3 de set. de 2013

Mesmo sem 'Fusca', Fla demonstra fraqueza no lado esquerdo da defesa

Depois da vitória sobre o Fluminense, no dia 11 de agosto, Mano Menezes justificou ainda no vestiário do Maracanã a escalação de André Santos no meio-campo, e não na lateral, ao apontar uma preocupação com o lado de esquerdo de sua defesa. Na ocasião, disse que o camisa 27 era uma BMW para atacar, mas um Fusca para defender. Os números apresentados desde então, porém, dão a entender que o treinador precisa rever sua frota para evitar gols por aquele setor. Das últimas dez vezes em que o Rubro-Negro foi vazado, sete aconteceram em jogadas organizadas ou definidas por ali.
Alterações realizadas neste período mostram que Mano Menezes tem se esforçado para evitar espaços no setor. Desde o Fla-Flu, foram disputadas sete partidas, com mudanças tanto na lateral esquerda quanto na quarta zaga. Titular da posição, João Paulo deu lugar a Samir na partida de ida contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, mas ainda assim os mineiros chegaram à vitória por 2 a 1 com gols por aquela região. Já na zaga, González foi o titular até a derrota por 1 a 0 para o Grêmio, quando perdeu a posição para Wallace.
everton ribeiro cruzeiro x flamengo (Foto: Daniel Oliveira/Foto Arena/Agência Estado)Golaço de Everton foi todo construído pela esquerda (Foto: Daniel Oliveira/Foto Arena/Agência Estado)
Diante dos gaúchos, por sinal, o chileno cometeu uma falha individual, ao tentar sair driblando e perder a bola que resultou em falta cobrada por Pará para definir o 1 a 0 no placar. Este foi um dos três gols sofridos que não tiveram influência direta do setor defensivo esquerdo em sua criação ou finalização - os outros foram o segundo marcado por Sobis no Fla-Flu e o primeiro de Pato na goleada sofrida contra o Corinthians.
Questionado sobre o problema, Felipe evitou direcionar a culpa dos gols sofridos e pediu atenção maior para a equipe em geral minimizar as fragilidades.
Desde a saída de Juan, no fim de 2010, Egídio, Rodrigo Alvim, Junior Cesar, Ronaldo Angelim, Renato Abreu, Ramon, João Paulo e Samir passaram pela lateral esquerda do Flamengo
- Isso aí você que falou, eu não percebi. Tomar gol é sempre ruim, independentemente se é de um lado ou do outro. Se isso for verdade, o Mano está vendo, o Jaime também. São erros que estão acontecendo, e para errarmos menos temos de estar concentrados. Tanto é que o primeiro gol que tomamos do Corinthians foi de um tiro de meta. O jogo estava bom, estava parelho, e você acaba tomando um gol assim e é complicado. São coisas que não podem acontecer novamente.
Desde o fim de 2010, quando Juan deixou a lateral esquerda rubro-negra após reinar por cinco anos, o setor tem sido um problema. Egídio, Rodrigo Alvim e Junior Cesar fracassaram na missão. Até o já aposentado Ronaldo Angelim e Renato Abreu, demitido recentemente, foram improvisados no setor. Antes de João Paulo, Ramon era o dono da posição, mas, após um período como titular quando chegou do Corinthians, tem alternado entradas e saídas da equipe. Preferido de Jorginho, perdeu espaço com Mano e não tem sido relacionado desde que recuperou-se de uma lesão na coxa.
Com 21 gols sofridos em 17 jogos, o Flamengo está em décimo no ranking de defesas menos vazadas no Brasileirão, empatado com o Goiás. Na tabela geral, a situação é pior: 15º, com 19 pontos. Na quarta-feira, o Rubro-Negro encara o Vitória, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 18ª rodada.
Fluminense 2 x 3 Flamengo
1 a 0 - Não chega a ser uma falha, mas jogada tem início na direita de ataque do Flu. Apesar de cercado, Igor Julião levanta a bola na área, Wallace corta mal, e Sobis abre o placar.





 
Goiás 1 x 1 Flamengo
1 a 0 - Partida evidenciou fragilidade rubro-negra no setor. Dupla Tartá e Vítor criou bastante por ali. No gol de Walter, o ex-jogador do Fluminense dribla João Paulo com muita facilidade e cruza para bonito chute do atacante.



Cruzeiro 2 x 1 Flamengo
1 a 0 - Improvisado na lateral, Samir é não impõe muita dificuldade para que Ceará faça cruzamento. Jogada acaba com gol de Willian.




2 a 0 - Mais uma vez, a jogada é acontece pelo lado esquerdo da defesa do Fla. Everton Ribeiro e Ricardo Goulart tabelam em contra-ataque pelo setor. O primeiro aparece livre na área e marca golaço.




 

Corinthians 4 x 0 Flamengo
2 a 0 - Douglas descola bom passe no vazio justamente no lado esquerdo da defesa rubro-negra. Pato faz o gol.




3 a 0 - Edenílson inicia jogada pela esquerda da defesa do Fla e faz cruzamento sem maiores problemas. Chicão afasta mal e Romarinho marca.




4 a 0 - Novamente o lado esquerdo da defesa. João Paulo faz pênalti em Emerson. Guerreiro cobra e marca.
publicidade

Nenhum comentário: