9 de set. de 2013

O curioso caso de Miroslav Klose: não bebe, não fuma e dorme às 20h

Se morasse no Brasil, Miroslav Klose não conseguiria sequer acompanhar as notícias no Jornal Nacional. Ao menos de acordo com o que diz o próprio centroavante da seleção alemã. Em voga por ter igualado o recorde de Gerd Müller na artilharia histórica do Nationalelf - ele pode superá-lo nesta terça-feira, contra as Ilhas Faroe, pelas eliminatórias da Copa -, “Miro” deixou a mídia esportiva do país se perguntando como um atacante com sua idade (35 anos) ainda pode atuar em alto nível e criar até mesmo certa dependência em seu futebol. A fórmula é simples, mas cada vez mais rara no planeta bola: não beber, não fumar e dormir cedo.
Klose garantiu que segue esta espécie de “cartilha” em entrevista ao jornal “De Welt”. No dia seguinte, impressionado com as declarações, o mesmo diário publicou um artigo em que citava nomes como Sócrates, Garrincha, George Best, Johan Cruyff e Paul Gasgoigne, todos afetados pelo consumo excessivo do álcool. Uma frase que se tornou clássica do norte-irlandês ganhou destaque:
- Eu gastei muito dinheiro com bebidas, mulheres e carros, o resto eu desperdicei – disse Best após o fim de sua carreira.
Klose, por sua vez, deixa claro que adota uma filosofia para lá de oposta.
- Eu sempre vivi do futebol, nunca fumei ou consumi álcool de forma exagerada. Bebo uma taça de vinho aqui ou um copo de cerveja ali. Mas muito, muito timidamente – afirmou o jogador do Lazio, da Itália.
Mosaico klose artilheiro 35 anos (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)As várias fases de Klose: passagens por Werder e Bayern antes do Lazio, gols pela seleção alemã e até  uma folga com cerveja, cena rara na carreira do segundo maior artilheiro da história da Copa do Mundo
O sono regrado também faz parte do seu cotidiano.
- Meus filhos dormem às oito, eles precisam estar de pé antes das seis da manhã porque a escola começa cedo na Itália. Eventualmente eu me acostumei a deitar na mesma hora também. Isso é bom para mim.
O SporTV transmite Ilhas Faroe x Alemanha ao vivo, às 15h45, nesta terça. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real
Após marcar contra a Áustria (veja no vídeo acima) - e assim alcançar a marca de Gerd Müller -, Klose foi o primeiro a rechaçar comparações. Os números ajudam a entender a situação: ambos estão com 68 gols com a camisa da Alemanha, mas Miro precisou fazer 67 jogos a mais (129 a 62).
- O que ele fez foi único. E já lhe disse isso pessoalmente - contou.
Cambalhotas aposentadas
Klose abriu o placar na vitória por 3 a 0, mas não repetiu a sua comemoração típica, com uma cambalhota para a frente - correu para abraçar Thomas Müller, o autor da assistência. Não chega a ser um temor para o alemão. Ele apenas quer evitar qualquer surpresa desagradável a meses de ir ao Brasil disputar a sua quarta Copa do Mundo.
- Você sabe quantos anos eu tenho. Faz tempo que eu não comemoro pulando daquele jeito. Eu não farei mais isso (risos).
Klose comemoração Alemanha contra Argentina (Foto: Reuters)Klose dá a famosa cambalhota contra a Argentina, na Copa de 2010: idade pesa agora (Foto: Reuters)
Se der a lógica nesta terça e Klose se isolar na artilharia, ele partirá para outro consequente objetivo: quebrar a marca de Ronaldo Fenômeno em Copas do Mundo. A vantagem é de um gol para o brasileiro (15 a 14), que poderá assistir ao alemão de camarote entre junho e julho do ano que vem.
Até lá, Klose já terá os seus 36 anos. Para quem viu o camaronês Roger Milla atuar com 40, a idade não chega a ser um problema. Mas também não basta se cuidar dentro de casa para que o resultado apareça. Miro treina bastante.
- É mais difícil para mim agora do que há sete anos. Eu preciso me recuperar por mais tempo. Quando jogamos com o Lazio no domingo e temos a segunda de folga, preciso fazer exercícios até o meio-dia de terça para voltar à forma. Durante as férias eu fico no máximo uma semana sem exercícios. Geralmente eu fico nervoso. Mas felizmente eu sou um daqueles que não pode reclamar da vida. Sei exatamente o que preciso fazer. Alguns até dizem: “Araças a Deus o Klose está em forma”.
Rede social?
Tão dedicado aos treinos e cuidadoso em casa, Klose parece desligado do novo mundo criado através da internet. A convivência com tantos jovens na seleção alemã, como Draxler e Götze, aflorou os costumes tão diversos.
- Eu mesmo não sei usar essas redes sociais. Não tenho conta no Twitter, no Facebook, e nem mesmo neste Instagram. Estou completamente fora de moda (risos) – afirmou o atacante, que possui um site oficial como acesso aos fãs.
Mas numa coisa Klose concorda e até aplaude: o momento quando as revelações assumem as caixas de som antes e após os treinos e jogos.
- Os garotos têm mostrado bom gosto musical. Antes dos jogos, depois dos treinos, eles conectam os seus aparelhos nas caixas de som. Gosto de ouvir especialmente Bruno Mars e Robbie Williams.
O verdadeiro 'camisa nove'
Pelo menos na música, Klose não parece tão desconectado. A relação é a mesma que se pode fazer com o perfil adotado atacante nos tempos modernos. Perguntado sobre a função do “falso 9” que ganhou notoriedade com Pep Guardiola, ele mostrou que se preocupa em fazer mais do que balançar as redes.
Klose alemanha gol áustria (Foto: Agência Reuters)Klose está perto de bater recorde de Gerd Müller
na seleção alemã (Foto: Agência Reuters)
- O atacante, para mim, não está em campo apenas para marcar gols. Você precisa também fornecer opções para o meio-campista, que vem de trás. Eu nunca fui artilheiro de fazer 30 gols por temporada. Sempre quis usar os meus companheiros de equipe. Isso é o fascinante do futebol: só funciona quando 11 jogadores formam uma cadeia. E eu sou uma das pequenas engrenagens que precisam ser integradas.
Frases como esta deixam o técnico Joachim Löw orgulhoso.
- O segredo de Miro está em sua cabeça. É o grande profissionalismo. E a absoluta vontade de continuar atuando no nível mais alto possível.
Para a imprensa especializada, alguns fatores contribuíram para que Klose chegasse em setembro de 2013 ainda sendo um jogador importante para a seleção. Poucos gostariam de ver Mario Gómez, sete anos mais novo, em seu lugar por agora.
- Ele é um tradicional artilheiro e ainda recua para ajudar o meio-campo no trabalho defensivo mais do que Mario Gómez. Mas o seu jogo nunca foi sobre correr. Está baseado em posicionamento na área e nas corridas exatas na hora certa. Também vejo o período no Bayern, em que ficou no banco de reservas muitas vezes, como algo benéfico. Ele estaria mais cansado se estivesse no Lazio há mais tempo – opinou Kit Holden, do “Tagesspiegel”.

Nenhum comentário: