16 de out. de 2013

Barcos desencanta, Grêmio vence e faz Timão se preocupar com degola

  • minuto-chave
    4 do 2º tempo
    Barcos recebe lançamento perfeito de Maxi, mata no peito e toca na saída de Cássio. É o fim do jejum do Pirata, que dá a vitória ao Grêmio na Arena.
  • em branco
    Ataque
    Há quatro jogos sem marcar, o ataque do Corinthians parece não ter solução. Desta vez, Tite lançou Diego Macedo, que perdeu duas chances claras.
  • artilheiro
    Barcos
    O Pirata não marcava há nove jogos, mas desencantou em grande estilo, dando vitória fundamental ao Grêmio na corrida pela Libertadores.
Nove jogos, 34 dias, 905 minutos. O longo e incômodo jejum de Barcos acabou com uma matada no peito e um belo arremate de pé esquerdo, num lance que deu a vitória ao Grêmio por 1 a 0 sobre um apático Corinthians, na noite desta quarta-feira, na Arena Grêmio. O gol do Pirata deixou o Tricolor na vice-liderança, cada vez mais perto da Taça Libertadores, e afundou um pouco mais o rival, agora preocupado com a zona de rebaixamento – Portuguesa e São Paulo, equipes que vêm lutando apenas contra a degola, já ultrapassaram o Corinthians na tabela.
Barcos comemora gol do Grêmio contra o Corinthians (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)Barcos comemora o gol do Grêmio contra o Corinthians (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
A vitória levou a equipe de Renato Gaúcho aos 52 pontos, a dez do líder Cruzeiro, mas com a classificação para a Libertadores bem próxima – são 11 pontos de vantagem para o rival Inter, sexto colocado (atrás do Atlético-MG, já garantido no torneio do ano que vem por ser o atual campeão). Os destaques da vitória foram a boa mexida no segundo tempo, com Maxi Rodríguez se destacando e dando assistência, e o fim do peso nas costas de Barcos. O argentino não marcava desde o dia 11 de setembro, contra o Náutico, e mostrou alívio na comemoração do gol, com socos no ar e muita garra.
Sobre o Corinthians, paira a preocupação. Com 37 pontos, o time de Tite precisa se preocupar mais com a parte de baixo da tabela – está a cinco pontos do Criciúma, primeiro na zona da degola, mas esse número pode cair se o Vasco vencer o Goiás nesta quinta (neste caso, o Coritiba, com 34, passaria a ser o 17º). Com mais uma atuação em branco no ataque, o Timão está há quatro jogos sem fazer gols. Pouquíssimo para um time com cada vez menos alternativas.
O Grêmio volta a campo no próximo domingo, em clássico contra o Internacional, às 16h (de Brasília), em Caxias do Sul. O Timão enfrenta o Criciúma em duelo de quase desespero, sábado, às 21h, em Itu.
Para Grêmio e Corinthians (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)Pará encara a marcação de Igor  (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Mais do mesmo
Sete finalizações, apenas duas com perigo. Assim, os piores ataques do segundo turno do Brasileiro justificaram suas atuais condições e, claro, não tiraram o placar do zero na primeira etapa. Sem Kleber, suspenso, o Grêmio confiou em um Barcos muito isolado – frequentemente, teve de vencer a marcação de dois, até três jogadores. Do outro lado, o Corinthians continuou com seu bloqueio criativo.
A alteração promovida por Tite no início da semana até surtiu efeito. Aberto pelo lado direito, Diego Macedo avançou bastante e apareceu na área em duas oportunidades: primeiro, Dida fez grande defesa; depois, recebeu livre e chutou longe, nas arquibancadas da Arena. Na armação, Douglas sumiu. Apenas um bom passe em 45 minutos.
Os donos da casa também não andam muito interessados no gol. O esquema de Renato Gaúcho com três zagueiros e três volantes continua ali, mantendo o sistema defensivo bem protegido. No ataque, só Lucas Coelho se atreveu a tentar algo diferente: aos 40, fez fila, chutou de fora da área e exigiu a única defesa difícil de Cássio.
Esquema muda, e Pirata desencanta
Com um Corinthians preguiçoso no ataque, Renato Gaúcho viu que não havia necessidade de manter três zagueiros no time. Tirou Bressan, lançou Maxi Rodríguez e viu o reserva brilhar logo de cara. Aos quatro minutos, um lançamento perfeito do uruguaio encontrou o peito de Barcos, que matou com classe e chutou de pé esquerdo: 1 a 0 e fim do jejum do Pirata.
O Grêmio fez o que dele se esperava. Com a vantagem, procurou se fechar e diminuir os espaços no meio-campo, como sempre faz. O Corinthians e Tite não entenderam esse congestionamento todo. Os meias ficaram perdidos, tentavam passes infrutíferos e quase sempre encontravam pés de gremistas acabando com as jogadas. A única boa chance foi com Emerson, em chute bem defendido por Dida.
Satisfeito, Renato tirou Barcos e lançou Saimon, retomando os três zagueiros. Se o Corinthians já não criava, a situação só piorou. Rodriguinho, Ibson, Jocinei... Emerson ainda quase empatou nos acréscimos, exigindo milagre de Dida. O último lance, com o goleiro Cássio na área adversária, diz tudo. O Timão já é uma equipe quase em desespero. Enquanto isso, o Grêmio caminha tranquilo rumo à Libertadores.

Nenhum comentário: