15 de out. de 2013

Itália empata e põe condição de cabeça de chave na Copa a perder

Classificada com duas rodadas de antecipação nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014, a Itália se complicou na despedida da disputa. Na última rodada do Grupo B, tropeçou em casa diante da Armênia, empatou por 2 a 2 e pôs a perder a condição de cabeça de chave no torneio do ano que vem no Brasil devido à projeção de sua posição no ranking da Fifa que será divulgado na próxima quinta-feira. Por causa das vitórias de Colômbia, sobre o Paraguai por 2 a 1, e Uruguai, diante da Argentina por 3 a 2, no desfecho da competição classificatória na América do Sul à noite, a condição privilegiada para o chaveamento não está mais garantida.
E poderia ser até pior para os tetracampeões mundiais. O empate só foi garantido com um gol aos 31 minutos do segundo tempo, de Balotelli, poupado na etapa inicial.
Balotelli rossi italia x armenia (Foto: Reuters)Balotelli joga beijos após fazer o gol de empata da Itália: situação delicada antes mesmo do sorteio (Foto: Reuters)
Até agora, quatro campeões mundiais estão garantidos como cabeças de chave da Copa: Espanha, Brasil, Alemanha e Argentina. Três seleções com pouca tradição nos Mundiais aparecem surpreendentemente com a condição assegurada pela projeção de rendimento no ranking da Fifa, critério estabelecido desde a última edição do torneio: Bélgica, Suíça e Colômbia. O Uruguai seria o oitavo, mas precisaria passar na repescagem mundial pela Jordânia, classificado para o mata-mata pela eliminatória asiática. Caso a Celeste tropece, a Holanda herdaria a posição. A Itália tem a condição privilegiada no sorteio do torneio desde 1978.
Campeã da Copa de 1966 e classificada nesta terça-feira, a Inglaterra nem tem chances de ser cabeça de chave pela projeção do ranking da Fifa. Na mesma condição estão a França, vencedora do Mundial de 1998, e Portugal, duas seleções que foram para a repescagem.
Florenzi comemora gol da Itália contra a Armênia  (Foto: Getty Images)Florenzi faz o sinal de "bigode grosso" na comemoração do gol da Itália (Foto: Getty Images)
A Itália precisou tirar a desvantagem no placar duas vezes. Movsissyan fez 1 a 0 para a Armênia logo aos cinco minutos de partida, aproveitando bobeada de Aquilani na saída de bola. Florenzi empatou de cabeça, aos 24.
Na etapa final, Mkhitaryan deixou os visitantes à frente novamente. De cabeça, aproveitou a saída errada do gol de Marchetti em cobrança de escanteio e fez 2 a 1, aos 25 minutos. Em campo desde os nove do segundo tempo, Balotelli aproveitou lançamento de Pirlo no meio da zaga, tocou na saída do goleiro e garantiu o 2 a 2.
Com o empate, os tetracampeões mundiais terminam as eliminatórias invictos, em primeiro lugar do Grupo B, com 22 pontos, seis à frente da Dinamarca, segunda colocada após arrasar Malta por 6 a 0. Apesar da goleada, os escandinavos não vão para a respescagem, pois foram os que tiveram pior aproveitamento dos vice-líderes das nove chaves. Na chave, a República Tcheca derrotou a Bulgária por 1 a 0, fora de casa, ficou em terceiro lugar, com 13 pontos, e também deu adeus ao sonho da Copa

Nenhum comentário: