15 de out. de 2013

Rússia empata com Azerbaijão e se garante no Mundial de 2014

A Rússia é mais uma seleção garantida na Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira, a equipe empatou por 1 a 1 com o Azerbaijão, fora de casa, permaneceu na liderança do Grupo F das eliminatórias europeias e se classificou diretamente para a principal competição de futebol do planeta. Outra seleção que conseguiu a vaga no início da última rodada foi a Bósnia, quevenceu a Lituânia por 1 a 0 e ficou em primeiro lugar no Grupo G.
Os russos poderiam se classificar até mesmo com uma derrota, desde que Portugal não derrotasse Luxemburgo por, pelo menos, seis gols de diferença - os lusos venceram por 3 a 0. Com tanta vantagem, a equipe comandada pelo técnico italiano Fabio Capello se preocupou mais em administrar a vantagem do que propriamente buscar a vitória contra o Azerbaijão.
Shirokov rússia gol azerbaijão eliminatórias (Foto: Agência Reuters)Autor do gol da Rússia, Shirokov vibra: seleção está no Mundial de 2014 (Foto: Agência Reuters)
Shirokov 'desanima' o Azerbaijão
A rivalidade criada por conta do passado em comum – ambos países fizeram parte da União Soviética – foi suficiente para motivar o Azerbaijão no início da partida. Sabendo que uma vitória poderia atrapalhar os planos dos visitantes, os anfitriões mostraram bom futebol nos minutos iniciais, marcando a saída de bola e correndo muito em campo. Camisa 10 da seleção da casa, Dadashov levou perigo em duas finalizações.
Mas, aos 15 minutos, o ânimo do Azerbaijão sofreu um duro golpe. Shirokov apareceu de surpresa na área, recebeu ótimo passe de Samedov e, com muita categoria, tocou na saída de Agayev para abrir o placar para a Rússia. 
O gol destruiu a confiança dos anfitriões, que pouco fizeram a partir de então. Em vantagem, a Rússia passou a administrar o resultado, combinando marcação forte com chegadas esporádicas ao ataque, geralmente com a dupla Kokorin e Samedov, os mais perigosos dos visitantes, mas sem ameaçar muito.
Shirokov rússia gol azerbaijão eliminatórias (Foto: Agência Reuters)Shirokov bate com categoria para fazer o gol da Rússia (Foto: Agência Reuters)
Festa para todos
Na segunda etapa, a partida não mudou muito. O Azerbaijão perdeu completamente a capacidade de ameaçar, apesar dos esforços solitários do habilidoso Aliyev. A Rússia, por sua vez, alternava momentos em que chegava com extrema facilidade à área rival a outros em que se limitava a tocar a bola no meio de campo, evitando desgaste.
Apesar do ritmo lento, os russos quase ampliaram a vantagem no placar com Kerzhakov, que, aos dez minutos, aproveitou um recuo errado de Shukurov, invadiu a área e chutou para ótima defesa de Agayev. A expulsão de Medvedev, aos 25, só piorou a situação do Azerbaijão e acentuou a postura da Rússia.
No fim, porém, veio o castigo. Num lance isolado, aos 44 minutos, Shukurov recebeu na direita e cruzou na área, para Javadov subir livre e cabecear no canto direito, sem chance para Akinfeev, dando motivo para muita festa nas arquibancadas. Para a Rússia, a celebração chegou logo depois, com o apito final e a classificação assegurada.
Allahverdiyev azerbaijão e Abishov Rússia eliminatórias (Foto: Agência Reuters)Kerzhakov disputa a bola com a defesa do Azerbaijão (Foto: Agência Reuters)

Nenhum comentário: