia do Samba" no quintal onde foi filmado o vídeo (Foto: Cahê Mota)
Apesar de tratar como uma confraternização entre amigos, a “Freguesia do Samba” chegou a se apresentar em bares e casas em Bom Jesus da Lapa. Uma exibição, inclusive, marcou o ex-vocalista: 
- Teve uma vez que fomos tocar em um bar e, por incrível que pareça, acabou a cerveja (risos). Conseguimos fazer com que nesse dia esgotasse a cerveja com nossa brincadeira. Foi bem legal. E a parte de cantar sobrou para mim (risos). Todo mundo estava com vergonha e falei: "Vou cantar". Quando não jogávamos futebol, inventávamos outras brincadeiras para descontrair e reunir os amigos.
Em quase um ano de formação, a banda teve dois nomes – foi chamada também de “Dodi e os garotos”, em homenagem ao patrocinador, responsável pelos instrumentos e que oferecia o espaço para shows. O fim do sonho musical, por sua vez, foi bem visto para Hernane. Afinal, ele mesmo admite que não teria sucesso com o “Brocador dos palcos”. 
Para cantar, eu não tinha talento nenhum. Só porque cantava um pouco mais que os amigos, que tinham vergonha também. Nem se eu quisesse (seguir carreira), não ia conseguir
Hernane, ex-líder do 'Freguesia do Samba'
- Não. Para cantar, eu não tinha talento nenhum. Só porque cantava um pouco mais que os amigos, que tinham vergonha também. Nem se eu quisesse (seguir carreira), não ia conseguir. Ali, era só para descontrair. Para cantar, eu era um bom jogador.
O repertório da banda de Hernane era composto basicamente pelo que é chamado no estado de “Pagode Baiano” e contava com sucessos de bandas como “Os Bambaz”, “Pagodart”, “Parangolé” e “Harmonia do Samba”. Esta última, por sinal, tem Xanddy como líder, um cantor que tinha como marca principal se apresentar sem calçados, assim como o Brocador no vídeo. O rubro-negro garante que trata-se apenas de uma coincidência. 
- Ali, o chinelo quebrou e não teve jeito. Não tinha como parar de cantar, começou a chegar gente, e continuei daquele jeito mesmo (risos).
Melhor para o Flamengo que o sucesso de pés descalços durou somente até o fim daquele show. Meses depois, a “Freguesia do Samba” teve fim, Hernane voltou para São Paulo, chegou ao Flamengo e virou o Brocador. O palco principal agora é o Maracanã. E, de chuteiras bem calçadas, aquele menino baiano segue levantando a massa, com repertório vasto de gols e festa em vermelho e preto

Nenhum comentário: