9 de set. de 2013

Orgulhoso por Felipão, técnico não quer Portugal 'inibido' contra o Brasil

Paulo Bento, técnico de Portugal (Foto: EFE)Paulo Bento diz que portugueses são gratos a
Felipão pelo trabalho na seleção (Foto: EFE)
Paulo Bento está no comando da seleção portuguesa desde setembro de 2010. Como técnico do Sporting, viu de perto o sucesso de Luiz Felipe Scolari na equipe lusitana: vice-campeão da Eurocopa de 2004, quarto lugar na Copa do Mundo de 2006 e eliminação nas quartas de final da Eurocopa de 2008. Na terça, o português enfrentará o brasileiro pela primeira vez, no amistoso em Boston. Para Bento, a passagem do pentacampeão pelo país é motivo de orgulho.
- Quando ele estava na seleção, eu era treinador do Sporting. Mantive sempre com ele uma relação boa. Os resultados que foram alcançadas nas Eurocopas, eliminatórias, Copa... Quem alcança estes resultados, mérito tem que ter, organização tem que ter, por mais que a alguns portugueses lhe doam. A mim não doi, a mim orgulha - disse o técnico, lembrando críticas recebidas por Felipão por ser estrangeiro no comando da seleção portuguesa entre 2003 e 2008.
No amistoso em Boston, o técnico brasileiro reencontrará alguns jogadores que foram seus comandados em Portugal. Segundo Bento, Felipão será exaltado pelos jogadores lusitanos no gramado (a principal ausência é Cristiano Ronaldo, que foi cortado do amistoso por causa de uma tendinite):
- Os jogadores que estiveram com Scolari estão gratos, vão cumprimentá-lo da melhor maneira possível, de uma forma efusiva, porque ele os ajudou muito. O que eu posso dizer, estando do outro lado, competindo pela primeira vez, que como português sou grato. Com a ajuda de muita gente, ele nos levou à única final que temos na nossa história, nos levou à segunda semifinal de Copa. E ouvindo alguns "iluminados" dá a sensação que ele fez pouco pelo futebol português. Ele fez ocontrário, um excelente trabalho, o que melhor resultado obteve. Eu estou grato e acho que os portugueses devem estar gratos também - disse Bento, lembrando a derrota para Grécia na decisão da Euro de 2004, em casa, e a semifinal do Mundial de 2006.
O técnico português elogiou também os jogadores brasileiros e a atual fase da Seleção de Felipão, campeã da Copa das Confederações em junho. Apesar de destacar o talento dos rivais, Bento disse que Portugal não poderá ter medo do Brasil em Boston:
- Há qualidade individual tremenda em todos os setores. Mas isso não nos pode inibir, pelo contrário. Terá que nos motivar a ser melhores, e competir com uma grande seleção, como já competimos.
Ao analisar especialmente Neymar, que está em sua primeira temporada na Europa com o Barcelona, Bento afirmou que espera um crescimento do craque na Espanha:
- Ele já demonstrou seu grande talento e acabou de se transferir para um dos maiores clubes do mundo. Um jogador jovem, talentoso, com margem de progressão enorme. É uma característica do brasileiro

Nenhum comentário: