26 de out. de 2013

Torcida Gaivotas Fiéis não é a primeira gay no futebol brasileiro

Símbolo da torcida Gaivotas Fiéis Foto: / Divulgação
Extra
Tamanho do texto A A A
Nas últimas semanas, o apresentador e jornalista Felipeh Campos lançou a primeira torcida gay oficial do Corinthians, a Gaivotas Fiéis. A nova organizada já teve símbolo divulgado, com direito a kit de maquiagem e bandeira arco-íris, e recentemente exibiu o piloto de um uniforme.
Torcida gay, porém, não chega a ser uma novidade no futebol brasileiro. O próprio Corinthians já possuía uma torcida na Internet, a Corinthians Livre. No Facebook, possui mais de 2 mil membros.
O grupo Bambi Tricolor representa o São Paulo e chega a ter quase 2 mil curtidas no Facebook. Ainda na cidade paulista, tem a Palmeiras Livre, também com cerca de 2 mil membros.
Em Minas Gerais, a Galo Queer representa o Atlético-MG e tem mais de 6 mil representantes. Já o Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro, tem duas torcidas gays. A Cruzeiro Maria e a Raposões Independentes, que é a mais tradicional.
Camisa da Gaivotas Fiéis
Camisa da Gaivotas Fiéis Foto: Divulgação
No Rio Grande do Sul, a Queerlorado, com mais de mil membros, representa o Internacional. Já o Grêmio tem a Coligay, considerada a primeira torcida gay do Brasil. Foi fundada em 1977 e acompanha o Grêmio desde então, para o que der e vier.
No Rio de Janeiro, a Flagay é a mais famosa. Criada em 1979 por Clóvis Bornay chegou a ter seus representantes frequentando o Maracanã.
Matéria de 2003 da Flagay
Matéria de 2003 da Flagay Foto: Reprodução Internet



Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/torcida-gaivotas-fieis-nao-a-primeira-gay-no-futebol-brasileiro-10544991.html#ixzz2itGQYHsd

Nenhum comentário: