11 de out. de 2013

Goleiro falha, Portugal cede empate a Israel e se encaminha à repescagem

As esperanças de Portugal de terminar as eliminatórias europeias na liderança do Grupo F, garantindo a vaga direta para a Copa do Mundo, foram praticamente extintas. Nesta sexta-feira, a seleção de Paulo Bento vencia a modesta Israel por 1 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, mas uma falha do goleiro Rui Patrício pôs tudo a perder. Os portugueses cederam o empate por 1 a 1 em Lisboa e, ao que tudo indica, precisarão passar pela repescagem para jogar o Mundial no Brasil. (Veja os gols no vídeo ao lado).
A situação é a seguinte: a Rússia goleou a seleção de Luxemburgo por 4 a 0 e chegou aos 21 pontos. Com o empate, Portugal foi a 18. Para conquistar a primeira posição, os lusos precisam vencer Luxemburgo, em Coimbra, torcer para a derrota dos russos fora de casa diante do Azerbaijão e tirar uma diferença de sete gols de saldo, na última rodada das eliminatórias, na próxima terça-feira.
Duas baixas já estão confirmadas na equipe contra o Luxemburgo. O atacante Cristiano Ronaldo e o zagueiro Pepe levaram cartão amarelo por reclamação durante a partida, estão suspensos e foram dispensados do jogo decisivo de terça-feira.
No Estádio José Alvalade, mesmo lugar onde, em 2003, Cristiano Ronaldo conquistou Alex Ferguson ainda menino no jogo entre Sporting e Manchester United, o camisa 7 pisou no gramado determinado a fazer a diferença: cantou com garra o hino nacional, aplaudiu o público e incentivou os companheiros antes do apito inicial. No entanto, o craque do Real Madrid não estava inspirado. Com a pontaria descalibrada, o capitão não correspondeu às expectativas dos torcedores portugueses.
Cristiano Ronaldo empate Portugal e Israel (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo teve atuação apagada no empate com Israel (Foto: AFP)
Nervosismo e passes errados até o gol
Quando pisou no gramado, a seleção lusa sabia que a Rússia já havia marcado três gols sobre Luxemburgo - goleou por 4 a 0. Superior aos israelenses, Portugal controlava o meio de campo, mas errava muitos passes, o que dificultava as chances de ataque. Apesar de ter dito na véspera do confronto que preferia jogar na ala esquerda, Cristiano Ronaldo ficou na zona central do ataque em grande parte do primeiro tempo. Ele, João Moutinho e Rúben Micael arriscaram alguns chutes, mas levaram pouco perigo.
 Enquanto Nani trabalhava em velocidade com CR7 para criar oportunidades, Israel tentava sair no contra-ataque. As jogadas eram logo interrompidas por Pepe e Ricardo Costa, que, apoiados por Miguel Veloso, usaram a experiência para defender com tranquilidade a grande área portuguesa.
Após algumas investidas, Portugal controlou o nervosismo e chegou ao gol tão esperado. Aos 27, Rúben Micael bateu colocado e obrigou o goleiro Dudu Aouate a mandar para escanteio. Na cobrança de João Moutinho, a bola caiu nos pés de Pepe. O zagueiro chutou, e Ricardo Costa, seu companheiro de defesa, cabeceou para abrir o placar (assista ao gol no vídeo acima).
Rui Patrício erra feio
O ritmo do jogo melhorou no segundo tempo. A torcida incentivou mais o time nas arquibancadas, com as tradicionais músicas portuguesas, e a equipe correu mais em campo. Logo aos cinco minutos, Cristiano Ronaldo fez boa jogada, pedalou e cruzou na medida para André Almeida, que desperdiçou a cabeçada, mandando por cima do gol. Israel não se entregou: um minuto depois, respondeu com Ben Basat, que invadiu a grande área e chutou rasteiro para a defesa de Rui Patrício. Pouco depois, o goleiro tirou do rumo das redes um chute colocado.
Portugal era mais animado na etapa final. Hugo Almeida aproveitou cruzamento e chegou a marcar, de cabeça, mas o árbitro já havia assinalado o impedimento. O fôlego das duas equipes ia chegando ao fim, e a vitória portuguesa parecia quase certa. Entretanto, um erro do arqueiro de Paulo Bento mudou a história da partida. (Veja no vídeo acima). Aos 40, Rui Patrício cobrou tiro de meta errado, nos pés de Ben Basat. O atacante só teve o trabalho de ajeitar e chutar para o gol livre. Portugal tentou a virada, sem sucesso, e os torcedores saíram do Alvalade em silêncio.
Cristiano Ronaldo jogo Portugal e Israel (Foto: EFE)Nelson Oliveira e Cristiano Ronaldo desanimados no reinício da partida após o gol israelense (Foto: EFE)

Nenhum comentário: