15 de out. de 2013

Portugal vence Luxemburgo e vai buscar a vaga na repescagem

Os empates em casa por 1 a 1 com Israel e Irlanda do Norte nas rodadas anteriores custaram caro a Portugal. Mesmo vencendo Luxemburgo com muita tranquilidade nesta terça-feira, por 3 a 0, a seleção lusa terá que disputar a repescagem em busca de uma vaga na Copa do Mundo de 2014. Isso porque a Rússia ficou no 1 a 1 com o Azerbaijão e fechou a participação nas eliminatórias na primeira colocação do Grupo F, um ponto à frente (22 contra 21). Varela, Nani e Postiga fizeram os gols em Coimbra (assista aos melhores momentos da partida no vídeo).
 Portugal espera agora o sorteio na segunda-feira da semana que vem para conhecer seu adversário na repescagem. Segundo o critério definido, baseado no ranking da Fifa que será divulgado na próxima quinta-feira, a equipe lusa será cabeça de chave no emparelhamento e, teoricamente, enfrentará um rival mais fácil no confronto decisivo pela vaga na Copa. No entanto, existe a possibilidade de encarar um adversário forte, como a França, por exemplo.
Cristiano Ronaldo e Pepe desfalcaram a equipe de Portugal nesta terça-feira. A dupla do Real Madrid estava suspensa por causa do cartão amarelo no empate com Israel na última sexta-feira e sequer seguiu com o restante do grupo para Coimbra. Ainda assim, a previsão é que os dois voltem à equipe nos confrontos decisivos das repescagens, em meados de novembro.
Nani gol Portugal contra Luxemburgo (Foto: EFE)Capitão, Nani faz gol, é um dos destaques de vitória por 3 a 0, mas Portugal precisará passar pela repescagem (EFE)
Portugal sobra no primeiro tempo
Dentro de campo, Portugal não teve problema algum para fazer parte do que precisava e golear Luxemburgo. Melhor desde o primeiro minuto de jogo, a equipe lusa criou boas chances: Fábio Coentrão acertou a trave, Postiga balançou as redes, mas, impedido, viu a arbitragem invalidar o lance... O gol era questão de tempo.
A expulsão de Joachim, após entrada criminosa em André Almeida, deu o empurrão que Portugal precisava. Varela recebeu de João Moutinho, driblou até o goleiro e empurrou para o fundo da rede, aos 29. Sete minutos depois, aproveitando-se da vantagem do número de jogadores em campo, a seleção lusa ampliou com Nani, após bela tabela com João Moutinho. 
varela portugal gol luxemburgo (Foto: Agência Reuters)Varela abre o placar para a seleção de Portugal no duelo em Coimbra (Foto: Agência Reuters)
O problema é que, a essa altura, a Rússia já havia aberto o placar contra o Azerbaijão. Mesmo assim, Portugal continuou melhor, e Fábio Coentrão balançou as redes mais uma vez pouco antes da saída para o intervalo. A arbitragem, entretanto, percebeu que o lateral do Real Madrid estava em posição irregular e anulou a jogada corretamente.
Com a vantagem no placar e um homem a mais, os anfitriões voltaram a campo num ritmo mais lento. Ainda assim, eram bem melhores que os adversários. Com Nani inspirado, a seleção lusa perdeu várias chances. Em duas ocasiões, acertou o travessão. Só que, aos 33 da etapa final, Postiga mandou para o fundo das redes e fechou a conta em 3 a 0, insuficiente para a classificação, mas valiosa para elevar a moral rumo à repescagem.

Nenhum comentário: