24 de out. de 2013

DE VIRADA, COXA PERDE POR 2 A 1 PARA O ITAGÜI E DÁ ADEUS NA SUL-AMERICANA

  • momento decisivo
    18 min do 2º
    Após muita pressão do Itagüi, o time da casa conseguiu empatar a partida e garantir a classificação, com um gol inteligente de Quiñónes.
  • nome do jogo
    Quiñónes
    O meia do Itagüi entrou no primeiro tempo, dando uma nova cara para o setor ofensivo do time colombiano. Com consciência, ele fez o gol da classificação.
  • Curiosidade
    Quadra vizinha
    No fundo de cada campo do Estádio Sur, em Envigado, várias pessoas jogavam em quadras de grama sintética, sem se preocupar com o jogo ao lado.
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
13 comentários
O Itagüi foi mais eficiente do que os guerreiros reservas do Coritiba que viajaram até a Colômbia para tentar uma vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O time paranaense saiu na frente e quase conseguiu o feito, mas sofreu a virada por 2 a 1 e se despediu da competição continental. Enquanto os titulares alviverdes e o técnico Péricles Chamusca ficaram em Curitiba, concentrados no Brasileirão, 14 jogadores integraram o elenco na cidade de Envigado. E tentaram a sorte em um campo modesto, com casas quase à beira do campo e quadras sintéticas com peladas sendo disputadas atrás dos gols. O volante improvisado Chico abriu o placar, mas o meia Quiñónes fez os dois gols dos "Águias Douradas" e decretou a eliminação do Coxa.
No primeiro jogo, no mês passado, o time colombiano surpreendeu o Coritiba e venceu por 1 a 0 no Estádio Couto Pereira. Por isso, o Verdão precisava vencer - desde que não fosse por 1 a 0 também. A necessidade de cada um resumiu o jogo. Como o Itagüi estava em vantagem, preferiu jogar na defesa. A pressão alviverde no ataque deu resultado em um chute sortudo de Chico. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, ele arriscou, a bola desviou e enganou o goleiro Cabral.
Só que na etapa final, quem se arriscou mais foi a equipe da casa. O Itagüi empatou com Quiñónes, que fez uma bonita jogada no lado direito e conseguiu o empate. Aos 45 minutos, o meia colombiano marcou mais um e selou a classificação do Itagüi.
A curiosidade foi o Estádio Polidesportivo Sur, em Envigado. Além de ser modesto, o local tinha quadras de futebol sintético atrás dos dois gols. Nas três quadras, pessoas jogavam peladas ao mesmo tempo, sem se importar com a decisão que acontecia no gramado principal, chamando a atenção de quem acompanhou o jogo.
O Itagüi enfrenta o Libertad na próxima quarta-feira, no Paraguai. O jogo de volta será na outra semana, em Envigado. Já o Coritiba volta as atenções somente para o Campeonato Brasileiro. Os titulares que permaneceram em Curitiba enfrentam o Grêmio no domingo, às 18h30m (de Brasília), no Estádio Couto Pereira.
Vitor Junior Itaguí e Coritiba (Foto: Agência EFE)Coritiba até saiu na frente, mas não conseguiu segurar o Itagüi (Foto: Agência EFE)
Chico se redime aos 48 minutos da etapa inicial para o Coxa
O Coritiba precisava do resultado, mas não se lançou ao ataque, como era o esperado. Com uma transição de bola lenta e sem muita criatividade, as tentativas alviverdes esbarravam na muralha do Itagüi - tranquilo com a vantagem do primeiro jogo. Lento e sem muita emoção, o duelo não reservou emoções até os 30 minutos. Os "Águias Douradas" tentavam aproveitar os contra-ataques e erros do Verdão.
Mas se não deu certo na qualidade, o Coritiba apelou para a raça. Nos minutos finais, a equipe seguiu a orientação do técnico interino João Marcelo, pedindo para o grupo se adiantar. Todo mundo foi para frente. Bill perdeu um gol, ao chutar cruzado. Na melhor chance, aos 48 minutos, Victor Ferraz perdeu uma chance. Mas no rebote, após uma sequência de erros dos dois times, o volante improvisado Chico arriscou de fora da área. A bola desviou no zagueiro López e encobriu o goleiro Cabral. 1 a 0, placar que levava a decisão da vaga para os pênaltis.
Águias Douradas pressionam, viram com Quiñónes e se classificam
A situação se inverteu. Para o Itagüi não era interessante decidir através dos pênaltis. Com uma equipe mais ofensiva, os "Águias Douradas" deram dois sustos seguidos no Coxa. O primeiro lance mais agudo foi com o zagueiro Maturana, que chutou de longe e exigiu uma defesa de Vaná, tirando a bola com a ponta dos dedos. No lance seguinte, o volante Bolívar cruzou a bola rasteira, mas Escudero cresceu e afastou o perigo.
A pressão deu certo. O meia Quiñónes fez uma bela jogada, passou por Victor Ferraz e Bonfim e chutou no canto direito de Vaná. Empate colombiano, que colocou o Itagüi de novo nas quartas de final. A resposta coxa-branca foi com Vitor Júnior, que chutou, mas a bola bateu no travessão.
A aposta do Coritiba foi nas entradas de Keirrison, Zé Rafael e Jânio nas vagas de Dudu, Lincoln e Bottinelli. Mas o verdadeiro vilão do Coritiba foi o atacante Bill. O jogador teve uma chance clara, sem marcação, aos 39 minutos. Ao invés de chutar rasteiro, o centroavante isolou a bola. Mas quem matou o jogo foi o próprio Quiñónes, o herói do jogo. Com uma boa presença na área, ele fez o gol da virada aos 45 minutos do segundo tempo. Festa histórica para os Águias Douradas

Nenhum comentário: