14 de out. de 2013

Ação sem reação: ‘novo’ Neymar é atração de Brasil e Zâmbia, na China

Foram 12 faltas em 90 minutos. Três delas num espaço de 50 segundos. Ações que poderiam gerar uma reação. Mas Neymar se conteve e resolveu o duelo contra a Coreia do Sul, no último sábado, em Seul, na bola. Vitória da seleção brasileira por 2 a 0. Agora, nesta terça-feira, às 8h45m (de Brasília), o atacante terá a missão de ajudar o Brasil a superar Zâmbia, no Ninho do Pássaro, em Pequim. E, mais uma vez, mostrar que nem sempre uma falta violenta precisa ter como resposta uma atitude intempestiva.
Neymar treino seleção na China (Foto: Mowa Press)Neymar está mais tranquilo quanto as faltas recebeidas em campo (Foto: Mowa Press)
Mas o que mudou em Neymar nos últimos meses? Jogador que já foi expulso por revidar agressões dos rivais no passado. Um vídeo. A mensagem da missionária Bianca Toledo foi enviada por um amigo através de uma rede social. E ela ajudou o craque do Barcelona e a da seleção brasileira a refletir. O confronto entre Brasil e Zâmbia será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.
- Não sei o nome, mas foi um vídeo que um amigo acabou mandando. Ele fala de você não revidar o que falam e outras coisas desse tipo. É uma coisa de Deus, mas não sei explicar bem. Só vendo mesmo o vídeo – revelou o craque.
E o GLOBOESPORTE.COM assistiu ao vídeo (veja ao lado). Em quase três minutos, Bianca lê um versículo da Bíblia e questiona: “Quem você pensa que é?”. No transcorrer das imagens, a missionária fala que agir como Jesus Cristo parece algo difícil, mas que reagir como ele é um desafio maior para cada pessoa.
- Não estava sabendo (que o Neymar tinha visto o vídeo), pois quase não vejo televisão. Fico feliz que Deus tenha feito essa mensagem chegar tão longe. Na verdade, ela é a que mais toca as pessoas. Não tenho nenhum tipo de interesse comercial ao falar do evangelho para pessoas que precisam alcançar Deus e não sabem como. Minha página na internet alcança quase um milhão de pessoas. Tenho recebido muitas mensagens do Japão – contou Bianca, por telefone.
E parece que mensagem surtiu efeito. Neymar revelou que assistiu ao vídeo antes da partida contra Portugal. Naquela ocasião, no jogo em Boston, o jogador sofreu com as pancadas dos zagueiros portugueses, entre eles Pepe e Bruno Costa. No último sábado, a mesma coisa. Falta atrás de falta e nada. Apenas gestos para o árbitro tentar coibir os lances com cartões amarelos.
- Esse vídeo fala sobre um versículo. Aquilo que você se imagina você se torna. Qual é o poder que tem aquilo que você pensa de si na hora de influenciar suas atitudes. Não só no que você faz, mas como você reage a o que fazem com você. Muitas vezes, o cristão tem o jargão: "o que Jesus faria no meu lugar?". Eu digo que reagir como ele é um desafio muito maior. Como ele reagia à maldade que o rondava. Era tão acima de tudo que nada o atingia. Jesus é amor. Se Deus está em mim e ele é o amor, nenhum mal pode alterar quem eu sou. É um vídeo curto, mas vale muito – explicou Bianca.
O objetivo agora é manter a atitude no duelo contra os africanos, no Ninho do Pássaro, na China.
Felipão confirma Pato e Lucas Moura entre os titulares
Pato treino seleção na China (Foto: Mowa Press)Patoserá titular no amistoso (Foto: Mowa Press)
O técnico Luiz Felipe Scolari fez sete mudanças no treino que antecedeu a partida. Mexeu em quase todo o time. Só manteve Daniel Alves, David Luiz, Paulinho e Neymar. O restante da equipe foi completamente diferente da que entrou em campo na vitória sobre a Coreia do Sul.
Por conta disso, a equipe canarinho iniciou a atividade com a seguinte formação: Diego Cavalieri, Daniel Alves, Dedé, David Luiz e Maxwell; Lucas Leiva, Ramires, Paulinho e Lucas Moura; Neymar e Alexandre Pato. Na coletiva de imprensa, o treinador confirmou as entrada de Pato e Lucas Moura.
- Vou fazer cinco alterações. E tudo depende do que eu examinar dos últimos jogos de Zâmbia. Quero ver esses jogadores atuando pela Seleção. Pode ser que tenha mais uma alteração, mas vai depender - disse Felipão.
A ideia da comissão técnica é aproveitar a partida diante dos africanos para fazer o maior número de observações possível. Por conta disso, além dos jogadores que vão iniciar entre os titulares, Felipão pretende utilizar as seis substituições para avaliar outros atletas convocados.
Com novo treinador, Zâmbia espera surpreender o Brasil
A seleção de Zâmbia vai estrear um novo treinador diante da Seleção. Na semana passada, Herve Renard foi liberado para poder assumir o comando do Sochaux, da França, de quem havia recebido proposta de trabalho.
Por conta disso, a federação de Zâmbia promoveu o então auxiliar Patrice Beaumelle como treinador. O novo comandante se mostrou animado com o desafio desta terça-feira, em Pequim.
- É uma alegria grande enfrentar uma seleção como o Brasil. Sem falar em jogar num estádio como o Ninho do Pássaro. Vi pela TV e sempre tive a vontade de conhecer esse estádio. Por fora, todos querem tirar fotos – afirmou.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X ZÂMBIA
Local: Ninho do Pássaro, em Pequim (China)
Horário: 8h45m (de Brasília)
Árbitro: Não divulgado
Auxiliares: Não divulgados
Transmissão: TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM transmitem o jogo
BRASIL
Diego Cavalieri, Daniel Alves, Dedé, David Luiz e Maxwell; Lucas Leiva, Paulinho, Ramires e Lucas Moura; Neymar e Alexandre Pato.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
ZÂMBIA
Mweene, Lungu, Musonda, Himoonde e Nkasu; Mtonga, Katongo, Sunzu e Kalaba; Sinkala e Myuka.
Técnico: Patrice Beaumelle

Nenhum comentário: