10 de set. de 2013

Fidelidade, acidente e 'quase título': os anos de Felipe Massa na Ferrari

Massa Interlagos 2008 2 (Foto: AFP)Vitória e perda do título em Interlagos em 2008. Dia
marcante na carreira do brasileiro (Foto: AFP)
No dia 24 de novembro deste ano, diante da torcida brasileira, em Interlagos, Felipe Massa fará sua despedida da Ferrari. Será o último ato de uma longa história. De capítulos vitoriosos, derrotas doídas, momentos de apreensão e, acima de tudo, fidelidade e emoção à flor da pele. Nesta terça-feira, o próprio piloto anunciou que não estará na equipe em 2014. Com o time de Maranello, o sonhado título passou perto. Naquele épico GP do Brasil de 2008, ao cruzar a linha de chegada em primeiro, Massa foi campeão por alguns segundos. Mas quis o destino – e a chuva – que Lewis Hamilton lhe tomasse a taça ao passar Timo Glock na última curva para alcançar o quinto lugar que lhe bastava. A taça não veio, mas nem por isso Massa deixou de colocar seu nome na história da mais tradicional escuderia da categoria.
Nesse período, teve o privilégio de vestir o macacão da Ferrari 132 vezes, menos apenas que o heptacampeão Michael Schumacher, 180. É o quarto com mais vitórias pela equipe, ao lado de Alonso (11), superado apenas por Schumi, Niki Lauda e Alberto Ascari.  Terceiro com mais poles (15) e quarto com mais pódios (36). Até o fim do ano, Massa terá mais sete GPs a disputar pela Ferrari, o próximo no dia 22 de setembro, em Cingapura. Enquanto isso, segue à procura de um novo lar. Lotus e Sauber são opções. Quem sabe uma nova casa refresque os ares do piloto, que ainda almeja o sonho de ser campeão mundial de Fórmula 1.
CorridasVitóriasPole positionsPódios
1º M. Schumacher - 1801º M. Schumacher - 721º M. Schumacher - 581º M. Schumacher - 116
2º Felipe Massa - 1322º Niki Lauda - 572º Niki Lauda - 232º R. Barrichello - 55
3º R. Barrichello - 1023º Alberto Ascari - 273º Felipe Massa - 153º Fernando Alonso - 40
4º Gerhard Berger - 964º Felipe Massa e
Fernando Alonso - 11
4º Alberto Ascari - 134º Felipe Massa - 36
5º Michele Alboreto - 806º Kimi Raikkonen e
R. Barrichello - 9
5º Jacky Ickx e
R. Barrichello - 11
5º Niki Lauda - 32
8º Fernando Alonso - 708º Gilles Villeneuve e
Jacky Ickx - 6
7º Gerhard Berger - 76º Kimi Raikkonen - 26
massa Schumacher brasil 2002 sauber formula 1 (Foto: Getty Images)Na Sauber, Massa era ligado à Ferrari  (Foto: Getty)
2001 a 2005: Os primeiros capítulos
A história de Massa com o time de Maranello vem de antes de 2006, ano em que virou titular. Tudo começou em 2001, quando o piloto tinha apenas 20 anos. Os bons resultados na base e a conquista do título da F-3000 Europeia (uma das divisões de acesso da F-1 na época) chamaram a atenção da Ferrari, que adquiriu seu passe e o alocou na Sauber na temporada seguinte. Ainda em 2001, teve seu primeiro contato com um carro da categoria, em testes com o time suíço. No ano seguinte, cumpriu uma temporada de aprendizado, mas não caiu nas graças de Peter Sauber, tendo que passar o ano de 2003 atuando apenas como piloto de testes da Ferrari. Mais maduro, foi emprestado novamente a Sauber em 2004 e 2005 e adquiriu experiência. Em 2006, enfim teve a chance de ingressar na escuderia do cavalinho rampante como titular, no lugar do amigo Rubens Barrichello. Seu companheiro? Nada mais nada menos que o heptacampeão Schumacher.
michael schumacher  felipe massa ferrari 2006 (Foto: Agência Getty Images)Massa e Schumi em 2006 (Foto: Getty Images)
2006: Aprendizado com Schumacher
Com o alemão projetando a aposentadoria para o fim daquela temporada, Massa tinha um ano para aproveitar a oportunidade de guiar ao lado do maior campeão da F-1. O relacionamento entre os dois foi muito bom desde as primeiras corridas. Em diversas ocasiões, o veterano declarou que considerava o brasileiro como seu “irmão mais novo”. Foi um ano de muito aprendizado e sabores especiais: subiu pela primeira vez ao pódio (GP da Europa), venceu a primeira na categoria (GP da Turquia) e ainda encerrou a temporada com uma vitória em Interlagos. Com direito a um macacão verde e amarelo - rara concessão da Ferrari -, emocionou a torcida ao quebrar um jejum de 13 anos desde o último triunfo brasileiro em casa, com Ayrton Senna em 1993.
Números em 2006:
18 GPs / 2 vitórias / 3 poles / 7 pódios / 2 melhores voltas
3º lugar com 80 pontos (campeão: Fernando Alonso/Renault - 134 pontos)
Massa Interlagos 2006 GP do Brasil (Foto: AFP)De macacão verde e amarelo, piloto comemora primeira vitória no Brasil (Foto: AFP)
2007: Título do companheiro Raikkonen
Com a primeira aposentadoria de Schumi no fim de 2006, Massa recebeu Kimi Raikkonen como novo parceiro de equipe. Com igualdade de condições, os dois passaram o ano muito próximos na classificação, logo atrás da dupla da McLaren: Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Durante aquele ano, um escândalo de espionagem tumultuou o time inglês. Beneficiado com vacilos de Hamilton e os problemas internos de Alonso com a equipe, Raikkonen protagonizou uma arrancada surpreendente e conseguiu uma improvável virada para assegurar a taça, com direito a uma ajudinha de Massa, que cedeu a vitória na última etapa. Naquele ano, o paulista venceu três vezes (Bahrein, Espanha e, novamente, Turquia) e terminou em quarto.
Números em 2007:
17 GPs / 3 vitórias / 6 poles / 10 pódios / 6 melhores voltas
4º lugar com 94 pontos (campeão: Kimi Raikkonen/Ferrari - 110 pontos)
Felipe Massa, Jean Todt, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso no pódio do GP do Brasil, que marcou o título do finlandês (Foto: Getty Images)Massa, Todt, Kimi e Alonso no pódio do GP do Brasil, que marcou o título do finlandês (Foto: Getty Images)
2008: Campeão por alguns segundos
Em 2008 foi a vez de Massa brilhar. O ano começou difícil, com dois abandonos. Mas o brasileiro reagiu e fez sua melhor temporada na Fórmula 1. Superou Kimi com facilidade e disputou o título ponto a ponto com Hamilton. Venceu seis corridas no ano, mais que o inglês. A última delas, novamente diante da torcida brasileira em Interlagos, dessa vez, teve um sabor agridoce. Em uma das decisões de campeonato mais emocionantes da história da categoria, Massa cruzou a linha de chegada como campeão, mas perdeu o título quando Hamilton superou Timo Glock na última curva da corrida. Em poucos segundos, a arquibancada, lotada, foi da euforia à incredulidade. Uma derrota doída, que Massa absorveu batendo no peito e agredecendo o apoio da torcida no alto do pódio. Esta é também a última vitória do brasileiro até o momento.
Números em 2008:
18 GPs / 6 vitórias / 6 poles / 10 pódios / 3 melhores voltas
Vice-campeão com 97 pontos (campeão: Lewis Hamilton/McLaren - 98 pontos)
Felipe Massa no alto do pódio do GP do Brasil, enquanto Lewis Hamilton comemora título (Foto: AFP)Felipe Massa no alto do pódio do GP do Brasil, enquanto Lewis Hamilton comemora título (Foto: AFP)
2009: Grave acidente, longa recuperação
FRAME - Felipe massa acidente gp da hungria (Foto: Agência EFE)Felipe  Massa após acidente (Foto: EFE)
Apesar da dolorosa derrota por apenas um ponto, o ótimo desempenho na temporada gerou grande expectativa para 2009. Porém, uma revolução no regulamento técnico da Fórmula 1 fez os carros mudarem drasticamente de um ano para o outro, o que bagunçou a hierarquia das equipes. Dentre as principais alterações, estavam: novidades aerodinâmicas, volta dos pneus slick e introdução do Kers (sistema de recuperação de energia cinética). Por terem lutado ponto a ponto até o fim de 2008, Ferrari e McLaren acabaram sacrificando o projeto do ano seguinte. Com isso, não foram capazes de concorrer com a surpreendente Brawn GP e a ascendente RBR. Felipe também mostrou dificuldades de adaptação, principalmente aos tipos de pneus.  Mesmo assim, superava com facilidade um apagado Kimi Raikkonen. Mas eis que no treino classificatório para o GP da Hungria, no dia 25 de julho, um gravíssimo acidente quase lhe tirou a vida. Ele foi atingido em cheio no capacete por uma mola que se desprendeu do carro, justamente, de Rubens Barrichello, seu grande amigo fora das pistas. Desacordado, passou reto e ainda bateu a 280 km/h de frente no guard rail. Com fratura na testa e concussão cerebral, ficou onze dias internado e precisou passar por duas cirurgias: uma para a retirada de fragmentos ósseos e a outra, plástica. A recuperação teria que ser longa. Massa estava fora do restante da temporada.
Números em 2009:
9 GPs (acidente) / 0 vitórias / 0 poles / 1 pódio / 1 melhor volta
11º lugar com 22 pontos (campeão: Jenson Button/BrawnGP - 95 pontos)
Felipe Massa Fernando Alonso pódio GP Alemanha Fórmula 1 2010 (Foto: Agência Getty)Massa e Alonso no pódio da Alemanha (Foto: Getty)
2010: Duro golpe na Alemanha
Quando voltou às pistas em 2010, seu companheiro de equipe já não era mais Raikkonen. Há tempos de olho em Alonso e confiando na recuperação total do brasileiro, a Ferrari preferiu dispensar os serviços do finlandês, que ironicamente voltará em seu lugar no próximo ano. Logo de cara, Massa mostrou sinais de que estava recuperado ao subir duas vezes ao pódio. Mas no outro cockpit vermelho, o implacável espanhol roubava a cena. Com talento e personalidade forte, trazia a cada dia a equipe para si. No GP da Alemanha, Massa sofreu outro forte golpe, dessa vez psicológico. Era dia 25 de julho. Fazia exatamente um ano de sua grave batida em Hungaroring. Após uma bela largada na qual superou Vettel e Alonso, caminhava para uma vitória com sabor de superação. Porém, a história de cinema não comoveu a Ferrari, que ordenou a troca de posições para favorecer o espanhol, que ainda alimentava chances de lutar pela taça. Pelo rádio, seu engenheiro Rob Smedley disse: “Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu a mensagem?”. Mesmo incomodado, Felipe obedeceu. Reduziu e cedeu a liderança da corrida a Alonso. Em seguida, o engenheiro voltou a falar: “Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe”, deixando na cara o jogo de equipe. Naquele momento, Massa viu que seu espaço no time havia sido reduzido. No papel de escudeiro até o fim do ano, ainda conseguiu mais dois pódios, completando cinco na temporada. Entretanto, a desejada vitória, que teria vindo em Hockenheim, acabou não acontecendo.
Números em 2010:
19 GPs / 0 vitórias / 0 poles / 5 pódios / 0 melhores voltas
6º lugar com 114 pontos (campeão: Sebastian Vettel/RBR - 256 pontos)
2011: Jejum de vitórias e de pódios
Em 2011, a Ferrari passou longe da RBR. A escuderia austríaca dominou o ano com Sebastian Vettel, que faturou seu segundo título consecutivo. Distante também ficou um apagado Massa de seu parceiro Alonso no campeonato. Sem nenhum pódio no ano, foi o sexto colocado com 199 pontos, enquanto o espanhol chegou a vencer um GP, na Inglaterra, e fechou o ano em quarto, com 257.
Números em 2011:
19 GPs / 0 vitórias / 0 poles / 0 pódios / 2 melhores voltas
6º lugar com 11 8 pontos (campeão: Sebastian Vettel/RBR - 392 pontos)
Felipe Massa no GP da Índia de 2011 (Foto: Getty Images)Felipe Massa durante o GP da Índia de 2011. Temporada apagada (Foto: Getty Images)
2012: Começo difícil e reação
A falta de resultados expressivos continuou no início de 2012. Passou em branco nas três primeiras provas e, após oito etapas, tinha apenas 11 pontos, contra 111 do parceiro, que tirava “água de pedra” para dominar o carro da Ferrari e liderava o campeonato. Durante o ano, o brasileiro admitiu a má fase e revelou, inclusive, ter procurado ajuda psicológica. Preocupada com a pouca contribuição para o Mundial de Construtores - que rende cifras milionárias às equipes - a Ferrari deu um ultimato: “precisamos de dois pilotos muito competitivos”, alertou o presidente Luca di Montezemolo. E a reação veio. Emendando uma sequência de boas atuações, finalmente voltou ao pódio, no Japão. A virada deu resultado e o brasileiro teve seu contrato renovado por mais um ano. Até o fim de 2012 ainda teve tempo de apresentar ritmo melhor que Alonso em algumas ocasiões, cedendo posições para o espanhol, que lutava pelo título. Fechou o ano em alta, emocionando-se em mais um pódio no Brasil.
Números em 2012:
20 GPs / 0 vitórias / 0 poles / 2 pódios / 0 melhores voltas
7º lugar com 122 pontos (campeão: Sebastian Vettel/RBR - 281 pontos)
Felipe Massa no pódio do GP do Brasil, em Interlagos (Foto: Getty Images)Massa se emociou ao subir ao pódio no GP do Brasil, última etapa do ano (Foto: Getty Images)
2013: Da esperança à despedida da Ferrari
Animado com a boa fase, Massa projetou voltar a brigar por vitórias em 2013. Era um ano decisivo. Seu contrato era válido até o fim da temporada. Praticamente sua última chance no time. O começo foi positivo. Corridas consistentes e o primeiro pódio na quinta etapa, na Espanha. Daí em diante, o brasileiro entrou em um fase complicada. Colecionou duas batidas em Mônaco e mais uma no treino em Montreal. Em Silverstone foi vítima do “festival” de pneus furados, enquanto em Hockenheim abandonou ao rodar nas primeiras voltas. Com atuações discretas do piloto na Hungria e na Bélgica, a Ferrari preferiu então apostar em um novo nome para ano que vem. Em 2014, Massa não vestirá vermelho.
Números em 2013:
12 GPs / 0 vitórias / 0 poles / 1 pódio / 0 melhores voltas
7º lugar com 79 pontos (líder: Sebastian Vettel/RBR - 222 pontos)
Felipe Massa postou foto de uma vitória no Brasil ao dar notícia de saída da Ferrari através de suas redes sociais (Foto: Reprodução)Massa postou a foto de sua primeira vitória no Brasil para dar notícia de saída da Ferrari (Foto: Reprodução)

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