16 de out. de 2013

Quase perfeitas, Alemanha e Holanda puxam a fila europeia rumo à Copa

Van Persie Holanda (Foto: Getty Images)Van Persie é o artilheiro das eliminatórias europeias, com 11 gols (Foto: Getty Images)
A última rodada das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 serviu não só para indicar mais quatro classificados (Espanha, Inglaterra, Rússia e Bósnia-Herzegovina), mas também para apontar as melhores seleções do continente na disputa. E despontam no grupo dos oito garantidos no torneio do ano que vem duas equipes que fizeram campanhas quase perfeitas: Alemanha e Holanda. Ambas entraram em campo classificadas por antecipação, assim como Itália, Bélgica e Suíça, mas não esmoreceram e finalizaram a trajetória mantendo o alto nível.
Com base no desempenho nas eliminatórias, os tricampeões mundiais e os vice-campeões de 2010 saem bem credenciados para brigar pelo título no Brasil: a dupla teve o melhor rendimento, com 93,3% de aproveitamento, e também os melhores ataques. Com os cinco gols feitos na vitória por 5 a 3 sobre a Suécia, os alemães chegaram a 36 em dez partidas. Enquanto isso, os holandeses foram econômicos depois do 8 a 1 diante da Hungria e ganharam da Turquia fora de casa apenas por 2 a 0, somando 34 em uma dezena de jogos. De quebra, o artilheiro do torneio classificatório vestiu a camisa laranja. Van Persie balançou a rede 11 vezes.
Holanda e Alemanha não perderam ao longo da campanha, mas a invencibilidade não foi exclusividade das duas seleções: Bélgica, Itália, Suíça, Inglaterra e Espanha conseguiram a vaga no Mundial sem uma derrota sequer, mas empataram mais de uma vez.
Espanhóis e suíços, aliás, primaram pela defesa: sofreram apenas três gols, a melhor marca das eliminatórias. A Suíça, porém, disputou dois jogos a mais que os atuais campeões mundiais.
Na rodada final, não houve surpresas: as favoritas para se classificar cumpriram o dever. A Espanha derrotou a Geórgia por 2 a 0, mesmo placar da vitória da Inglaterra sobre a Polônia. A Rússia só empatou com Azerbaijão, por 1 a 1, mas o resultado foi suficiente para garantir a vaga. A Bósnia, de forma emocionante, derrotou a Lituânia por 1 a 0 e assegurou sua primeira participação num Mundial. 
RÚSSIAEmpate com o Azerbaijão garante equipe no Mundial
ESPANHAAtual campeã mundial bate a Geórgia por 2 a 0 e carimba a vaga
INGLATERRAEnglish Team passa pela Polônia e se classifica. Veja os gols

Agora, outras oito seleções, as melhores segundas colocadas dos nove grupos da primeira fase, vão se enfrentar na repescagem, marcada para 15 e 19 de novembro. Portugal, França, Croácia, Suécia, Romênia, Grécia e Islândia se enfrentam no mata-mata para completar as quatro vagas restantes para a Europa. O sorteio dos confrontos acontece na próxima segunda-feira

Nenhum comentário: