9 de out. de 2013

Só R10: torcida do Bayern se esforça para reconhecer as estrelas do Galo

Um torcedor do Atlético-MG que minimamente seja fã de futebol definitivamente saberá quem é Franck Ribéry, Arjen Robben, Bastian Schweinsteiger, Manuel Neuer ou Philipp Lahm. Mas será que o conhecimento é recíproco? O GLOBOESPORTE.COM foi às ruas em Munique para descobrir se o torcedor do Bayern também está ligado ao que se passa do outro lado do Oceano Atlântico. Surgiram fatos surpreendentes: alguns deles sequer sabiam contra quem os bávaros disputariam o título do Mundial de Clubes em dezembro, no Marrocos. Passada esta fase, foi proposto um desafio: conseguiriam os alemães reconhecerem algumas das estrelas do Galo, provável rival da decisão em Marrakech?
Torcida Bayern Atlético-MG (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Bávaros participaram do 'desafio' de reconhecer estrelas do Galo (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)
Sete atletas foram escolhidos pela reportagem: Ronaldinho Gaúcho, Jô, Victor, Diego Tardelli, Gilberto Silva, Réver e Josué - os dois últimos com passagens pelo Wolfsburg. Além dos uniformes do próprio Atlético-MG e também do Cruzeiro, arquirrival e que disputou os Mundiais de 1976 e 1997, e de uma mistura entre as camisas da Raposa e do Bayern, criada por torcedores empenhados na missão de secar o Galo - e que gerou sorrisos da maioria. O resultado não foi lá muito empolgante: apenas Ronaldinho foi reconhecido por 100% dos 12 abordados.
Melhor jogador do mundo em 2004 e 2005 pelo Barcelona, o camisa 10 mostrou que segue com moral intacto em Munique. Michael Fellner, de 22 anos, um dos torcedores entrevistados, comentou que ainda assistia a lances do craque na internet.
- Vi outro dia dois gols de falta que ele fez num só jogo. Fiquei impressionado como ainda pega bem na bola - recordou, em alusão ao empate por 2 a 2 com o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.
Torcida Bayern Atlético-MG (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Michael Fellner, à esquerda, foi o melhor dentre os participantes (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)
Michael, por sinal, teria sido o campeão do desafio. Com ligeira ajuda, é bem verdade, conseguiu adivinhar todos os atleticanos após perguntar com qual letra começava o nome de cada um. Não passou de uma exceção. Valmir Lushi, de 20 anos, e o irmão Gunther Kellner, de 25, só reconheceram Jô, pelos gols marcados na seleção brasileira, e Josué, que ganhou alguma notoriedade no futebol alemão.
Torcida Bayern Atlético-MG (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Funcionário de loja do Bayern gostou da ideia da
torcida do Cruzeiro (Foto: Victor Canedo)
Na loja dentro do Centro de Treinamento, o atendente Maxi Meier contava vantagem. Naturalmente fã de futebol, ele duvida que o Atlético-MG de R10 seja capaz de derrotar o Bayern.
- Ronaldinho era bom, o via no Barcelona. Não sei como está agora sinceramente, mas eles têm que ser muito bons. Nós não somos como o Chelsea - alfinetou, lembrando da derrota dos Blues para o Corinthians em 2012. Os ingleses só chegaram ao Mundial depois de superarem o próprio Bayern na final da Champions disputada em plena Allianz Arena.
Nos arredores do estádio em dias de jogo, os torcedores esbanjavam confiança. Talvez sentindo-se poderosos com copos de cerveja na mão (a bebida é liberada em dias de partidas do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha) ou mesmo por quase total desconhecimento do campeão da Taça Libertadores. Um deles foi além.
- Ronaldinho está velho (tem 33 anos) para fazer a diferença e Pep Guardiola já sabia disso ao dispensá-lo no Barcelona.
Torcida Bayern Ronaldinho Atlético-MG (Foto: Victor Canedo / Globoesporte.com)Ronaldinho ainda tem status de craque para uns; e de 'velho' para outros (Victor Canedo / Globoesporte.com)

Nenhum comentário: