8 de set. de 2013

Oscar recebe homenagem das mãos de Larry Bird e entra para Hall da Fama

O tradicional sorriso estava no rosto de Oscar. Neste domingo, um dos mais importantes jogadores do basquete mundial – recordista de pontos, com 49.737 anotados – recebeu a maior honraria da carreira. Ele foi eternizado no Hall da Fama do basquete de Springfield, em Massachusetts, nos Estados Unidos, em uma cerimônia no grandioso Symphony Hall, no centro da cidade. E recebeu a honra das mãos de um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos: Larry Bird, ex-craque do Boston Celtics.
Oscar e Larry Bird no Hall da Fama (Foto: Nba )Oscar recebe prêmio das mãos de Larry Bird no Hall da Fama do basquete, em Springfield (Foto: NBA )
Oscar recebeu a homenagem com uma boina preta, que passou a ser companheira neste momento em que o ex-jogador luta contra um câncer. Foi o brasileiro quem escolheu Larry Bird para lhe entregar o prêmio. Durante a cerimônia, o ex-astro dos Celtics ficou sentado atrás de Oscar Schmidt. Na entrada no tapete vermelho, Bird foi o mais procurado pelos fãs, que pediam autógrafos em bolas e camisas e, principalmente, pelos fotógrafos, loucos para conseguir uma imagem dele.
Oscar Schmidt hall da fama NBA cerimônia (Foto: Gabriel Fricke)Oscar Schmidt emocionado ao lado de Larry Bird
na cerimônia dio Hall da Fama (Foto: Gabriel Fricke)
- Sempre sonhei em estar aqui. É muito fácil você gostar do Michael Jordan ou do Kobe Bryant, mas o meu cara não corre, não pula, é o melhor de todos. Este é o Larry Bird, o melhor jogador de todos os tempos. Não há nada melhor do que receber esse prêmio. Sonhei com isso a vida toda - declarou Oscar.
Ao lado da família na chegada ao evento e durante a cerimônia, o Mão Santa se mostrou completamente emocionado com a homenagem, que considera a maior da sua carreira. Quando subiu no palco ao lado de Larry Bird, ele parou por alguns instante no púlpito, suspirou, fechou os olhos, e foi aplaudido por todos os presentes.
- Quero agradecer a minha família, ao Marcel, que jogou comigo em Indianápolis, aos treinadores Boscha, Claudio Mortari, que ganhava tudo, e ao Ary Vidal. Estar aqui me lembra a vitória de 87. Batemos os americanos dentro da casa deles. É, me desculpem (risos) – disse Oscar em referência a épica final do Pan de 1987.
Oscar na cerimônia Hall da Fama Springfield (Foto: Gabriel Fricke)Symphony Hall estava lotado para a cerimônia do Hall da Fama (Foto: Gabriel Fricke)
De todos os agradecimentos, um foi em especial para sua mulher Maria Cristina. Com os olhos carregados de lágrimas, o maior pontuador da história do basquete revelou uma história de seu início de carreira.
- Vou contar uma história. Tinha 17 anos, me lesionei e fiquei um ano fora do Palmeiras. Eu ia treinar sozinho e era terrível. Um dia, virei para a Cris e disse: "Você pode ir comigo? Eu deixo você me dar a bola". Foi uma semana me dando bolas, um mês me dando bolas. Então eu disse: "Vou me casar com ela". Muito obrigado, “minha namorada” – relatou Oscar recebendo aplauso coletivo.
Oscar Schmidt hall da fama NBA cerimônia (Foto: Gabriel Fricke)Oscar Schmidt em momento descontraído (Foto: Gabriel Fricke)
Em vídeo mostrado no telão, antes de seu discurso, o cestinha ouviu de grandes astros elogios pela sua trajetória no esporte da bola laranja. Larry Bird falou que considerava Oscar o melhor e que acertava de qualquer distância. Atual ala dos Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, resumiu Oscar em uma simples frase:
- Ele era o cara – opinou Bryant, que ouviu falar do astro brasileiro desde pequeno, já que seu pai, Joe Bryant, foi adversário de Oscar na Itália.
Além de Oscar, Larry Bird e dos outros nomeados, Russ Granik, Gary Payton, Bernard King, Dawn Staley, Sylvia Hatchell, Guy Lewis, Richard Guerin, Rick Pitino, Jerry Tarkanian, e Roger Brown e E.B. Henderson (estes dois últimos in memoriam, representados por suas famílias), apareceram no local diversos treinadores e jogadores, como Dominique Wilkins, Reggie Miller, John Havlicek e John Stockton.
Oscar na cerimônia Hall da Fama Springfield (Foto: Gabriel Fricke)Reggie Miller comparece ao evento e é tietado no tapete vermelho (Foto: Gabriel Fricke)
Brasileiro ganha ingresso e vai ao evento: 'Vim por tudo que ele fez no Flamengo'
Thiago da Silva em frente ao Symphony Hall, no Hall da Fama (Foto: Gabriel Fricke)Thiago da Silva foi ao evento (Foto: Gabriel Fricke)
Todos se amontoavam perto do tapete vermelho para tentar ver Larry Bird de perto antes do evento do Hall da Fama começar. Mas quando o brasileiro Oscar Schmidt passou pelo local, foi possível ouvir um grito: "Parabéns, Oscar". Era o fã Thiago da Silva, de 32 anos, que mora em uma cidade próxima de Springfield, Massachusetts. O brasileiro estava ao lado ao amigo James Carlson, um americano casado com uma brasileira, que deu a ele seu ingresso para a cerimônia do Hall da Fama no Symphony Hall.
- Ganhei o ingresso do meu amigo, moramos aqui perto. Lembro muito do Oscar, principalmente pela passagem pelo Flamengo. Como bom flamenguista, vim por tudo que ele fez no Flamengo. Claro que também lembro dele jogando pela seleção brasileira - concluiu Thiago, que veio de Anápolis, Goiás.

Nenhum comentário: