8 de set. de 2013

Mano aponta derrota como normal diante de comparação entre equipes

Um resultado normal, onde venceu o melhor time. Foi assim, de maneira objetiva, que Mano Menezes analisou a derrota por 1 a 0 do Flamengo para o Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão(veja o vídeo ao lado), pela 19ª rodada do Brasileirão. Ressaltando a melhor qualidade técnica e coletiva do adversário, o treinador preferiu apontar méritos ao líder do campeonato do que imputar a responsabilidade do placar sobre seus jogadores.
De acordo com o comandante rubro-negro, a equipe até deu a resposta esperada diante do que foi planejado taticamente e soube se portar diante da pressão exercida pelos cruzeirenses no primeiro tempo. Quando teve que buscar o resultado, após o gol de Ricard Goulart, aos oito do segundo tempo, porém, o Flamengo não demonstrou força e foi presa fácil.
- O Cruzeiro é melhor que o Flamengo hoje. Então, a dificuldade que tivemos foi em função disso. Os jogadores se doaram ao máximo, fizeram o que pedi taticamente. Acho que não começamos bem, não conseguimos trocar três passes, e quando isso acontece, você vai sofrer mais. Por isso, sofremos nos primeiros 15, 20 minutos. Depois, encaixamos bem, tivemos espaços para contra-atacar, mas existe uma diferença entre as equipes. Quando sofremos o gol, propus uma alteração tática para sermos mais ousados, mas a bola não chegou com a qualidade que precisa. O adversário não deixou e não tivemos competência. Temos que evoluir muito. O resultado é normal, o que não foi normal foi domingo passado. Lutamos com limitações e buscamos o gol até os últimos minutos com muitas dificuldades.
Mano Menezes jogo Flamengo contra o Cruzeiro (Foto: Paulo Fonseca / Ag. Estado)Mano Menezes destacou a superioridade do Cruzeiro (Foto: Paulo Fonseca / Ag. Estado)
Questionado sobre falhas individuais e mais um gol com origem no lado esquerdo da defesa, Mano Menezes evitou apontar culpados para o resultado, mas admitiu um rendimento coletivo abaixo do esperado. Satisfeito com o retorno tático do elenco, o treinador demonstrou preocupação em aprimorar a parte técnica.
- Já tomamos gol pela lateral esquerda com Samir, João Paulo e hoje com o André Santos. Não acho que o André tenha feito um grande jogo, longe disso, mas tenho que fazer escolhas e caminhar na direção para que sejam duradouras. Não posso ir e voltar a todo momento para tirar a tranquilidade. Me parece que tecnicamente não estamos bem. Vimos jogadores com capacidade técnica errar passes que chegam a ser surpreendentes. São de alta qualidade técnica e em momentos de relativa simplicidade estão escapando. Minha preocupação no momento é exigir qualidade, melhorar tecnicamente. Não estamos encontrando problemas táticos absurdos. Hoje, encaixamos contra um adversário de muita qualidade. A cada derrota escolher um culpado não vai solucionar o problema.
Por fim, o treinador voltou a condicionar o resultado ao poder de fogo do Cruzeiro, campeão simbólico do primeiro turno.
- Na maior parte do jogo, não deixamos o Cruzeiro chegar pelos lados. O Gabriel se doou com o André pela esquerda, posicionei o Luiz Antonio por ali, que é onde tem a movimentação do Everton (Ribeiro), mas às vezes escapa uma jogada. Faz parte do jogo, não se neutraliza um adversário como o Cruzeiro por 90 minutos.
Com 22 pontos, o Flamengo é o 15º colocado no Brasileirão, com a mesma pontuação do Atlético-MG, que vem logo abaixo, mas tem um jogo a menos. Na próxima quinta-feira, o Rubro-Negro recebe o Santos, às 21h (de Brasília), no Maracanã, pela 20ª rodada da competição.

Nenhum comentário: