13 de out. de 2013

Satisfeito, Jayme diz que Fla merecia, ao menos, empatar: 'Derrota doída'

Nem parecia uma entrevista coletiva após uma derrota. Naturalmente, Jayme de Almeida estava chateado pelos 2 a 1 a favor do Botafogo neste domingo, no Maracanã, mas fez questão de deixar claro a cada resposta sua satisfação com a atuação do Flamengo em partida válida pela 28ª rodada do Brasileirão (veja vídeo com melhores momentos). Apesar de sair na frente, com Hernane, o Rubro-Negro permitiu a virada do rival com gols de Gegê e Rafael Marques, construindo resultado que o treinador.considerou injusto.

Para Jayme, o Flamengo teve volume de jogo para deixar o Maracanã com um empate ou até mesmo uma vitória. Em desvantagem, o Rubro-Negro pressionou no segundo tempo e desperdiçou oportunidades em série, principalmente com Elias.

- É uma derrota doída para caramba. Respeito muito o Botafogo, mas nós merecíamos um resultado melhor. Pelo espetáculo, merecíamos no mínimo, no mínimo um empate. Quando o ambiente melhora, as coisas acontecem mais fáceis. O ambiente é de muita alegria e responsabilidade. Está todo mundo se cobrando (no vestiário), ninguém ficou satisfeito.

A sensação de Jayme foi a mesma do torcedor. Apesar do revés, os rubro-negros cantaram bastante após o apito final e aplaudiram a equipe.

- É uma emoção diferente. Fico satisfeito com o time, mas insatisfeito com o resultado. O que levamos desse jogo é que esses meninos estão querendo construir alguma coisa, e a torcida também, principalmente. Tinha muito mais rubro-negro do que botafoguense, mas mesmo na derrota o time mostrou que a torcida pode confiar nele. Falei com os meninos para irem para casa com a cabeça erguida. Não vencemos, mas demos o melhor. Por isso, a torcida aplaudiu. Foi uma luta grande em busca do resultado.
Com o resultado, o Flamengo permaneceu com 37 pontos e caiu para décima colocação no Brasileirão. Na quarta-feira, a equipe volta a jogar no Maracanã, diante do Bahia.
Confira a íntegra da entrevista coletiva de Jayme de Almeida:

O jogo

- Perder nunca é bom. Depois que assumi, foi uma das melhores partidas do Flamengo em termos de jogar e se comportar taticamente. O Botafogo é uma grande equipe, mas o jogo mostrou que estamos em um caminho legal. Os meninos estão entendendo o que é ser Flamengo. Começamos bem tecnicamente, fizemos o gol, mas sofremos o empate em uma linda jogada do Seedorf, temos que dar os méritos. Fomos para o intervalo um pouco cabisbaixos, mas voltamos bem. A partida estava equilibrada, o Elias passou uma bola sem goleiro, e o Rafael Marques fez o gol. Ainda criamos umas quatro oportunidades. O que me deixou contente é que estamos no caminho. A torcida reconheceu isso. Houve luta, determinação, e isso que procuramos passar para eles. Fizeram de maneira fantástica. Perder é um sentimento ruim. Acho que não merecíamos perder. Acho não, tenho certeza. Mas futebol tem que botar a bola no retângulo, e o Botafogo foi mais competente.
Jayme de Almeida jogo Flamengo e Botafogo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Jayme de Almeida orienta o time do Flamengo contra o Botafogo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Primeira derrota

- A sensação é muito ruim, principalmente pela forma que jogamos. Se tivéssemos perdido com o Botafogo melhor, aceitaríamos até mais. O Flamengo fez tudo até para vencer o jogo, tivemos chances, mas futebol é gol. Como ganhamos em Curitiba, onde não vencíamos há 15 anos... Cada jogo é uma história. Aceito a derrota. Esporte é isso. De repente, jogamos bem e perdemos. Eles foram mais competentes, não tem jeito. Acho que a equipe do Flamengo deu mais um passo. Vejo o Flamengo do jeito que acredito, com integração com a torcida. É bonito ver mesmo na derrota o time aplaudido.

Torcida

- É uma emoção diferente. Fico satisfeito com o time, mas insatisfeito com o resultado. O que levamos desse jogo é que esses meninos estão querendo construir alguma coisa, e a torcida também, principalmente. Tinha muito mais rubro-negro do que botafoguense, mas mesmo na derrota o time mostrou que a torcida pode confiar neles. Falei com os meninos para irem para casa com a cabeça erguida. Não vencemos, mas demos o melhor. Por isso, a torcida aplaudiu. Foi uma luta grande em busca do resultado.

Copa do Brasil

- Poder ser campeão, pode. O Flamengo tem mostrado que, mesmo com tudo que se falava, não é bem assim. (Os jogadores) estão passando por uma experiência ingrata. Acho que essa derrota pode nos fortalecer ainda mais pelo que fizeram, pela proposta de jogo. A Copa do Brasil é mata-mata e acho que o Flamengo tem condição de fazer um jogo neste nível. Foi uma partida bonita para caramba, legal para o esporte, vibrante para os dois lados. Temos que tentar repetir no dia 23, e aí fica aberto. Se repetirmos, fica difícil ganhar da gente. Tendo a torcida do lado, como neste domingo, o time fica muito mais forte.

Mudança de postura do Fla

- Não tem varinha mágica. Não há uma palavra para dizer que fiz isso e sou maravilhoso. Eu procurei contar a minha história no clube, o que era Flamengo, que precisávamos ser mais fortes, mais humildes e trabalhar mais. Futebol é resultado. Quando a coisa começou a andar, o time entendeu. Vocês (imprensa) falavam que o time era muito ruim. Depois, ninguém falou mais. Isso traz confiança. Assim, passinho a passinho, jogo a jogo, fomos crescendo e sabendo o que queríamos. É uma derrota doída para caramba. Respeito muito o Botafogo, mas nós merecíamos um resultado melhor. Pelo espetáculo, merecíamos no mínimo, no mínimo um empate. Quando o ambiente melhora, as coisas acontecem mais fáceis. O ambiente é de muita alegria e responsabilidade. Está todo mundo se cobrando, ninguém ficou satisfeito. Foi um jogo resolvido nos detalhes. No primeiro gol, temos que dar os méritos ao Seedorf, que meteu uma bola maravilhosa. No segundo tempo, o Elias perdeu um gol que resolveria.

Atuação de Carlos Eduardo

- É um jogador tecnicamente muito bom. Ficou muito tempo sem jogar. Vejo assim: o time do Flamengo não estava pronto. Mexer em um campeonato, a insegurança bate muito. Mexia em um jogo, não ia bem, e a torcida pegava no pé. É preciso dar tempo ao tempo. Mesmo com o Mano, falávamos que ele tem muita técnica e sabe jogar. Tentei passar muita confiança para ele, que pode nos ajudar muito. E acredito que tem ajudado. Tem hora que ele ainda sente um pouco, mas a metida de bola, velocidade, drible... Tem conseguido resgatar. Sempre que joga, tem jogado bem.

Reencontro com o Botafogo no dia 23

- Temos condição de enfrentar qualquer equipe de igual para igual. É uma certeza que estamos em um caminho certo, que pode nos levar a sair da situação apertada no Brasileiro e disputar o título na Copa do Brasil. Demonstramos nos últimos jogos que temos um time que luta, se entrega, e conseguiu resgatar o que estava afastado, que é a torcida. Foi bonito ver o torcedor dando parabéns mesmo na derrota.

Nenhum comentário: