24 de out. de 2013

NOS PÊNALTIS, BAHIA É ELIMINADO DA SUL-AMERICANA PELO NACIONAL-COL

  • esperto
    Hélder
    O volante Hélder conseguiu aproveitar uma falha da zaga do time colombiano, logos no início da partida, e fez o gol da vitória tricolor no tempo regulamentar.
  • paredão
    Marcelo Lomba
    O goleiro do Bahia fez grande partida e garantiu o triunfo tricolor durante o tempo normal. Lomba ainda defendeu uma cobrança de pênalti do Nacional de Medellín.
  • a decepção
    pênaltis
    Souza e Fabrício Lusa não conseguiram passar pelo goleiro Armani, e o Bahia acabou derrotado por 4 a 3 nas penalidades, na Fonte Nova.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
239 comentários
A aventura do Bahia em terras estrangeiras, em 2013, chegou ao fim nesta quinta-feira. Pela Sul-Americana, o Tricolor venceu o Nacional de Medellín, na Arena Fonte Nova, por 1 a 0 – mesmo placar do jogo de ida –, mas foi eliminado nos pênaltis. Hélder fez o gol com a bola rolando. Ele só não contava que Souza e Fabrício Lusa desperdiçariam as oportunidades no pênaltis. Com a derrota nas penalidades por 4 a 3, o time baiano deixou o torneio continental. O Nacional, classificado às quartas de final, agora enfrentará o São Paulo.
Com a eliminação na Copa Sul-Americana, o Bahia agora volta todas as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O Tricolor não vive bom momento na competição nacional. São três derrotas consecutivas e a 16ª colocação – apenas três pontos a mais que o Vasco, primeiro clube na zona de rebaixamento.
O próximo compromisso pelo Brasileirão será neste domingo, contra o Atlético-PR, também na Fonte Nova. Ao contrário desta quinta-feira, o Tricolor deve ter força máxima. Titi, Raul, Feijão, Rafael Miranda e Marquinhos foram poupados contra o Nacional e devem voltar ao time diante do Furacão.
Souza Bahia e Nacional de Medellín (Foto: Felipe Oliveira / Agência estado)Souza desperdiça cobrança de pênalti contra o Nacional-COL (Foto: Felipe Oliveira / Agência estado)
Hélder coloca o Tricolor em vantagem
O Bahia não estava com seu time principal. A força máxima foi poupada para evitar o pior no Brasileirão. Mas a vontade demonstrou ser a mesma. Durante o primeiro tempo, o Tricolor pressionou o Nacional de Medellín e não deu espaços nos instantes iniciais. O resultado foi uma falha de Mejía, que resultou em um belo gol de Hélder logo aos quatro minutos.
A vontade, por si só, não foi suficiente para o Bahia resolver o jogo nos 45 minutos iniciais. Melhor tática e tecnicamente, o Nacional passou a mandar no jogo. Explorou inversões pelas laterais e exigiu ao menos duas defesas importantes de Marcelo Lomba, que foi seguro e garantiu o triunfo parcial do time baiano.
Marcelo Lomba garante o 1 a 0, mas não a classificação
O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro. A disparidade foi a ausência do gol do Bahia nos minutos iniciais. De resto, o cenário se repetiu. O Nacional de Medellín atacava, e o Tricolor era salvo por Lomba no gol.
O goleiro, aliás, foi fundamental na segunda etapa. Uribe, Medina, Cárdenas e Mejía tentaram, mas o paredão tricolor fez bem seu papel e garantiu a vitória por 1 a 0. Ao final dos 90 minutos, a decisão seria decidida na cobrança dos pênaltis
A vaga nas quartas de final foi decidida na tensão da Arena Fonte Nova. Marquinhos, Talisca e Fahel converteram as cobranças. Marcelo Lomba defendeu o chute de Cádernas, mas Souza e Fabrício Lusa pararam em Armani. Fechando o placar das penalidades em 4 a 3, Medina, Valencia, Uribe e Bernal garantiram o triunfo colombiano.

Nenhum comentário: