12 de out. de 2013

Comissão Europeia investiga ajuda do governo ao Real Madrid

Transação envolvendo o estádio Santiago Bernabéu é investigada
Transação envolvendo o estádio Santiago Bernabéu é investigada Foto: JAVIER SORIANO / AFP
Extra
Tamanho do texto A A A
A Comissão Europeia (CE) está investigando ajudas governamentais ao Real Madrid numa operação imobiliária envolvendo o estádio Santiago Bernabéu. A informação foi confirmada na última quarta-feira por Joaquín Almunia, vice-presidente da CE e comissário Europeu de Competição. Segundo o site “Diario Gol”, a entidade também investiga ajudas a outros clubes espanhóis, como Valencia, Elche e Hércules.
- A Comissão está investigando o tratamento privilegiado aos clubes de futebol profissional da Espanha, em função da sua forma jurídica - disse Almunia, em resposta a um questionamento feito pelo deputado europeu Ramon Tremosa.
A Comissão Europeia está de olho na operação conhecida como “Bernabéu-Opañel”, em que houve uma troca de terrenos entre o Real Madrid e a prefeitura da capital espanhola. Segundo denúncia do jornal inglês “The Indepedent”, a investigação da CE está focada nos terrenos de Las Tablas, avaliados em 421 mil euros quando o município os cedeu ao clube em 1998. Anos depois, a prefeitura os recomprou por 22,7 milhões de euros. A transação não foi feita em dinheiro, mas em troca de propriedades que permitiram obras de remodelação do estádio Santiago Bernabéu.
O deputado Tremosa denunciou que alguns clubes espanhóis devem mais de 200 milhões de euros à Fazenda e à Seguridade Social da Espanha, dívida esta que, segundo o político catalão, “representa uma ajuda estatal indireta que prejudica a livre concorrência”.
- O futebol deve ter as mesmas normas de coocnorrência e ajuda do Estado que outros setores - acrescentou Tremosa.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/comissao-europeia-investiga-ajuda-do-governo-ao-real-madrid-10332175.html#ixzz2hZgUbWw8

Nenhum comentário: