11 de out. de 2013

Sem encantar, Espanha derrota Belarus e fica bem perto da Copa

Os atuais campeões mundiais estão com um pé na Copa do Mundo de 2014. Mesmo sem encantar, a Espanha fez o dever de casa, derrotou Belarus por 2 a 1, em Palma de Mallorca, e assumiu a liderança isolada do Grupo I das eliminatórias europeias. Xavi e Negredo fizeram os gols para La Roja, enquanto Kornilenko diminuiu para os visitantes.
O resultado deixou a Espanha com 17 pontos, três a mais que a França, segunda colocada. Como tem nove gols de saldo, contra seis dos rivais, "La Roja" pode se classificar na última rodada, na próxima terça-feira, até mesmo se perder por diferença mínima para a Geórgia, em Albacete, desde que os franceses no máximo ganhem da Finlândia em casa por um de vantagem também. Com um empate, os atuais campeões mundiais garantem a vaga independentemente da outra partida.
Arbeloa e Negredo Espanha e Belarus (Foto: Getty Images)Arbeloa abraça Negredo, autor do segundo gol da Espanha (Foto: Getty Images)
Primeiro tempo sonolento
Ainda sem poder contar com o brasileiro Diego Costa, o técnico Vicente del Bosque escalou Michu no comando do ataque - Valdés no gol, no lugar de Casillas, foi a outra novidade. Entretanto, o atacante do Swansea não deu sorte. Justamente em sua oportunidade como titular, ele pouco foi acionado e sofreu com um time que tocou bastante a bola, mas criou pouquíssimas chances na etapa inicial. 
 Com o time de Belarus fechado na defesa, a Espanha teve o domínio territorial e, como de costume, trocou passes à vontade. Isso, porém, não resultou em chances efetivas de gol. A impressão era de que os donos da casa poupavam energia e só administravam o jogo. Os únicos que tentavam algo diferente eram Pedro, que levou perigo em jogadas individuais, e o lateral Monreal, bastante acionado pela esquerda. 
Somente nos minutos finais a Espanha ensaiou uma pressão. Primeiro, Michu aproveitou cruzamento de Monreal, mas cabeceou mal e mandou para fora. Depois, o centroavante fez o pivô para David Silva, que chutou forte para boa defesa de Gutor. Lapsos de bom futebol em monótonos 45 minutos.
Xavi comemoração Espanha contra Belarus (Foto: Reuters)Xavi festeja seu gol contra Belarus (Foto: Reuters)
Xavi abre o caminho
Del Bosque também não deve ter ficado satisfeito com a atuação espanhola. No intervalo, ele sacou Monreal e colocou Iniesta, deixando a equipe ainda mais ofensiva. Mas a mudança mais importante foi a ida de Pedro para o lado direito. Ali, o jogador mais efetivo de La Roja iniciou as jogadas dos dois gols da equipe. 
Primeiro, aos 15, o camisa 11 mandou a bola para a área. Piqué dominou com categoria e cruzou para trás. A zaga de Belarus não conseguiu afastar, e Xavi chegou de surpresa, chutando de primeira, sem chance para Gutor: 1 a 0 para a Espanha. 
Com a vantagem, La Roja diminuiu de vez o ritmo e passou a administrar o resultado. Muito inferior tecnicamente, Belarus não conseguia reagir e se limitava a observar a troca de passes. O segundo gol veio naturalmente: aos 32 minutos, Pedro deu lindo toque de letra para Sergio Ramos, que cruzou na cabeça de Negredo. O atacante, que havia substituído Michu aos 12, deu um peixinho e balançou as redes. 
No fim, aos 44 minutos, mais por cochilo da defesa espanhola do que por pressão própria, Belarus ainda diminuiu o placar. Kornilenko recebeu livre dentro da área e chutou cruzado, vencendo Valdés e dando números finais ao marcador: 2 a 1. 
Espanha comemoração gol contra Belarus eliminatórias (Foto: AP)Festa em Mallorca: Espanha está a um empate da classificação direta para o Mundial (Foto: AP)

Nenhum comentário: