10 de out. de 2013

EM NOITE DE LÉO MOURA, FLA VENCE E ULTRAPASSA O INTER COM SALTO NA TABELA

  • sobrenome do jogo
    os Mouras
    Léo e Rafael Moura foram os destaques de cada equipe. O lateral fez um gol e deu passe para outro, enquanto o atacante também deixou o dele.
  • estatísticas
    cães de guarda
    Wilians e Amaral voltaram a se destacar nas roubadas de bola. O colorado, melhor do quesito no Brasileiro, teve seis no jogo, contra cinco do rubro-negro.
  • elevador
    cinco posições
    Em 12º lugar no início da rodada, o Fla ganhou cinco posições, subiu para sétimo e ultrapassou o próprio Inter, que agora está em oitavo.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
716 comentários
Com contrato só até dezembro, Léo Moura, aos 34 anos, mostrou que ainda pode ser útil ao Flamengo. Na noite desta quinta-feira no Maracanã, o lateral-direito compensou alguns momentos de afobação na defesa e teve sua melhor atuação no Brasileiro. Fez um gol e deu uma assistência na vitória por 2 a 1 sobre o Inter, no Maracanã. O resultado fez o invicto Rubro-Negro sob o comando de Jayme de Almeida (em seis jogos, sendo um pela Copa do Brasil) chegar a 37 pontos, pegar o elevador e saltar de 12º para sétimo lugar do campeonato. E ultrapassando o próprio Colorado, com a mesma pontuação, mas com pior saldo de gols (2 contra -1). Hernane, artilheiro do estádio após a reforma, com nove gols em nove jogos, também deixou a sua marca. Rafael Moura descontou para a equipe gaúcha.
O dia também foi de Felipe, goleiro que voltou ao time do Flamengo após se recuperar de um problema dentário. Bastante exigido, principalmente na etapa final, ele fez três defesas difíceis e teve participação importante no triunfo do Fla, que contou com Elias e Luiz Antonio se desdobrando entre defesa e ataque para suprir a ausência de um Carlos Eduardo com mal-estar. Paulinho, com participação nos dois gols do time, foi outro destaque.
- Nos momentos mais difíceis do Flamengo são eles (torcedores) que nos jogam para frente. Não foi diferente hoje, temos mais dois jogos em casa importantes (contra Botafogo e Bahia) e, se vencermos, podemos sonhar mais alto. Estamos conseguindo deixar a parte de trás (da tabela). Que o torcedor lote o estádio no domingo e nos ajude a vencer - afirmou o goleiro Felipe, referindo-se ao clássico estadual de 18h30m, de novo no Maracanã.
O Inter reagiu tarde demais, quando Clemer promoveu a entrada de um atacante com o mesmo sobrenome do destaque rubro-negro. Rafael Moura entrou, deixou sua marca e colocou gás nos 13 minutos em que ficou em campo.
- Começamos a jogar tarde. Acreditamos tarde demais. Aqui o Flamengo sempre é forte. Demoramos a entrar no jogo - afirmou o zagueiro Juan, formado na Gávea.
O Colorado conheceu sua primeira derrota sob o comando do interino Clemer, que substituiu Dunga no cargo e mostrou ter prestígio entre torcedores. Um grupo levou uma faixa com a mensagem "fica Clemer" para o estádio. O time volta a campo para receber o lanterna Náutico, às 16h de domingo, no Centenário.
Leo Moura gol Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Léo Moura comemora seu segundo gol no Campeonato Brasileiro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Otávio desperdiça chance, Léo Moura aproveita
Se a pressa é inimiga da perfeição, ela é aliada do Flamengo. Contra um Inter fechado e num primeiro tempo de raras chances criadas, o Rubro-Negro cobrava rápido as faltas no meio de campo e fazia a bola correr com passes de primeira diante de uma defesa bem postada, mas lenta na marcação. Foi assim que Paulinho recebeu livre na área e assustou Muriel no primeiro chute do time, que demorou 16 minutos para sair. O Colorado até assustou primeiro. A pressa do Fla virava afobação na defesa, e os erros, comparsas da equipe gaúcha. No mano a mano com Otávio, Léo Moura e Chicão falharam feio ao tentar afastar o perigo, e o jovem meia saiu duas vezes na cara de Felipe, mas parou nas mãos do goleiro.
O Inter tinha a bola (chegou a 63% de posse na etapa) e a paciência necessária para cozinhar o Flamengo. Só que a armadilha não surtia o resultado previsto: na arquibancada do Maracanã, a torcida não se irritava; e no campo, o time demonstrava calma. Sem Carlos Eduardo, os volantes Elias e Luiz Antonio se alternavam nas subidas ao ataque. Foi assim que a bola parou na rede. Um corta-luz do camisa 8 na área confundiu Willians, Juan e D’Alessandro. E Léo Moura, que roubou a bola no início do lance, chutou de primeira no cantinho de Muriel, aos 28 minutos. Foi o segundo gol do lateral no Brasileirão.
Hernane faz de novo no Maracanã
Clemer, em seu segundo jogo no comando do Inter, mudou a postura da equipe. Adiantou os jogadores e passou a marcar a saída de bola do Flamengo e aproveitar uma dose de afobação da defesa, que tinha Frauches sem entrar em campo há quase seis meses. Amaral também dava furadas na área, Felipe largou a bola após sair em cobrança de escanteio... Foi um deus nos acuda na defesa. Só que, quando o time precisou, o goleiro estava lá e salvou um chute à queima-roupa de Damião, a primeira finalização do atacante na partida. O cansaço que já virou rotina no Fla nas etapas finais deu as caras novamente.
Ao ver os donos da casa recuarem, Clemer trocou Otávio por Alex Santana para ganhar em velocidade. Mas, antes de o jogo virar ataque contra defesa, Léo Moura voltou a ser decisivo. Foi à linha de fundo aos 26 minutos e virou garçom de Hernane, que marcou seu 11º gol no campeonato e o nono em nove jogos no Maracanã pós-reforma. Só que ainda faltava muito para comemorar. Clemer foi para o tudo ou nada com Rafael Moura no lugar de Caio e mostrou estrela. Logo no primeiro lance, desviou de cabeça a bola alçada de D'Alessandro e diminuiu, aos 36. Nos minutos finais, teve pressão e grande defesa de Felipe em chute de Gabriel

Nenhum comentário: