14 de out. de 2013

Tour do Maracanã começa nesta terça com muita história para os visitantes

A partir desta terça-feira, os fãs de futebol terão a oportunidade de fazer o Tour do Maracanã, que dá a oportunidade ao visitante de conhecer todos os bastidores do estádio, como o vestiário e a beira do gramado. O tour funcionará todos os dias, das 9h às 16h. O ingresso custará R$ 30 (R$ 15 meia) e poderá ser adquirido pela internet www.maracana.com ou na bilheteria localizada no portão A (8h30m às 16h30m).
Nos dias de jogos, a visitação se encerra quatro horas antes da abertura dos portões. Para atender aos estrangeiros, haverá a disponibilidade em espanhol e inglês (nos horários ímpares - 9h, 11h, 13h e 15h). As crianças até cinco anos não pagam. Estudantes, crianças de 6 a 10 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia. As escolas públicas podem agendar visitas gratuitas, que serão realizadas as segundas-feiras.
Logo no início da visitação, os torcedores já têm o primeiro encontro com três dos maiores jogadores da história do estádio: Pelé, Garrincha e Zico. A bola, a rede e as marcas dos pés do Rei dão as boas vindas, assim como uma estátua do Galinho dando um voleio e as marcas do pés de Mané.
Tour Maracanã (Foto: Fred Huber)Entre as atrações do Tour Maracanã está a marca dos pés de Garrincha (Foto: Fred Huber)
Os visitantes têm a chance de conhecer a tribuna de imprensa, de honra, os camarotes, o setor onde ficam as torcidas organizadas e a área Maracanã Mais, um grande espaço de convivência. Um dos pontos altos é conhecer o vestiário visitante, que conta com as camisas dos atuais jogadores da Seleção, e a área de aquecimento dos atletas. Depois, é a hora de entrar pelo túnel e chegar até a beirada do gramado.
Durante o percurso, o guia conta histórias de grandes momentos em que o Maracanã foi palco de seus principais personagens. Zico, por exemplo, é o maior artilheiro e recordista de títulos - 16. Pelé, que apesar de nunca ter jogado um longo período em um time carioca, conquistou quatro títulos nacionais. O Rei defendeu o Vasco, quando tinha 16 anos, e o Flamengo, já perto do fim da carreira. Romário também é lembrado por causa de seus feitos com a camisa do Brasil e dos clubes que defendeu no Rio.
Tour Maracanã (Foto: Fred Huber)Parte interna do estádio ganhou ares luxuosos após a reforma (Foto: Fred Huber)
Um dos responsáveis pela montagem do tour foi o historiador Bruno Lucena. Ele aposta que o passeio será uma das principais atrações turísticas da cidade e acredita que os torcedores terão uma emoção diferente ao conhecer o Maracanã por dentro. 
- Os visitantes vão conhecer a emoção do Maracanã. Muitos já conhecem as histórias, mas terão a oportunidade de conhecer a partir dos bastidores. Será uma emoção diferente. Nossa ideia foi resumir, o que é bastante difícil, a história do estádio desde 1950 até agora. Nós, claro, esperamos que a mais bela história seja escrita no ano que vem, na final da Copa.
Tour Maracanã (Foto: Fred Huber)Nos vestiários, os visitantes verão camisas da seleção brasileira (Foto: Fred Huber)
Tour Maracanã (Foto: Fred Huber)Estátua de Zico é uma das primeiras atrações do tour, logo na entrada (Foto: Fred Huber)
Tour Maracanã (Foto: Fred Huber)Visitantes terão acesso à área de aquecimento nos vestiários (Foto: Fred Huber

Nenhum comentário: