11 de out. de 2013

Sem fronteiras: Seleção pega Coreia do Sul na ‘estreia’ de Neymar no país

Em outros tempos, era a delegação da seleção brasileira desembarcar em qualquer lugar do mundo para a admiração aos “Ronaldinhos” contagiar os torcedores. Agora, a febre atende por Neymar. Neste sábado, a partir das 8h (de Brasília), o Brasil vai enfrentar a Coreia do Sul, no World Cup Stadium, e os mais de 66 mil fãs que esgotaram as entradas para o duelo terão a primeira oportunidade de acompanhar in loco o desempenho do camisa 10 do time canarinho.
O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real. Seja no treino ou na porta do hotel em busca de um autógrafo ou de um aceno, o nome mais badalado da passagem da Seleção por Seul é o dele: Neymar Júnior.
- O Neymar (ou 네이 마르, em coreano) vai aparecer por aqui? Quando o Neymar vai sair do hotel – não cansava de perguntar um torcedor, que estava acompanhado de um fã surdo-mudo.
  •  
Neymar brasil treino (Foto: Agência Reuters)Neymar entrará em campo na Coreia do Sul pela primeira vez na carreira  (Foto: Reuters)
O prestígio do jogador está em alta na Coreia do Sul. Uma semana antes do amistoso deste sábado, só a presença do craque brasileiro e de seus companheiros de equipe garantiram a lotação do estádio em Seul: 66.800 bilhetes foram comercializados. Em abril deste ano, o cantor sul-coreano Psy (artista mais conhecido no país e dono do hit “Gangnam Style”) fez um show no mesmo World Cup Stadium para “apenas” 50 mil pagantes.
É a primeira vez de Neymar na Coreia do Sul, mas não no continente asiático. Em 2010, ele foi escalado por Mano Menezes para encarar a Argentina, em Doha, no Qatar. Derrota por 1 a 0, com um gol de Lionel Messi. Agora, a história é outra. De coadjuvante a estrela da companhia brasileira. O camisa 10 da Seleção hoje atua ao lado do craque argentino no Barcelona e divide os holofotes com o atual melhor jogador do mundo.
- É a minha primeira vez na Coreia do Sul. Nunca atuei por aqui – disse o jogador, que passou pelo Japão no Mundial de Clubes de 2011.
Rompendo fronteiras
Desde que foi chamado para seleção brasileira pela primeira (contando também as categorias de base e o time olímpico), Neymar já passou por 15 países em seis continentes. Foram 60 jogos e 40 gols – média de 0,66. Já desbravou a África em 2007, atuando pela Seleção sub-17, a Inglaterra, em março de 2011, no time principal, e os Estados Unidos, em 2010 e na turnê antes dos Jogos de Londres em 2012. Chegou a hora de se apresentar em mais um país.
O continente em que o jogador mais atuou foi a América do Sul. Foram 24 gols em 30 jogos. O país que mais recebeu Neymar defendendo o time canarinho foi o Brasil. O jogador nem saiu de “casa”. Ele atuou 15 vezes e balançou a rede dos rivais em 11 oportunidades.
Info_BRASILxCOREIA_Paises-onde-jogou-Neymar (Foto: Infoesporte)
Felipão mantém esquema das Confederações
Na primeira atividade, Felipão até testou Ramires na vaga de Hulk. Porém, o treinador tomou a decisão de mantar o mesmo esquema utilizado na conquista da Copa das Confederações e confirmou o atacante Hulk entre os titulares. Por conta disso, o Brasil vai atuar com a seguinte formação: Jefferson, Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Jô.
O próprio comandante da seleção brasileira explicou a decisão pela manutenção de Hulk, mas deixou claro que pode fazer mudanças durante a partida para observar o desempenho de alguns atletas que ainda brigam por posição no grupo.
- Em princípio, eu devo sair com a equipe base da Copa das Confederações. Com o passar do jogo, vou fazer as trocas que eu acho necessárias. Coisas que eu quero observar nesses dois jogos – explicou o treinador.
Felipão falou ainda da opção por Hulk em vez de Ramires.
- Hulk é mais atacante. O Ramires é mais de prender a bola. Taticamente, o Ramires é mais equilibrado, mas ficamos sem uma jogada de mais força. E temos isso com o Hulk. Analisando o adversário, a gente vai iniciar de uma forma e podemos modificar com o passar do jogo.
Luiz felipe scolari felipão brasil treino (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)Felipão tem poucos jogos para definir o grupo da Copa do Mundo  (Foto: Bruno Domingos / Mowa Press)
Coreia do Sul renovada para encarar o time de Felipão
Os rivais da seleção brasileira têm 11 jogadores em seu elenco que disputaram as Olimpíadas de Londres, em 2012. Ou seja, boa parte dos convocados tem idade inferior a 23 anos. O destaque da Coreia do Sul, na verdade, está no banco de reservas: o técnico Hong Myung Bo.
O comandante fez 135 jogos com a camisa da seleção coreana e foi eleito por Pelé como um dos 125 maiores atletas da história do futebol mundial. Hong Myung Bo ainda foi eleito o terceiro melhor jogador da Copa de 2002. Naquela ocasião, a Coreia do Sul ficou com a quarta colocação no torneio.
FICHA TÉCNICA
COREIA DO SUL X BRASIL
LOCAL: World Cup Stadium, em Seul (COR)
HORÁRIO: 8h (de Brasília)
COREIA DO SUL
Jung Sungryong, Park Jooho, Yun Sukyoung, Kim Younggwon e Hong Jeongho; Kim Bokyung, Son Heungmin, Ki Sungyueng e Lee Chungyong; Koo Jacheol e Ji Dongwon
Técnico: Hong Myung Bo
BRASIL
Jefferson, Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Jô.
Técnico: Luiz Felipe Scolar

Nenhum comentário: