11 de out. de 2013

Com dois de Lukaku, Bélgica vence a Croácia e garante vaga na Copa

 Considerada uma das grandes sensações das eliminatórias europeias, a Bélgica já tem lugar garantido na Copa do Mundo do próximo ano. Mesmo atuando fora de casa, em Zagreb, o time belga mostrou muita segurança e venceu a Croácia nesta sexta-feira, por 2 a 1, com dois gols de Lukaku (Kranjcar descontou). O resultado, além de manter a invencibilidade da equipe no torneio, assegura a vaga para o Mundial com uma rodada de antecedência.
Bastava um empate para que a Bélgica carimbasse seu passaporte para o Brasil, já que a Croácia era a segunda colocada no grupo, com cinco pontos a menos. A vitória levou os belgas a 25 pontos em nove jogos, enquanto os croatas ficaram com 17 - já garantidos na repescagem europeia independentemente da última rodada. Caso vença o País de Gales na próxima terça-feira, inclusive, a Bélgica pode ter a melhor campanha das eliminatórias, dependendo do desempenho de Alemanha e Holanda até o fim do torneio.
witsel lukaka belgica classifica copa do mundo 2014 2 (Foto: AP)Witsel comemora classificação belga ao lado de Lukaku (Foto: AP)

ERRO CROATA ABRE ESPAÇO PARA VITÓRIA
A Croácia iniciou a partida buscando o ataque e pressionando a defesa belga. Perisic trouxe perigo para Courtois logo aos dois minutos, chutando para fora. Entretanto, a zaga da Bélgica se mostrava muito segura na partida e impedia que os croatas invadissem a área para finalizar - ao mesmo tempo, a equipe ia com cautela ao ataque, sem perigo.
Mas ao 14 minutos um grave erro de Perisic no meio de campo abriu espaço para a vitória belga. O croata saiu jogando errado e entregou a bola para Defour, que lançou rapidamente Lukaku nas costas da zaga. O atacante do Everton avançou livre, driblou o goleiro Pletikosa e chutou para o gol vazio.
A Bélgica passou a ter as melhores chances da partida a partir daí, com Pletikosa fazendo boas defesas. Aos 38 minutos, um contra-ataque dos visitantes aumentou a diferença no placar: Fellaini passou para Lukaku, que brigou pela bola, tirou o marcador e saiu em arracanda desde o meio de campo, chutando em cima de Pletikosa na área. A bola ainda sobrou com o atacante, que empurrou para o fundo do gol: 2 a 0.
torcida comemoração Bélgica Copa do Mundo bandeira  (Foto: EFE)Torcedores belgas levam bandeira do Brasil para a arquibancada do estádio em Zagreb nesta sexta (Foto: EFE)

SEGUNDO TEMPO DE FESTA BELGA
Na etapa final, o grande destaque foi a grande torcida belga presente em Zagreb. Mesmo sob forte chuva, os torcedores fizeram festa e muito barulho comemorando o retorno ao Mundial pela primeira vez desde 2002. No campo, os croatas tiveram postura mais ofensiva do que no primeiro tempo, buscando evitar a derrota, com Courtois aparecendo em alguns lances. Os belgas também chegaram ao ataque, principalmente nas jogadas pelas laterais, mas já se mostravam mais do que satisfeitos com o 2 a 0.
A cantoria da torcida da Bélgica só cessou aos 38 minutos. Após cruzamento pela direita, Kalinic desviou para o gol e Courtois defendeu com os pés. O zagueiro Van Buyten tentou afastar o perigo e acabou jogando a bola nos pés de Kranjcar, que chutou de primeira e marcou um belo gol, descontando para os croatas: nada que abalasse a alegria dos visitantes, como o goleiro Courtouis, que vibrou logo depois através de rede social.
- Brasil, aí vamos nós! - disse o arqueiro.
Axel Witsel comemoração Bélgica Copa do Mundo bandeira  (Foto: Reuters)Witsel exibe bandeira estilizada do Brasil (com as cores da Bélgica) na comemoração da vaga à Copa (Foto: Reuters)

Nenhum comentário: