24 de out. de 2013

'Ninguém no Milan está com saudade de Pato', diz jornalista italiano

O pênalti desperdiçado por Alexandre Patona noite da última quarta-feira, no jogo decisivo entre Corinthians e Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil, tomou proporções internacionais. Jogador do Milanpor cinco anos, o atacante foi lembrado pela imprensa italiana, que reproduziu o lance que eliminou o Timão do torneio - defendido por Dida, outro ex-Milan.
Segundo jornalistas italianos ouvidos pelo GloboEsporte.com, o ex-clube de Pato não sente a mínima saudade do seu futebol.
Ninguém no Milan está com saudade"
Dani Monti, produtor da RAI
– O erro dele repercutiu na Itália. Saiu um vídeo na página do Corriere dello Sport, que é um dos jornais mais importantes do país. Ele está em um momento delicado, não deveria ter feito firula. Era preciso fazer o gol – opinou Dani Monti, comentarista do SporTV e produtor da RAI, principal emissora de televisão italiana. 
No momento, o sentimento do clube comandado por Silvio Berlusconi parece ser de alívio. Dani Monti assegura que ninguém da equipe italiana sente falta de Alexandre Pato e que, hoje, um retorno ao país – do qual o atacante repete insistentemente gostar muito – é improvável.
Ciente de que o rendimento está longe de ser condizente às cifras investidas, o Milan não desembolsaria o mesmo montante que o Corinthians para contratá-lo de volta.
Alexandre Pato em treino no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Alexandre Pato, em treino no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
– Ninguém no Milan está com saudade. Nenhum time da Itália pagaria 15 milhões de euros para levar o Pato de volta. Por empréstimo, quem sabe. Pelo futebol que ele está mostrando, o Milan fez um ótimo negócio. Sempre foi um jogador muito caro, que teve lesões e, mesmo agora, jogando com regularidade, não se desenvolveu – disse Monti.
O Milan se saiu muito bem na negociação"
Eugenio de Paoli, jornalista da RAI
– O Milan se saiu muito bem nessa negociação. O problema das lesões também abalou muito o status do jogador. A diretoria do Milan não ficou feliz com as declarações, porque o departamento médico do clube sempre foi considerado inovador, com técnicas de trabalho muito particulares – emendou Eugenio De Paoli, correspondente da RAI no Brasil.
– A última vez que havia se falado do Pato por aqui foi quando ele arrumou uma nova namorada. Ele quase desapareceu – completou Pellizzari Tommaso, do Corriere Dello Sport.
Contratado em janeiro por R$ 40 milhões, Pato é vice-artilheiro do Corinthians na temporada, com 16 gols marcados. Mesmo assim, não convenceu os torcedores alvinegros. A “cavadinha” na decisão por pênaltis, que resultou em uma defesa fácil de Dida, gerou revolta de todos os tipos. Por compromissos pessoais, o atacante permaneceu em Porto Alegre, enão retornou a São Paulo junto do restante do elenco, escapando das cobranças.
Revelado pelo Internacional, Pato foi campeão do Mundial de Clubes em 2006 e da Recopa Sul-Americana no ano seguinte. Acabou vendido para o Milan por 22 milhões de euros, o equivalente a R$ 56 milhões na época. Pelo clube, conquistou um Campeonato Italiano (2010/11) e uma Supercopa da Itália (2011). No total, foram 150 jogos e 63 gols pelo Milan.
As lesões representaram o principal problema de Alexandre Pato durante todo o tempo em que ele permaneceu no Milan. Foram 15 problemas em cinco anos. Desde que se recuperou e conseguiu criar uma regularidade no Corinthians – onde acumula 51 jogos disputados – o atacante não poupou críticas ao departamento médico do clube italiano, fato que repercutiu muito mal junto à diretoria de se ex-time.
Em sua última temporada pelo Milan, Pato esteve em apenas sete de 25 jogos. Em 2011/2012 foram 18 de 53 partidas. Já em 2010/2011, ele esteve em 33 de 50 partidas do Milan, enquanto em 2009/2010 participou de 30 de 48. Em 2008/2009, sua melhor temporada: 42 de 47. Em seu primeiro ano no Milan (2007/2008), Alexandre Pato fez 20 jogos em 27 possíveis.
Frame Jornais Italiano Alexandre Pato (Foto: Reprodução )Site do Corriere dello Sport destaca o erro de Pato e a defesa de Dida, ambos ex-Milan (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário: