22 de out. de 2013

Onde Estiver Estarei.

A poucas horas do jogo mais importante do ano a última coisa que a torcida do Flamengo precisa é de blábláblá de auto ajuda. A torcida do Flamengo não é de papo, a torcida do Flamengo é de ação. É ela quem joga a fumaça pro alto, entra em cena e toma de assalto, conexão entre morro e asfalto. Nós somos a torcida que move montanhas, we are the world, we are the children.
O que deixa qualquer economista de porta de boteco boquiaberto é que o poder de geração emprego e renda da admirável entidade beneficente sem fins lucrativos torcida do Flamengo está muito além das mais altas competências no campo da gatomestragem. A força de atração exercida pela Maior do Mundo é quase gravitacional, nada escapa à sua órbita. Essa torcida, decididamente, não precisa de motivação.
E nem precisamos mencionar o que aconteceu nas bilheterias da cidade durante a venda de ingressos do jogo de hoje à noite porque seria extremamente deselegante com os menos aquinhoados pela sorte ou pela inteligência na hora em que escolheram seus times. Abordar o tema tamanho de torcida poderia soar um pouco arrogante.
Só pra manter a humildade no nível máximo podemos dizer que hoje à noite o Maracanã foi reservado para um evento privado da torcida do Flamengo onde uns poucos botafoguenses que tiveram disposição pra comprar seus ingressos, e estiverem em boas condições de saúde, tem permissão para comparecer.
Mas lembrem-se que é um evento oficial do Flamengo, com seus costumes arraigados e muitas tradições. Portanto os botafoguenses terão que seguir o protocolo e ficar miudinhos no cantinho, bem na deles. O que sabemos que não será difícil. E aí, fui humilde o suficiente?
Ora, se não devemos ficar de caôzada incentiva aê e tampouco podemos zoar os minúsculos correligionários dos sem-ônibus vamos acabar tendo que falar de futebol. Assunto no qual a nossa capacidade argumentativa, que não é ilimitada, tem forçado os limites operacionais do bom senso com grande destemor.
É perigoso se deixar contaminar pela objetividade burra com que essa decisão vem sendo tratada por alguns especialistas. Tenho percebido um erro primário em muitas das análises pré-jogo até agora publicadas. Que é tecer comparações entre o Flamengo e o Foguinho do campeonato Brasileiro como se fossem esses times os quarto-finalistas da Copa do Brasil. Não são.
O que esses expertos não conseguem, ou não querem, enxergar é que o Flamengo da Copa do Brasil é completamente diverso daquele que disputa o Brasileiro. E nós sabemos que o Flamengo verdadeiro, legítimo, que não solta as tiras e não tem cheiro é esse aí da Copa do Brasil, que vem ultrapassando todas as fases da competição sempre na guerreiragem máxima. E com a torcida jogando junto pra cacete. E o pior é que eles sabem também.
O elenco pode ser o mesmo, mas a pegada é outra e nada do que esse Flamengo do mata-mata tem feito em campo lembra a falta de sangue do Flamengo cansado que nos corrói a paciência no Brasileiro. A alma, o espírito e a vontade (no sentido nietzschiano) do Flamengo da Copa do Brasil são outros. Quem vai aos jogos sente isso. E quem vê pela TV ou ouve pelo rádio sente também.
Não se deixe impressionar negativamente por arautos da obviedade e contadores de feijão, esse Flamengo da Copa do Brasil, que tem mais vitórias, mais gols e uma camisa muito mais bonita do que a do Foguinho é que é o verdadeiro favorito. E devemos aceitar esse fato sem frescuras e sem falsas modéstias. Porque ser favorito é da nossa natureza e nunca nos atrapalhou.
Vestiu rubro-negro não tem pra ninguém. É esse Flamengo que vai pra semifinal da Copa do Brasil.
Mengão Sempre
ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ
Rubro-negro bem vestido, me ajuda a acabar com os perebas no time do Flamengo. Entra logo no sócio torcedor.

Nenhum comentário: