5 de set. de 2013

Para evitar lesões, Fla projeta poupar Elias e André Santos em breve

Poupar para não lesionar. Esse será o lema de Mano Menezes antes de definir as escalações do Flamengo nas próximas partidas. Com a sequência de jogos nos meios e fins de semanas, oito jogadores rubro-negros sofreram lesões musculares: Léo Moura, João Paulo, Cáceres, Elias, Carlos Eduardo, Gabriel, Marcelo Moreno e Ramon, liberado para o futebol da Turquia. Para não ter novos problemas na reta final da temporada, o treinador faz suas avaliações e já definiu quem terá descanso em breve: Elias e André Santos.
No próximo domingo, diante do Cruzeiro, no Mineirão, Mano ainda mandará para campo o que tem de melhor. Na semana seguinte, porém, a dupla deve ficar fora dos duelos com Santos e Ponte Preta, para que recuperem ritmo de jogo diante de Atlético-PR e Náutico visando ao primeiro confronto decisivo das quartas de final da Copa do Brasil, dia 25, contra o Botafogo.
Elias jogo Flamengo contra o Vitória (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Cérebro do meio de campo, Elias teve nova boa atuação, contra o Vitória (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
Sem definir o período em que os jogadores serão poupados, Mano Menezes avaliou os casos de Elias e André, que vivem sequências no meio de campo, setor normalmente mais exigido:
- Vamos ter que tirar Elias uma semana, no mínimo, logo ali na frente. Não o tiramos contra o Vitória porque no domingo há uma característica particular. Acabamos de eliminar o Cruzeiro e sabemos que tipo de jogo encontraremos e que tipo de força precisaremos ter. Já o André Santos precisa de uma semana para trabalhar, porque fez uma mini pré-temporada, foi para o campo e não saiu mais. Caiu de produção e é algo que é refletido em campo. Precisamos resolver isso. São jogadores importantes para equipe e, às vezes, até temos que expor e o torcedor não entende.
Vamos ter que tirar Elias uma semana, no mínimo, logo ali na frente. Não o tiramos contra o Vitória porque no domingo há uma característica particular"
Mano Menezes
Contra o Vitória, Mano Menezes mandou para campo a 12ª formação diferente em 13 partidas na frente do Flamengo pelo Brasileirão. Muitas vezes, as mudanças se deram por suspensão ou lesão, mas também aconteceram porque o treinador ainda vê a necessidade de adaptar sua equipe às características dos adversários.
- O ideal é repetir sempre que possível, mas em uma equipe em formação, como a nossa, é mais difícil. Quando estivermos em um estágio mais consistente, é mais fácil. Começaremos a ganhar situações que só são possíveis com repetição. Ainda é necessário se adaptar, até para se proteger.
Com 22 pontos, o Flamengo é o 12ª colocado no Brasileirão, e encara o Cruzeiro, domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 19ª rodada – a última do primeiro turno.

Nenhum comentário: